SIXO Publicado Setembro 11, 2009 Publicado Setembro 11, 2009 Boas depois de não ter conseguido manter o Ph do aquario ao nivel do Ph da agua da rede dicidi montar um pequeno laboratorio em casa pra fazer alguns testes e tirar algumas conclusões. Material / Equipamento utilizado -Dois globos de 4L -Medidor digital de PH -Produto anti cloro -Pedras tiradas do meu aquario (Não as consigo identificar) Procidimento Enchi os dois globos com agua da rede, e fui tirando mediçoes (separadas pelo espaço de 5 min) a medida que adicionava o anti cloro e as pedras, utilizei dois glos pra saber se os dados são iguais nos dois. (Resultados em breve) Aceito sugestões de mais produts ou objectos que queirão saber a reacção com o ph da agua. Citar
lgass Publicado: Setembro 11, 2009 Publicado: Setembro 11, 2009 Boas depois de não ter conseguido manter o Ph do aquario ao nivel do Ph da agua da rede dicidi montar um pequeno laboratorio em casa pra fazer alguns testes e tirar algumas conclusões. Material / Equipamento utilizado -Dois globos de 4L -Medidor digital de PH -Produto anti cloro -Pedras tiradas do meu aquario (Não as consigo identificar) Procidimento Enchi os dois globos com agua da rede, e fui tirando mediçoes (separadas pelo espaço de 5 min) a medida que adicionava o anti cloro e as pedras, utilizei dois glos pra saber se os dados são iguais nos dois. (Resultados em breve) Aceito sugestões de mais produts ou objectos que queirão saber a reacção com o ph da agua. tens que ser mais paciente que isso tiras a agua da rede para os dois recipientes vazios... passado umas horas medes o ph e escreves. depois adicionas um tipo de pedras num e outro tipo de pedras noutro... esperas pelo menos 24 horas e medes... depois outras 24 e voltas a medir... Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa Vejam aqui o meu aqua!
nmartinez Publicado: Setembro 11, 2009 Publicado: Setembro 11, 2009 Tens que ter atenção às medições. Como te disseram, o pH não se altera em 5 min... Faz medições de 24h ou 48h no mínimo Citar Nuno MartinezX-100 White Desert Rock'so meu Feedback
SIXO Publicado: Setembro 11, 2009 Autor Publicado: Setembro 11, 2009 Tens que ter atenção às medições.Como te disseram, o pH não se altera em 5 min... Faz medições de 24h ou 48h no mínimo O problema é que o medidor digital de ph é emprestado a tarde tenho que o entregar outra vez, ja tou a fazer algumas mediçoes mas ainda pouco conclusivas as variaçoes nunca são superiores a 0.5. Hoje vou fazer um bocado a presa, mais tarde fasso uma coisa com tempo (posso trazer e levar todos os dias o medidor de ph) Citar
lgass Publicado: Setembro 11, 2009 Publicado: Setembro 11, 2009 O problema é que o medidor digital de ph é emprestado a tarde tenho que o entregar outra vez, ja tou a fazer algumas mediçoes mas ainda pouco conclusivas as variaçoes nunca são superiores a 0.5. Hoje vou fazer um bocado a presa, mais tarde fasso uma coisa com tempo (posso trazer e levar todos os dias o medidor de ph) entao nao te canses em medir agora mede amanha Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa Vejam aqui o meu aqua!
SIXO Publicado: Setembro 11, 2009 Autor Publicado: Setembro 11, 2009 tou a fazer mediçoes de 5 em 5 minutos, mas fasso sempre pelo menos 3 mediçoes se não ouver alteraçoes avanço pra proxima mistura, se ouver fasso novas mediçoes ate o ph estabelizar 3 mediçoes iguais (ex 6.4) Citar
lgass Publicado: Setembro 11, 2009 Publicado: Setembro 11, 2009 tou a fazer mediçoes de 5 em 5 minutos, mas fasso sempre pelo menos 3 mediçoes se não ouver alteraçoes avanço pra proxima mistura, se ouver fasso novas mediçoes ate o ph estabelizar 3 mediçoes iguais (ex 6.4) repito uma vez mais, nd disso pode ser tido como conclusivo devido ao intervalo temporal ... eu fiz exactamente a mesma experiencia mas com paciencia. lol Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa Vejam aqui o meu aqua!
SIXO Publicado: Setembro 11, 2009 Autor Publicado: Setembro 11, 2009 como sou novo nisto vou seguir o conselho, mas queria saber o que q faz subir o ph do meu aquario de 6.8 (agua da rede) para 7.3 Citar
Hugo R. Silva Publicado: Setembro 11, 2009 Publicado: Setembro 11, 2009 como mediste o pH da tua água corrente? Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
SIXO Publicado: Setembro 11, 2009 Autor Publicado: Setembro 11, 2009 como mediste o pH da tua água corrente? Tirei agua da torneira pro globo esperei ums 20 min pra deixar asentar e fiz 3 mediçoes de 5 em 5 minutos, tava estavel em 6.8 Citar
Hugo R. Silva Publicado: Setembro 11, 2009 Publicado: Setembro 11, 2009 e ao fim de 24h? Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
SIXO Publicado: Setembro 11, 2009 Autor Publicado: Setembro 11, 2009 e ao fim de 24h? isso não testei, so comecei as 10.30 os testes Citar
SIXO Publicado: Setembro 11, 2009 Autor Publicado: Setembro 11, 2009 ja a agora o fundo do aquario é em areia preta não sei como se chama, tera alguma coia a ver com a subida do ph? essa areia foi me dada pelo antigo dono do aquario tem alguns caracois (não são bem caracois é mais tipo buzios em ponto pequeno) Citar
Hugo R. Silva Publicado: Setembro 11, 2009 Publicado: Setembro 11, 2009 Então mas convem testares com intervalos de tempo maiores, isso 5m não é nada. Estou a falar mesmo testar a água da canalização. Já nem falo no resto. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
SIXO Publicado: Setembro 11, 2009 Autor Publicado: Setembro 11, 2009 Então mas convem testares com intervalos de tempo maiores, isso 5m não é nada. Estou a falar mesmo testar a água da canalização. Já nem falo no resto. O problema é o tempo, como ja disse queria saber qual é o elemento q ta a fazer subir o ph do meu aquario Citar
Hugo R. Silva Publicado: Setembro 11, 2009 Publicado: Setembro 11, 2009 Por isso é que te perguntei por testes à água da companhia, pq podes não ter nada no aquário a fazer subir o teu pH. Pode acontecer a água mal sai da torneira ter um pH e depois de estar em repouso algum tempo ter outro pH. As companhias podem (utilizam) condicionadores e tratamentos que colocam o pH num determinado valor e depois este condicionador desaparecer, tipo cloro. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Tânia Filipa Publicado: Setembro 11, 2009 Publicado: Setembro 11, 2009 Boas. Tens que ir com CALMA. Primeiro não interessa se o medidor é emprestado, pois não te resolve nada a situação da pressa e por isso fazeres testes de 5 em 5 minutos. Depois devias fazer o teste da água da torneira sem a areia para veres e teres a certeza que tipo de ph tens em casa, depois, então se quiseres juntas a areia para veres se ela altera o ph, mas isto tens que esperar pelo menos as tais 24 horas. Quanto ao verdadeiro aquário que ph tens nele qual é o stup, não te podemos ajudar se não entras em promenores... boa sorte Citar
