lgass Publicado Setembro 10, 2009 Publicado Setembro 10, 2009 antes de mais, ja li muitos topicos sobre as condições para os ter... mas cada caso é um caso a minha namorada viu-me a montar um aquario e ficou meio apanhada pelo mundo da aquariofilia, especificamente pelos bettas (a graciosidade do peixe é inegavel ne?) bom, estava a pensar dar-lhe um aquario para ela la ter um betta. mas nao quero que ela o tenha num cubo vodafone nem num bettario de 2L! vi na ornimundo uns aquarios pequenos, que levam cerca de 18L. teem um candeeiro la montado e tudo. a minha ideia era criar ali um ambiente agradavel para o 'bicho' como o fazer é a questao... antes de mais, os bettas nao sao saltitoes pois nao? pergunto porque o aqua nao tem tampa. estava a pensar um filtro mochila mais fraquito para a agua ser algo parada... ha termostatos com menos de 20 cms? se nao houver, como manteno a temperatura adequada? estava a pensar colocar uma akadama no fundo e colocar uns pes de umas plantas do genero de vallisnerias espalhadas pelo aqua, bem como um pezito de higrofilia carimbosa. que acham? face a litragem, o que mais posso aqui juntar? uns 2 ottos para ajudar a manter o aqua clean? ou umas duas femeas para o betta nao se sentir sozinho? em relação a manutençao, que tpa's julgam que seria neessario? 5 litros semanais? menor quantidade com mais frequencia? obrigado pela ajuda Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa Vejam aqui o meu aqua!
Gaio Publicado: Setembro 10, 2009 Publicado: Setembro 10, 2009 Ei, tens razão, os bettas são diferentes de todos os outros peixes, sao simplesmente espetaculares!!! Olha, quanto ao aqua não ser tapado, desde que não o enchas até cima, não deves ter problemas, o peixe não deve saltar fora.Em relação as mudanças de agua, se estas disposto a fazer mudanças semanais até podes não utilizar filtro que o betta vai agradecer e vais ver que num aqua desse tamanho fazes a mudança de agua bastante rapida, deves mudar tipo 1/3 da agua. As resistencias pequenas, sim, há até com menos de 20 cm, eu tenho com 17cm, é uma questão de procurares, não deve ser dificil encontrares. Espero que te tenha servido de alguma coisa, e força ai com os bettas. Hasta, Averara76
Miguel_A_Reis Publicado: Setembro 11, 2009 Publicado: Setembro 11, 2009 sim desde que nao enchas o aquario ate cima nao havera mal nenhum eles saltam um pouco mas tambem nao tanto. E em relacao aos termostatos vai a pagina da aquapicanço que tem la uns pequenos. Se meters algumas femeas de bettas convem secalhar meteres tambem um pouco de musgo de java ou assim para elas se puderes esconder
inblack Publicado: Setembro 11, 2009 Publicado: Setembro 11, 2009 Boas amigo E assim em relação as femeas tens que ter cuidado que um aquario de 18l se calhar e um pouco pequeno para albergar mais que dois peixes e com os bettas convem ser sempre um macho para duas ou tres femeas para nao tar a massacrar sempre a mesma. Deves ter bastantes esconderijos e plantas altas que ajudem as femeas a descançar um pouco. InBlack
lgass Publicado: Setembro 11, 2009 Autor Publicado: Setembro 11, 2009 Boas amigo E assim em relação as femeas tens que ter cuidado que um aquario de 18l se calhar e um pouco pequeno para albergar mais que dois peixes e com os bettas convem ser sempre um macho para duas ou tres femeas para nao tar a massacrar sempre a mesma. Deves ter bastantes esconderijos e plantas altas que ajudem as femeas a descançar um pouco. InBlack agradeço a todos pela ajuda... este nao é bem um projecto para mim... tenho que ver se ela tem a noçao a 100% da responsabilidade que é (ja que muita gente n liga visto que é um peixe) a naturline tava com uns bettas espectaculares... as contas que eu fiz é que daria teoricamente para meter la duas femeas... os fins nao sao reprodutivos e nenhum peixe gosta de se sentir sozinho... eu ate tava disposto a fazer um aqua menos estetico em termos de noçao de profundidade para ter suficites esconderijos pas meninas... alguem tem experiencia de um macho e duas femeas juntos num aquario assim mais curto? Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa Vejam aqui o meu aqua!
