lgass Publicado Setembro 11, 2009 Publicado Setembro 11, 2009 (editado) ola pessoal hoje vou fazer a primeira limpeza ao meu filtro eheim 2211... tenho as torneiras duplas (CARÌSSIMAS!) que dizem que facilitam o trabalho... surgem-me no entanto umas questoes... dizem que so devemos limpar as materias filtrantes com agua do aquario... porque??? as bacterias estao nas materias filtrantes e nao na agua... porque o devemos fazer? a seguir, como devo limpar as coisas? basta tirar as materias, limpar residuos maiores e passar por agua as materias filtrantes? e como faco para nao ferrar a bomba? primeiro fecho a torneira de saida, depois a de entrada, depois desligo a electricidade? tiro a cabeça e aquilo nao vai transbordar logo? no final encho com agua de reposiçao da tpa? Editado Setembro 11, 2009 por lgass Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa Vejam aqui o meu aqua!
Hugo R. Silva Publicado: Setembro 11, 2009 Publicado: Setembro 11, 2009 Olá Deves limpar as matérias filtrantes com água do aquário pq será uma água maturada, sem cloro, ao contrário da água da rede, que matará as bactérias benéficas existentes nas matérias filtrantes. Eu limpo na água do aquário normalmente, aperto dentro de água, bato etc etc, sempre dentro de água e deixo-as ficar sempre dentro de água se for limpar o balde e o rotor.... Para desligar o filtro faço como indicaste. torneira saída, entrada e corrente. Eu separo o corpo pelas torneiras, levo para o wc, abro uma torneira, depois a outra, retiro um pouco de água para sanita/recipiente, e depois fecho a torneira da entrada de água no copo do filtro e abro/separo a cabeça. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
nmartinez Publicado: Setembro 11, 2009 Publicado: Setembro 11, 2009 Boas lgass, Vou tentar dar uma ajuda com a experiência que tenho com um 2213 (pelo que sei o sistema é igual) . Fechas as torneiras todas (as 4) . Separas as torneiras umas das outras (aqui podes usar um paninho porque sai sempre um bocadinho de água entre as torneiras) . Levas o filtro para um local de lavagem . Abres a torneira de saída para sair alguma água de dentro do filtro (APROVEITA ESTA ÁGUA PARA LAVAGEM DAS MATÉRIAS FILTRANTES) . Passa apenas as cerâmicas nessa água para tirar a maior "porcaria" (não laves isto exaustivamente, senão matas as bactérias) . Lava as esponjas na água do aquário o melhor que conseguires (nunca vão ficar como novas) . Se tiveres algodão, lã de vidro ou algo parecido, tira e deita fora. Coloca novo. . Mete tudo no local novamente e fecha o filtro (ATENÇÃO QUE TENS DE FECHAR AS TORNEIRAS TODAS) . Volta a colocar o filtro no local do aquário . Liga as torneiras que "chupa a água do aquário" . Abre estas torneiras e deixa o filtro encher com a água do aquário. . Agora, abres a torneira de saída do aquário e apontas para um pequeno recipiente e deixas correr um bocadinho até o copo estar TOTALMENTE cheio. . Fechas a torneira e ligas a torneira de saída também . Abres as torneiras todas e ligas o filtro à corrente . Liga e desliga o filtro várias vezes para sair o ar que lá vai entrar e voilá.... Espero ter ajudado Abraços. Citar Nuno MartinezX-100 White Desert Rock'so meu Feedback
lgass Publicado: Setembro 11, 2009 Autor Publicado: Setembro 11, 2009 obrigadissimo aos dois! era mesmo o que queria saber... nao sabia que tinha que substituir as las filtrantes logo a primeira... o que vale é que ja tenho de reserva... so é pena o copo nao ter divisoes para as materias filtrantes pois eu tenho as ceramicas (tubinhos abertos) e o substract pro (as bolinhas)... em quantidades semelhantes... a ver se hoje actualizo o meu topico com aquario que ta cheio de novidades Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa Vejam aqui o meu aqua!
Recommended Posts