SIXO Publicado: Setembro 11, 2009 Autor Publicado: Setembro 11, 2009 (editado) Ora bem vou por o setup do meu aquario Montado no dia 8/09/2009 Tpa de 20l 10/09/2009 140l brutos Medidas: 100x40x30 iluminação: 30w lampada florescente filtro: aquael 450l/ ligado 24h lança pouquinhas bolhas de ar de 3 em 3 segundos Termostato: regulado para 26º Decoração: Areia preta no fundo (aproveitada do aquario do antigo dono) 3 plantas artificiais Varias pedras que retirei hoje de manha Habitantes: um casal de betas (lutador siames) dois escalares (peixe anjo) e pequenos caracois na areia testes feitos pelos sticks da aquavital hoje ao meio dia No3- 0 No2- ok Gh- <6 Kh- 3º Ph- 6,4 (este valor é muito duvidosso) Ph do med digital 7,3 Quero acondicionar o aquario para receber especies do norte da america do sul () sei q os betas não são de la mas prontos forão os primeiros habitantes depois logo vejo o que fasso com eles) Esquecime de alguma coisa... Editado Setembro 11, 2009 por SIXO Citar
lgass Publicado: Setembro 11, 2009 Publicado: Setembro 11, 2009 (editado) Ora bem vou por o setup do meu aquario Montado no dia 8/09/2009 Tpa de 20l 10/09/2009 140l brutos Medidas: 100x40x30 iluminação: 30w lampada florescente filtro: aquael 450l/ ligado 24h lança pouquinhas bolhas de ar de 3 em 3 segundos Termostato: regulado para 26º Decoração: Areia preta no fundo (aproveitada do aquario do antigo dono) 3 plantas artificiais Varias pedras que retirei hoje de manha Habitantes: um casal de betas (lutador siames) dois escalares (peixe anjo) e pequenos caracois na areia testes feitos pelos sticks da aquavital hoje ao meio dia No3- 0 No2- ok Gh- <6 Kh- 3º Ph- 6,4 (este valor é muito duvidosso) Ph do med digital 7,3 Quero acondicionar o aquario para receber especies do norte da america do sul () sei q os betas não são de la mas prontos forão os primeiros habitantes depois logo vejo o que fasso com eles) Esquecime de alguma coisa... tens aqui alguns problemas... o medidor digital ta com as pilhas a 100%? nao esta avariado? eu uso um digital e as vezes ele demora mais de um minuto a estabilizar num valor... fazes isso com o teu? casal de bettas ai é mau... deveras arranjar pelo menos mais uma femea... e muitos esconderijos... como o aquario é grande acredito que n de problemas, mas ha gente que dira o contrario... se nao tiveres esconderijos, ate aqueles cotovelos de canalizaçao (MUITO BEM LAVADOS) servem... a iluminaçao é pouca para tanto litro... tens que, pelo menos, chegar aos 70 watts para cumprires o minimo e aí poderias arranjar umas plantas verdadeiras, para ajudarem no ecosistema, nem que seja a dar esconderijos e a absorver nitratos... se o ph tiver mm a 7.3, tanto os bettas como os escalares poderao sentir algum desconforto... ve se o areao tmb nao podera subir o ph... faz cm com as pedras... mete agua da torneira (DEPOIS DE SABERES O VALOR REAL) e mete o areao e ve se sobe... caso metas muitos mais habitantes (especialmente tipo escalares) poderas ter que aumentar essa filtragem... o meu aqua tem 54L brutos e o meu filtro faz 300L/hora... se tiveres pressa para fazer mediçoes, usa agua de garrafao... tem um ph mais baixo e nao altera tanto com o tempo... (na minha experiencia)... contudo, para tirares conclusoes, tens que esperar as 24 horas na mesma fizeste ciclagem do aquario? Editado Setembro 11, 2009 por lgass Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa Vejam aqui o meu aqua!