Nosferato Publicado: Setembro 11, 2009 Publicado: Setembro 11, 2009 agradeço a todos pela ajuda... este nao é bem um projecto para mim... tenho que ver se ela tem a noçao a 100% da responsabilidade que é (ja que muita gente n liga visto que é um peixe) a naturline tava com uns bettas espectaculares... as contas que eu fiz é que daria teoricamente para meter la duas femeas... os fins nao sao reprodutivos e nenhum peixe gosta de se sentir sozinho... eu ate tava disposto a fazer um aqua menos estetico em termos de noçao de profundidade para ter suficites esconderijos pas meninas... alguem tem experiencia de um macho e duas femeas juntos num aquario assim mais curto? Boas antes de mais Bom dia. Pelo que ja li neste tópico aconcelho te muito mas muito a ler os comportamentos deste peixe. È um peixe territorial, logo nem as fêmeas tolera, as fêmeas ou machos ou qualquer outro da família dos bettas eles vao lutar até a morte. A reprodução é feita por poucos períodos de tempo a fêmea junta, e mesmo assim muitas chegam a levar tanta porrada que acabam por morrer. Por isso aconcelho te a ler mesmo muito bem quanto a companhia dos bettas! Quanto a filtragem eles não gostam de aguas muito mexidas, por isso um filtro não muito forte. Agora uma resposta para esse pessoal que respondeu sem saber as coisas, nem sequer se deram ao trabalho de ler nada, e estão a especular Acho estúpido vir para aqui dizer " Acho que, PENSO QUE" - Quando existe montes de informações sobre os comportamentos dos bettas neste fórum.
lgass Publicado: Setembro 11, 2009 Autor Publicado: Setembro 11, 2009 Boas antes de mais Bom dia.Pelo que ja li neste tópico aconcelho te muito mas muito a ler os comportamentos deste peixe. È um peixe territorial, logo nem as fêmeas tolera, as fêmeas ou machos ou qualquer outro da família dos bettas eles vao lutar até a morte. A reprodução é feita por poucos períodos de tempo a fêmea junta, e mesmo assim muitas chegam a levar tanta porrada que acabam por morrer. Por isso aconcelho te a ler mesmo muito bem quanto a companhia dos bettas! Quanto a filtragem eles não gostam de aguas muito mexidas, por isso um filtro não muito forte. Agora uma resposta para esse pessoal que respondeu sem saber as coisas, nem sequer se deram ao trabalho de ler nada, e estão a especular Acho estúpido vir para aqui dizer " Acho que, PENSO QUE" - Quando existe montes de informações sobre os comportamentos dos bettas neste fórum. sim, mas ha quem os tenha juntos. muito do que se le aqui é para quem faz criaçao e eu nao quero isso... mas concordo que tenho que pensar bem em por com femeas ou nao... ja que eles nao gostam de aguas mexidas, nao é preciso efectuar o ciclo do azoto ou é? se ha quem os tenha sem filtro... Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa Vejam aqui o meu aqua!
Nosferato Publicado: Setembro 11, 2009 Publicado: Setembro 11, 2009 sim, mas ha quem os tenha juntos. muito do que se le aqui é para quem faz criaçao e eu nao quero isso... mas concordo que tenho que pensar bem em por com femeas ou nao... ja que eles nao gostam de aguas mexidas, nao é preciso efectuar o ciclo do azoto ou é? se ha quem os tenha sem filtro... Se leste o que eu escrevi, não pensava sequer duas vezes em juntar as fêmeas com o macho, mas isso é la contigo.Agora que estas arriscar a ficar sem fêmeas ou sem macho, sim porque as fêmeas também são agressivas muitas vezes. Mas ok, faz o que quiseres.
lgass Publicado: Setembro 11, 2009 Autor Publicado: Setembro 11, 2009 Se leste o que eu escrevi, não pensava sequer duas vezes em juntar as fêmeas com o macho, mas isso é la contigo.Agora que estas arriscar a ficar sem fêmeas ou sem macho, sim porque as fêmeas também são agressivas muitas vezes.Mas ok, faz o que quiseres. eu criei este topico para confirmar tudo e tentar nao fazer asneira... quando digo que vou pensar, vou mesmo analisar bem a situação... e penso duas vezes porque ha opinioes contrarias... so isso... nunca vou arriscar peixe nenhum por capricho meu! em relação ao ciclo do azoto, alguem me pode explicar se é, ou nao necessario fazer? Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa Vejam aqui o meu aqua!
António Lourenço Publicado: Setembro 11, 2009 Publicado: Setembro 11, 2009 eu criei este topico para confirmar tudo e tentar nao fazer asneira... quando digo que vou pensar, vou mesmo analisar bem a situação... e penso duas vezes porque ha opinioes contrarias... so isso... nunca vou arriscar peixe nenhum por capricho meu! em relação ao ciclo do azoto, alguem me pode explicar se é, ou nao necessario fazer? Olá Em qualquer aquario que montes tens sempre que fazer o ciclo de azoto. Se não quizeres fazer (o que eu naõ aconselho) pelo menos enche com agua sem cloro. Para isso basta que enchas uns garrafões com agua e deixes 24h sem tampa. Em relação a colocares 2 femeas naõ te aconselho porque uma delas vai se tornar dominante em relação à outra (isto depende de peixe para peixe...). Se quizeres colocar só femeas o minimo são três. Macho com femeas é possivel mas tens que ter em atenção ao tamanho do aquario e a disposição das plantas (qto mais melhor) e troncos. Atenção que os aquarios de bettas (qualquer que seja a especie) tem que ser tapados. Porque se não vais arriscar a encontrar os teus bettas no chão (no caso dos splendens mais nas femeas). Espero ter ajudado. cumpr. antónio
lgass Publicado: Setembro 11, 2009 Autor Publicado: Setembro 11, 2009 OláEm qualquer aquario que montes tens sempre que fazer o ciclo de azoto. Se não quizeres fazer (o que eu naõ aconselho) pelo menos enche com agua sem cloro. Para isso basta que enchas uns garrafões com agua e deixes 24h sem tampa. Em relação a colocares 2 femeas naõ te aconselho porque uma delas vai se tornar dominante em relação à outra (isto depende de peixe para peixe...). Se quizeres colocar só femeas o minimo são três. Macho com femeas é possivel mas tens que ter em atenção ao tamanho do aquario e a disposição das plantas (qto mais melhor) e troncos. Atenção que os aquarios de bettas (qualquer que seja a especie) tem que ser tapados. Porque se não vais arriscar a encontrar os teus bettas no chão (no caso dos splendens mais nas femeas). Espero ter ajudado. cumpr. antónio ou seja fornecendo as condiçoes nao é impossivel... tres femeas nao me parece visto que ela adora é a extravagancia do macho terei que analisar bem se estarao criadas as condiçoes, o que nao me parece... mas se os bettas podem estar sem filtro, como é feito aí o ciclo do azoto???? supostamente serao as materias filtrantes a acumular as bacterias... Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa Vejam aqui o meu aqua!
