Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas

Estive a montar um novo aqua na semana passada , já se encontrava num estado lastimoso :) , aproveitei e meti humos da ada 2 sacos junto com um pouco de substrato fértil 100% vegetal dos chineses ,

Agora reparo que passado uma semana o aqua ficou assim cheio de verdeto na areia .

010909.jpg

10 dias depois

110909.jpg

De realçar que entretanto tenho posto co2 de botija uma media de 1bolha por segundo

O setup é :

100/40/40 +/- 150lts

filtro eheim externo 600lt/h

calha DIY - 2 lampadas sylvania aquastar 30w T8 1000k e 1 Gro-lux 30w / Total de 90w uma media de 15h dia

1- As lâmpadas tem 3 anos não sei se tenho que mudar .

2- Será excesso de horas de luz ?

3- Será do substrato ?

4- Não limpei o filtro externo de modo a manter a colónia de bactérias , será disso ?

Agradecia alguma ajuda

Editado por HugoMLMC
Publicado:

Sem testes feitos , o que realça mesmo é :

- Excesso de tempo de fotoperiodo e tempo de vida das lampadas. Tenta reduzir para 8 a 10 h no máximo.

- Tempo de vida das lampadas. Devem ser mudadas de 8 a 8 meses.

Aumenta o Co2 e em relação ao substrato não te posso ajudar porque não percebi muito bem o que tens. Mas isso de coisas do chinês geralmente não dão bom resultado. Duvido que seja adqueado para plantas?

Fizeste o ciclo do azoto?

Fazes fertilizações?

Publicado:

O ciclo do azoto não deu para fazer porque durante a limpeza do aqua tive que meter os peixes num tuperware , mas guardei 50lts da agua que tinha no aqua .

O substrato meti húmus da ada o rapaz da loja disse que 2 sacos = 1 kilo dava para 150lts o substrato dos chineses li aqui no fórum que o pessoal usa fertilizante 100% vegetal de plantas terrestres .

Fertilizações não faço por enquanto .

Conclusão na tua opinião achas que devo mudar as lampadas e reduzir as horas de luz .

Já agora achas muito 90w para 150lts ?

Obrigado

Publicado:

90 w para 150 lt dá a média de 0.6 W/L , o que não é mau. Mas tens mesmo que mudar de lampadas.

Agora tens que ver que espectro que colocas no aquario.

Em relação a esse substrato fertil do chinês, como não conheço, não vou comentar.

Publicado:
90 w para 150 lt dá a média de 0.6 W/L , o que não é mau. Mas tens mesmo que mudar de lampadas.

Agora tens que ver que espectro que colocas no aquario.

Em relação a esse substrato fertil do chinês, como não conheço, não vou comentar.

Obrigado mais uma vez pela resposta rápida .

Agora uma ultima pergunta o que aconselham em termos de iluminação visto que vou ter que comprar 3 lâmpadas ao menos que seja uma boa escolha .

Cumprimentos

Publicado:

Relativamente aos teus problemas o PIRANHA já os identificou.

Quanto ás Lâmpadas uma de 10.000ºk á frente, uma de 6.500ºk no meio e uma de 5.500ºk atrás (opção mais fácil de encontrar no mercado)

ou

uma de 10.000ºk á frente, uma de 3.500ºk no meio e uma de 6.500ºk atrás (opção melhor em riqueza de espectro)

Eu costumo usar a lâmpadas da ZooMed no que consta a T8. Gosto dos espectros existentes e em especial que os espectros que dizem ser, são mesmo!

(lembro-me de uma marca que diz POWER GLO 18.000ºk e que é uma lâmpada amarela.... quando 18.000ºk é um branco frio...)

Cmpts.

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Publicado:

Arranjei 3 lâmpadas da juwel ( foi as únicas que encontrei ) de 6500k , 10.000k e uma de 2600k mas esta ultima deixa o aqua um pouco amarelo , será normal ?

Obrigado a ambos pela ajuda.

Publicado:

Estranho...

A de 10.000ºk deve ter cor branca, a de 6500ºk amarela e a de 2600ºk deve ser algo "rosado"...

Qual a cor (aos teus olhos) das lâmpadas?

Cmpts

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Publicado:
Estranho...

A de 10.000ºk deve ter cor branca, a de 6500ºk amarela e a de 2600ºk deve ser algo "rosado"...

Qual a cor (aos teus olhos) das lâmpadas?

Cmpts

Uma foto diz tudo ;)

lampadas.jpg

Como podes observar a de 2600k é amarela ;) acho que vou trocar por outra de 6500k

Achas que fica mal 2 de 6500k e uma de 10.000k ?

Publicado:

Essas lâmpadas são muito estranhas... além de que a temperatura de cor que dizem ter parece-me totalmente falso...

10.000ºk tem de ser BRANCO e não amarelo.

2,600ºk é algo avermelhado/Rosado.... e não AMARELÃO como essa...

6,500ºk é um amarelo esbranquiçado e nunca um branco...

Cmpts

• 4 semanas depois...
Publicado: (editado)
Essas lâmpadas são muito estranhas... além de que a temperatura de cor que dizem ter parece-me totalmente falso...

10.000ºk tem de ser BRANCO e não amarelo.

2,600ºk é algo avermelhado/Rosado.... e não AMARELÃO como essa...

6,500ºk é um amarelo esbranquiçado e nunca um branco...

Cmpts

Boa noite,

certamente estás a fazer confusão.

As cores acima na imagem estão correctas.

Até aos ~4500ºk é cor amarela, entre 5000ºK e 6000ºK tem cor branca, de 6000ºk a 8000ºk tem tons azulados (mais ºK mais azul), de 8000ºk a 12000ºk tem tons rosados (mais ºK mais rosado).

Tenho certeza do que estou a dizer, tenho 6000ºK no carro, 4200ºK e 6800ºK no aquário.

Cumps.

Editado por @Phoenix
  • 5 meses depois...
Publicado:

malta já agora aproveito.. duas lampadas T8 para um aqua de 1m plantado, que espectros recomendam?

antigamente tinha 2 Power-GLO e estava bem, agora da ultima vez meti 2 Aqua-GLO e noto que não dão tanto "rendimento" como as outras..

recomenda usar 2 com espectros iguais ou 1 de cada?

Cumps.

Publicado:

Olá.

Eu sei que a discussão já é antiga, mas pronto...

O facto de alguém afirmar que as cores na fotografia estão correctas ou não, está falso... muito provavelmente, a fotografia foi tirada com um controlo de brancos automático. Só por isso, toda e qualquer cor que possam ver nos vossos monitores, dificilmente corresponderá à verdade. Até porque os nossos olhos fazem um acerto de brancos automaticamente. Ou seja, se vos colocar só uma lâmpada de 6500 K (e não ºK, isso não existe) todos vocês dizem que é branca. Se ao lado dela vos colocar uma de 4000 K, vão dizer que é branca-azulada, etc...

A única maneira fidedigna de tirar uma fotografia para sabermos quais as cores das lâmpadas, era utilizar um white-card numa zona da fotografia, e num programa de tratamento de imagem, dizer que o white-card era o branco puro. Mas mesmo assim, torna-se difícil, pois esse mesmo white-card estaria a ser iluminado por diferentes temperaturas de cor.

Isto tudo para dizer, que ninguém percepciona as cores perfeitamente. Dizerem com certezas absolutas que uma temperatura é branco ou amarelo não passa pelos vossos olhos, mas por aparelhos mais sofisticados... muito mais do que uma simples máquina digital.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.