SIXO Publicado: Setembro 11, 2009 Autor Publicado: Setembro 11, 2009 (editado) tens aqui alguns problemas... o medidor digital ta com as pilhas a 100%? nao esta avariado? eu uso um digital e as vezes ele demora mais de um minuto a estabilizar num valor... fazes isso com o teu? casal de bettas ai é mau... deveras arranjar pelo menos mais uma femea... e muitos esconderijos... como o aquario é grande acredito que n de problemas, mas ha gente que dira o contrario... se nao tiveres esconderijos, ate aqueles cotovelos de canalizaçao (MUITO BEM LAVADOS) servem... a iluminaçao é pouca para tanto litro... tens que, pelo menos, chegar aos 70 watts para cumprires o minimo e aí poderias arranjar umas plantas verdadeiras, para ajudarem no ecosistema, nem que seja a dar esconderijos e a absorver nitratos... se o ph tiver mm a 7.3, tanto os bettas como os escalares poderao sentir algum desconforto... ve se o areao tmb nao podera subir o ph... faz cm com as pedras... mete agua da torneira (DEPOIS DE SABERES O VALOR REAL) e mete o areao e ve se sobe... caso metas muitos mais habitantes (especialmente tipo escalares) poderas ter que aumentar essa filtragem... o meu aqua tem 54L brutos e o meu filtro faz 300L/hora... se tiveres pressa para fazer mediçoes, usa agua de garrafao... tem um ph mais baixo e nao altera tanto com o tempo... (na minha experiencia)... contudo, para tirares conclusoes, tens que esperar as 24 horas na mesma fizeste ciclagem do aquario? A ciclaguem tou a fazela por isso so tenho 4 peixes, como o areão é usado e o filtro tambem axo que isso acelarou o processo, o medidor ta a 100% e bateria e realmente demora a estabelizar. OBRIGADO pela ajuda desde ja Editado Setembro 11, 2009 por SIXO Citar
Hugo R. Silva Publicado: Setembro 11, 2009 Publicado: Setembro 11, 2009 O areão não esteve seco? o filtro esteve sempre a funcionar? Se as respostas forem positivas já tens o ciclo feito.... Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
SIXO Publicado: Setembro 11, 2009 Autor Publicado: Setembro 11, 2009 O areão não esteve seco? o filtro esteve sempre a funcionar? Se as respostas forem positivas já tens o ciclo feito.... O areão teve sempre humido teve um dia dentro de uma saca plastica com agua antes de meter no aquario, o filtro teve parado pelo menos dois dias Citar
lgass Publicado: Setembro 11, 2009 Publicado: Setembro 11, 2009 O areão teve sempre humido teve um dia dentro de uma saca plastica com agua antes de meter no aquario, o filtro teve parado pelo menos dois dias as bacterias nao duram muito mais que uma hora paradas Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa Vejam aqui o meu aqua!
nmartinez Publicado: Setembro 11, 2009 Publicado: Setembro 11, 2009 Já estamos um bocado a falar de outro tema que não o do tópico, mas quero apenas dar uma contribuição. Para mim, e isto é para mim, o ciclo não tá feito. O areão não esteve totalmente com água e o filtro parado 2 dias parece-me excessivo. Faz TPA's com bastante regularidade (tipo 2 em 2 dias) pelo menos durante 1 semana ou 2... isto para tentar diminuir a amónia na água. Em relação ao pH, isso tem que estabilizar. Queres ter testes muito rápido. O pH pode variar sobre determinadas situações, como já foi dito aqui. A minha opinião é de que deves medir novamente o pH daqui a 1 semana e verificar o estado. Não sou ninguém para dar opinião sobre isto, até porque não faço testes nenhuns aos meus aquas... banana rock A opinião que tenho é que se não houver mudanças bruscas os peixes aguentam. Tive viviparos com pH de 6 Citar Nuno MartinezX-100 White Desert Rock'so meu Feedback
SIXO Publicado: Setembro 14, 2009 Autor Publicado: Setembro 14, 2009 Em 6 horas a agua da torneira pssou de um PH 6.8 para 7.6... ou seja o meu aqua ta a a 7.4 com essa agua ate me posso dar por satisfeito.... Citar
Recommended Posts