António Lourenço Publicado: Setembro 11, 2009 Publicado: Setembro 11, 2009 ... mas se os bettas podem estar sem filtro, como é feito aí o ciclo do azoto???? supostamente serao as materias filtrantes a acumular as bacterias... A questão é mesma essa....não podem estar sem filtro. Ou então tens que fazer TPA´s constantes. Embora na minha opinião uma não substitui outra. A questão de manter bettas sem filtragem é para quem "quer" manter o betta de boa saude por pouco tempo. Por isso, é que há tantos bettas a não sobreviver mais de ano 1 ano. Basta um filtro simples e na minha opinião são os melhores: de esponja ou de placa de fundo. Embora não seja só esse factor como é lógico. Alimentação, temperatura, doenças, etc tb são importantes. António
Rúben Ferreira Publicado: Setembro 11, 2009 Publicado: Setembro 11, 2009 Olá a todos! Ora já que este tópico está a "ferver" aproveito para dar também a minha opinião. Com 18 litros de água acho que é inviável manteres macho e fêmeas e até mesmo várias fêmeas unicamente, já que estas quando separadas por algum tempo e depois novamente juntas ficam demasiado territoriais. Mesmo que muito bem plantado e com bons esconderijos, as fêmeas teriam de passar o tempo quase todo escondidas, ficando demasiado stressadas e possibilitando uma má alimentação, visto estas não saírem para comer por estarem com medo. Sugestão 1: Mantêm esse aquário apenas com um macho Sugestão 2: Compra um aquário de 60 litros é 3 vezes maior e vai permitir-te fazeres o que pretendes. Muitos são capaz de criticar e dizer que mesmo assim é complicado, mas na minha opinião é a melhor solução para não deixares o macho sozinho. E com um aquário bem plantado vai ficar bonito ver o macho a mostrar-se às fêmeas. Quanto ao ciclo do azoto e a filtragem se mantiveres o aquário de 18 litros acho desnecessário, (a filtragem), mas para o de 60 litros é necessário. A minha mascote
Miguel_A_Reis Publicado: Setembro 11, 2009 Publicado: Setembro 11, 2009 Qualquer peixe precisa de boa agua e boa comida se tiveres essas 2 coisas e muito dificil eles terem doenças. E para conseguires manter boa agua convem teres um filtro nao um grande filtro mas uma coisa tipo filtro de mochila ou os filtros de esponja como o antonio disse. Tambem o filtro para te facilitar a vida nao a ti mas a quem o aquario se destina,pois para não ser necessario tares constantemente a fazer Tpas secalhar diarias. E em relacao aos bettas nao gostarem da agua muito mexida é verdade mas tambem com esses pequenos filtros a agua mexe muito pouco.Desde que nao seja aqueles filtros internos que aquilo é uma bomba de agua e que ai sim a agua mexe mesmo.
lgass Publicado: Setembro 11, 2009 Autor Publicado: Setembro 11, 2009 (editado) ah! eu bem me parecia que nao ter filtragem era ma ideia... eu ja vi uns filtros de mochila fraquinhos... para o caso 60L esta fora de questao pois ja é uma coisa que exige mais atençao... o ideal para a pessoa a quem se destina é algo mesmo lowtech... uma lampadazita, akadama no fundo... uns pes de vallisnerias... talvez um tronco (estou a divagar mas sera que uns pes de bambu ficariam giros? um termostato de 15W... e filtro, que acham deste? Código: 02400Descrição: HANG ON FILTER FLOW 60 http://www.aquapicanco.com/faces/Artigos.jsp logo o primeiro... e que acham da ideia de dois ottocinclus para ajudar a manter o aqua livre de algas e mais limpinho? Editado Setembro 11, 2009 por lgass Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa Vejam aqui o meu aqua!
Recommended Posts