rogamo Publicado Setembro 11, 2009 Publicado Setembro 11, 2009 (editado) Olá a todos Tenho uns troncos bem bonitos em cortiça, neste caso as cascas que formavam o tronco. Pretendo colocar lá o "Musgo de Java", será que a cortiça polui a água? Obrigado pela ajuda Rogamo Depois de muito navegar pela net, cheguei à conclusão que a cortiça não apodrece nem polui a água. Aqui fica a informação para quem precisar. cumprimentos rogamo Editado Setembro 12, 2009 por rogamo Citar
nuno.ripper Publicado: Setembro 11, 2009 Publicado: Setembro 11, 2009 Olá a todos Tenho uns troncos bem bonitos em cortiça, neste caso as cascas que formavam o tronco. Pretendo colocar lá o "Musgo de Java", será que a cortiça polui a água? Obrigado pela ajuda Rogamo oi, relativamente ao poluir a agua, nao te sei ajudar, a minha duvida esta em conseguires afundar a cortica.... Citar
rogamo Publicado: Setembro 11, 2009 Autor Publicado: Setembro 11, 2009 oi, relativamente ao poluir a agua, nao te sei ajudar, a minha duvida esta em conseguires afundar a cortica.... Obrigado por responderes. O tronco é oco, assim pode levar pedras dentro. cumprimentos rogamo Citar
rogamo Publicado: Setembro 12, 2009 Autor Publicado: Setembro 12, 2009 Olá a todos Tenho uns troncos bem bonitos em cortiça, neste caso as cascas que formavam o tronco. Pretendo colocar lá o "Musgo de Java", será que a cortiça polui a água? Obrigado pela ajuda Rogamo Olá a todos. Depois de muito navegar pela net, cheguei à conclusão que a cortiça não apodrece nem polui a água. Aqui fica a informação rogamo Citar
mjm Publicado: Setembro 12, 2009 Publicado: Setembro 12, 2009 Não apodrece nem polui a água e é muito fácil agarrar o musgo. Mas ao princípio tinge muito a água, nada que não se resolva com uns tempos de molho e mudanças de água. Se ferveres sai mais depressa mas eu não gosto de ferver muito a cortiça, como é uma 'gordura' penso que as temperaturas muito elevadas podem alterar um bocado a estrutura e enfraquecer o material, e portanto também a resistência ao apodrecimento. Cumps, João Citar
rogamo Publicado: Setembro 13, 2009 Autor Publicado: Setembro 13, 2009 Não apodrece nem polui a água e é muito fácil agarrar o musgo. Mas ao princípio tinge muito a água, nada que não se resolva com uns tempos de molho e mudanças de água. Se ferveres sai mais depressa mas eu não gosto de ferver muito a cortiça, como é uma 'gordura' penso que as temperaturas muito elevadas podem alterar um bocado a estrutura e enfraquecer o material, e portanto também a resistência ao apodrecimento. Cumps, João Olá MJM Já tinha chegado a essa conclusão, mas obrigado na mesma pela dica. Fiz o seguinte: Lavei bem os troncos ( A casca de cortiça em forma de tronco), com o chuveiro da banheira a alta pressão. Depois de bem lavados, puz uma panela com água a ferver e passei a cortiça por lá. Bastam alguns segundos para matar os micróbios, no caso de haver alguns . Depois, puz umas pedras dentro para se afundarem e cobri os troncos de musgo "cristmas". A água não ficou turva e os peixes adoraram. Agora é só ir controlando o PH da água. cumprimentos rogamo Citar
Recommended Posts