Recommended Posts

Publicado

Boas, estou a iniciar-me nos ciclideos do malawi, entretanto surgiu a hipotese de colocar areia brana. Na loja Aki, encontrei uma areia branca que é de filtro de piscinas, será indicada?

Agradeço a ajuda possivel, cumprimentos Miguel Freitas

Publicado:
Boas, estou a iniciar-me nos ciclideos do malawi, entretanto surgiu a hipotese de colocar areia brana. Na loja Aki, encontrei uma areia branca que é de filtro de piscinas, será indicada?

Agradeço a ajuda possivel, cumprimentos Miguel Freitas

Devido a ser sugarsize eu já tive problemas com ela.

Estava sempre com poeira na água até mudar para areia de coral, muito melho r ameu ver, mas também muiot mais cara.

Cumprimentos,

Rodrigo Guimarães

Publicado:

Boas,

Uma boa questão, também ando de olho nessa tal areia de filtro de piscina. Tenho um novo projecto a arrebentar, e vou precisar de uns kilos valentes de areia e essa é a um excelente preço.

A que eu vi é esta -> http://www.aki.pt/2009/index.php?id=3830&a...tos&id2=677

Da minha experiência tenho usado areia de sílica que se vende nas lojas de aquariofilia, mas sai caríssimo e tenho tb usado areia da praia, mas andar a acartar baldes e baldes de areia, uuuiiiii.....

Uma altura ainda comprei areia de estuque, mas aqui era péssimo, muito suja e cheia de goma.

Um abraço

Publicado:

tens de lavar muito bem essa areia, e mesmo assim vais ter poeira no aquário durante uns dias...

Com os melhores cumprimentos,

Luís Raposeiro

• 1 mês depois...
Publicado:

A areia de silica é boa mas requer uma lavagem eficiente.

Com filtragem e aspiração adequadas mantem um aspecto de limpeza imaculada num aquário. Se a isto juntarmos alguma areia coralina ou uma camada inferior de cascas de bivalves tipo ameijoa ou berbigão trituradas, obtemos assim uma forma de potenciar o poder tampão tão necessário para os Ph exigidos e respectivas TPA's.

• 2 semanas depois...
Publicado:

Boas,

Eu já usei dos dois tipos de areia.

A areia da maioria das praias é boa, lavas com algumas passagens de agua e fica pronta, convem é apanhares o mais perto da rebentação para ser mais facil a lavagem e melhor qualidade da areia.

A silica embora seja mais barata que as restantes areias compraveis também é boa, obriga é a uma lavagem muito mais precisa e demorada, correndo o risco de o aqua ficar 1 mes "nublado" se não tiver sido bem lavada.

abc

JJ

O meu Malawi - 450 lts

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

• 2 meses depois...
Publicado:

Olá a todos, finalmente voltei a ter aquario. Agora queria montá-lo de forma a poder acolher uns amiguitos do malawi. A areia do rio tejo serve para este tipo de ecosistema? fui pedir para tirar 2 ou 3 sacos num local de extração de areias para contrução, e já tenho a areia. Ainda vou ter de a lavar e ferver no entanto ainda me questiono sobre se sera adequada ou não. alem dos ciclideos tenho um plecostomos que está num aqua relativamente pequeno à espera de todo este processo. Fará mal ele ficar num aquario com fundo em areia?

Eu sei que o plecostomos não é africano e como tal tenho estado um pouco pensativo em relação a esta questão, mas o plecostomos faz uma boa limpeza de fundo, alem de que tem perto de 20 cms e é absolutamente lindo... :)

no entanto a nivel de PH não deverá haver qualquer tipo de problemas visto que o pelco aguenta até 8.2 de PH assim como as especies de ciclideos que estou a pensar. neste momento a minha duvida prende-se em relação à areia.