SIXO Publicado Setembro 10, 2009 Share Publicado Setembro 10, 2009 (editado) Boas, sou novo por estes lados, comecia agora um aquario de 120l brutos, sou nadador salvador numa piscina coberta logo tenho aceso a um medidor digital de ph (e outras coisas que pra ja não presizo) o que da um jeitaso, e é ai que aparece a primeira duvida, a agua da torneira tem ph entre 6.8 e 7,0 mas a mesma agua no aquario com apenas dois dias ja ta com 7.3 - 7.4, o aquario tem areia preta, pedras brancas, umas pedras acastanhadas perfuradas, plantas artificiais, aquecedor rregulado para 26º e o filtro de 450/h ligado 24h com regulação para berbulhar muito pouquinho. O que fara subir o ph? P.s. mais um dados que me esquecia tenho la um casal de betas siames, e o aquario comprei usado e aproveitei a areia preta do antigo dono, filtro e aquecedor tambem é usado Abraços! Editado Setembro 10, 2009 por SIXO Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
TubarãoBala Publicado: Setembro 10, 2009 Share Publicado: Setembro 10, 2009 Bom dia, Desde já, seja bem-vindo. Quer-me parecer que o que está a subir o ph são as pedras. Essas pedras brancas não serão pedras calcárias ? Para testar, tire as pedras do aquário, deixe-as secar e depois ponha-lhe umas gotas de limão ou vinagre, se fizer bolhinhas é porque são pedras calcárias e estão a fazer subir o ph. Cumprimentos, José Carlos Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
SIXO Publicado: Setembro 10, 2009 Autor Share Publicado: Setembro 10, 2009 ter medido o ph da torneira com a agua acabada de sair do cano e medido a do aquario com a luz ligada e o filtro a funcionar pode ter influenciado??? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo R. Silva Publicado: Setembro 10, 2009 Share Publicado: Setembro 10, 2009 (editado) Olá Sim a água da torneira traz diversas 'coisas' que fazem descer e estabilizar o pH, como tal deve ser medido depois de repousar num recipiente. A companhia das águas nessa zona é a Agere?!?! No boletim deles de Abril a Junho indicam estes valores de pH: Mínimo: 6.6 Máximo: 8 Visto aqui: Agere Editado Setembro 10, 2009 por Hugo R. Silva Citar Alguns dos meus aquários (shrimps) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
TubarãoBala Publicado: Setembro 10, 2009 Share Publicado: Setembro 10, 2009 Boa tarde, Sim, por vezes quando a água sai da torneira dá para ver que está um pouco turva (isto nota-se principalmente quando sai a alta pressão), sendo que nesse ponto os parametros não estão muito consistentes, só depois de assentar é que dá para saber exactamente os valores. Mas na minha opinião é provável que seja das pedras, mas se fizer o teste, depois diga qualquer coisa. Cumprimentos, José Carlos Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
SIXO Publicado: Setembro 11, 2009 Autor Share Publicado: Setembro 11, 2009 Olá Sim a água da torneira traz diversas 'coisas' que fazem descer e estabilizar o pH, como tal deve ser medido depois de repousar num recipiente. A companhia das águas nessa zona é a Agere?!?! No boletim deles de Abril a Junho indicam estes valores de pH: Mínimo: 6.6 Máximo: 8 Visto aqui: Agere não ca as aguas são municipais, amanha vou pedir de novo o aparelho do ph emprestado e vou fazer mais testes, tirei agora todas as pedras vou medir o ph da agua sem e com cada uma delas dentro, ja agora feito burro comprei um medidor de ph da tetra aquilo a leitura ´muito relativa (cores) e ainda por cima a esca vai quase q de unidade em unidada (ex, 6.4 , 7, 7,6) são todos assim ou eu é que fiz ma compra? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
crush Publicado: Setembro 11, 2009 Share Publicado: Setembro 11, 2009 não ca as aguas são municipais, amanha vou pedir de novo o aparelho do ph emprestado e vou fazer mais testes, tirei agora todas as pedras vou medir o ph da agua sem e com cada uma delas dentro, ja agora feito burro comprei um medidor de ph da tetra aquilo a leitura ´muito relativa (cores) e ainda por cima a esca vai quase q de unidade em unidada (ex, 6.4 , 7, 7,6) são todos assim ou eu é que fiz ma compra? Os medidores de pH não electrónicos, são todos muito relativos. São todos baseados em cores, pelo que o resultado pode não ser o mais exacto. Os testes da JBL em tiras vão subindo de 0,2 em 0,2...A precisão nunca é muita, mas dá para ter uma ideia. Não sei se é boa ideia andares a fazer testes ao pH tirando e metendo pedras. Primeiro, a diferença no pH não se vê assim tão depressa. Não é por se tirar que o pH altera logo, demora muito tempo. E variâncias de pH fazem mal aos peixes. E por experiência, digo-te que os Bettas são muito sensíveis... Citar [ Aquário de 100 litros ] [ Manual de iniciação ] [ TPA ] Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
SIXO Publicado: Setembro 11, 2009 Autor Share Publicado: Setembro 11, 2009 Os medidores de pH não electrónicos, são todos muito relativos. São todos baseados em cores, pelo que o resultado pode não ser o mais exacto. Os testes da JBL em tiras vão subindo de 0,2 em 0,2...A precisão nunca é muita, mas dá para ter uma ideia. Não sei se é boa ideia andares a fazer testes ao pH tirando e metendo pedras. Primeiro, a diferença no pH não se vê assim tão depressa. Não é por se tirar que o pH altera logo, demora muito tempo. E variâncias de pH fazem mal aos peixes. E por experiência, digo-te que os Bettas são muito sensíveis... Desculca expliqueime mau, tirei as pedras e agora vou testar o ph com cada uma delas mas não é no aquario é num recipiente qualquer coma agua. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
JoaoRibeiro Publicado: Setembro 11, 2009 Share Publicado: Setembro 11, 2009 Desculca expliqueime mau, tirei as pedras e agora vou testar o ph com cada uma delas mas não é no aquario é num recipiente qualquer coma agua. A questão mantém-se. Demora tempo a mudar o pH. O melhor mesmo é seguir a sugestão do limão ou vinagre. Assim tira-se as dúvidas de imediato. Além de que não se desperdiça tanta água. Citar Projecto Plantado | O meu aquário Manual para Iniciar |Ciclo do Azoto | FAQs Aquariofilia | Links De Ajuda Para Tópicos Interessantes Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo R. Silva Publicado: Setembro 11, 2009 Share Publicado: Setembro 11, 2009 Nem sempre o limão e o vinagre resulta.... Citar Alguns dos meus aquários (shrimps) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
nmartinez Publicado: Setembro 11, 2009 Share Publicado: Setembro 11, 2009 Nem sempre o limão e o vinagre resulta.... Concordo plenamente. Para teres total certeza, colocas num recipiente à parte as pedras com água. Fazes logo uma leitura do pH e depois, passado 2 a 3 dias fazes nova leitura. Aí consegues ver se houve alteração ou não... Citar Nuno MartinezX-100 White Desert Rock'so meu Feedback Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts