biegas Publicado Setembro 9, 2009 Publicado Setembro 9, 2009 Boa noite! Venho pedir ajuda pois estou com a comecar a ficar com medo que os meus discos vão desta para melhor... Há 2 dias atrás reparei que tinha um disco com fezes brancas, dai e com alguma pesquisa pelo forúm, comecei a dar flagyl com a comida (eles ainda comem). Hoje reparei que no disco que tinha detectado as fezes brancas, tem também a barbatana lateral a ficar rompida, e que um outro disco agora me apresenta o labio superior inchado, e ao observar bem a boca deste nota-se umas bolinhas no labio e uma especie de fio a sair da boca enquanto ele respira. Já tentei tirar foto mas não dá para ver grande coisa. Agradeço ajuda desde já! O setup: aquario : 120*40*50 Temperatura: 30º de momento custumava tar nos 28 Iluminação: 210w t5 pH: 6.5 kh: 2 gh: 4 nitratos: 25 Amónia e nitritos, medidos a cerca de duas semanas estavam a zero! Faço TPA's de 20% +/- dia sim dia não. Tenho injecção CO2, e algumas plantas la dentro. Acho que está tudo .... Cumprimentos João Campos Cumprimentos João Campos
pec04004 Publicado: Setembro 10, 2009 Publicado: Setembro 10, 2009 Boas! Todos passamos por coisas do género. Mesmo que as fotos não sejam grande coisa, coloca aquilo que melhor conseguires. E como está a respiração dos discus e as barbatanas? Eu no teu caso tinha aplicado tremazol. Boa sorte. 1 Jorge O meu aqua aqui!!!
biegas Publicado: Setembro 10, 2009 Autor Publicado: Setembro 10, 2009 (editado) Aqui vão algumas fotos: Fotos do disco com labio inchado: Foto do disco a ficar com barbatana roida: A respiração está praticamente normal, só um bocadinho mais acelarada mas pouco. As barbatanas tirando a indicada na foto, e incluindo os outros discos, está tudo em ordem. ahhh, esquecime de mencionar, o aqua é comunitário tenho 4 discos, 8 neons e 2 sae's. A filtragem é feita por um Fluval 404. Agradeco que me aconselhem o tratamento, e se onde poderei arranjar o produto que aconselhem. Falo em produto porque não acredito que isto vá ao sitio só com TPA's :S Cumprimentos João Campos Editado Setembro 10, 2009 por biegas Cumprimentos João Campos
Hugo Santos Publicado: Setembro 10, 2009 Publicado: Setembro 10, 2009 (editado) Boas Observa por detrás dos opérculos, a ver se vês os "fiozinhos", deve ser excesso de muco nas brânquias que é a resposta fisiológica do peixe para proteger as mesmas. Pode ser amónia ou um agente externo que esteja a provocar isso. O teu KH está bastante baixo (35ppm), com a injecção de CO2, podes estar a fazer com que o PH flutue do periodo nocturno para o diurno...(mede). Volta a medir as formas de N, porque se não for da flutuação do PH, deve haver aí alguma coisa mais. Nota-se que o peixe está ou esteve atacado por flagelados intestinais, fizeste bem em desparazita-lo, os altinhos no lábio são inflamações, do mesmo tipo que fizeram os buraquitos que vês na cabeça do peixe. Abraço Editado Setembro 10, 2009 por Hugo Santos
biegas Publicado: Setembro 10, 2009 Autor Publicado: Setembro 10, 2009 Não se vê fiozinhos nenhuns, vou ver se faço as medições de novo amanha e volto a postar os valores! Estes buraquinhos já vieram da loja com ele até pensei que já fosse mesmo dele! Aconselhas subir o kH para quanto?? 4?? Tendo em conta que tenho plantas no aqua. E quanto ao labio não faço nada para já?? Abraço Cumprimentos João Campos
biegas Publicado: Setembro 11, 2009 Autor Publicado: Setembro 11, 2009 (editado) Bem cá venho postar os valores, e parece que tive um saltinho nos valores de amónia.. :S Nitratos - 25mg/l nitritos - 0 mg/l amónia - 0.5mg/l acham que esta quantidade de amónia foi suficiente para causar os problemas nos discos?? isto porque tenho ph a 6.5, e na tabela do folheto do teste da sera o meu ph nem aparece, mas com ph 7, a amonia que apresenta é inofensiva! ahh... e as medições de pH, feitas a noite mesmo antes de desligar as luzes deu pH= 6.5, de manha antes de ligar as luzes pH= 6.5( este no teste cromatico, a cor foi praticamente a mesma, ainda a encaixo no valor de 6.5. Cumprimentos João Campos Editado Setembro 11, 2009 por biegas Cumprimentos João Campos
Hugo Santos Publicado: Setembro 11, 2009 Publicado: Setembro 11, 2009 Se não tens variação de PH é porque estás a injectar pouco CO2, tanto melhor. Se vires que há necessidade aumenta. O problema da amónia não é ser inofensiva...ela é menos toxica. Se houver flutuação de PH, durante a noite, numa TPA,subindo o KH, vais ter problemas. Dá um jeito ao filtro biológico, aspira o fundo. Enquanto a amónia não estiver a zero e os nitratos abaixo de 10, não faças nada, excepto TPA´s pequenas e muitas, e limpar o fundo (aspirar). Abraço
biegas Publicado: Setembro 11, 2009 Autor Publicado: Setembro 11, 2009 Obrigado pelas respostas. Em relação ao co2, só está ligado durante o dia, e uso o teste permanente da sera e a cor está no "normal" que ele identifica. Já aumentei a filtragem biológica, e vou comecar a fazer tpas diariamente. Até estabilizar os valores. Depois comunico os resultados. Obrigado. Cumprimentos João Campos Cumprimentos João Campos
fxbrito Publicado: Setembro 11, 2009 Publicado: Setembro 11, 2009 Dando mais força aos conselhos do Hugo. TPA's pequenos e frequentes sempre com aspiraçao do fundo. Sei que é trabalhoso mas é melhor forma de manter bons valores da agua! Cumprimentos Félix Brito Proud Discus keeper
biegas Publicado: Setembro 11, 2009 Autor Publicado: Setembro 11, 2009 (editado) boas. Isso do trabalhoso é muito relativo.... Quem corre por gosto não cansa Editado Setembro 11, 2009 por biegas Cumprimentos João Campos
biegas Publicado: Setembro 29, 2009 Autor Publicado: Setembro 29, 2009 (editado) Caros companheiros, venho reavivar este tópico. Após alguns dias, fazendo tpa´s como aconselhado, tenho os valores estabilizados, Nitratos - 10 mg/l nitritos - 0 mg/l amónia - 0.1mg/l (usei um teste da orniex, este é o valor minimo da escala) Os outros valores estão sem alteração excepto a temperatura que está a 28. Conclusão: Os problemas continuam, o lábio do discu continua igual, apenas já não vejo o tal filamento que tinha referido. A barbatana do disco apresentado, que estava roida, já não apresenta problemas. Mas agora tenho um outro disco com um dos operculos fechado (raramente o abre, só o abre esticando a boca), suspeito que possa ser Dactylogyrus, e apresenta umas roidelas na barbatana também. Vão aqui as fotos do suposto disco Agradecia a vossa ajuda, já me está a custar um bocado ver os discos assim :S. Depois de ganhar o afecto a estes bichos, acho que sofremos mais do que eles.... Editado: para acrescentar que o disco mexe-se pouco e só fica a olhar pa comida com cara de fome, mas não a trinca Abraços Editado Setembro 29, 2009 por biegas Cumprimentos João Campos
biegas Publicado: Setembro 30, 2009 Autor Publicado: Setembro 30, 2009 Agora um disco apresenta-se escuro, e algumas vezes vão se coçando no tronco e no areao Cumprimentos João Campos
tunedpuma Publicado: Setembro 30, 2009 Publicado: Setembro 30, 2009 (editado) Boas . eu tive um discu assim tb , barbatanas com essas manchas , e tinha boca inchada e olhos um pouco para fora , usei alguns tratamentos que nao fizeram efeito esha 2ooo , sal , ect , a unica coisa que consegui resolver o assunto foi com formol , o discu tava em muito mau estado , no 2 dia de tratamento ja ele tava novo faz formol , e´ remedio santo Editado Setembro 30, 2009 por tunedpuma
Godlike Publicado: Outubro 1, 2009 Publicado: Outubro 1, 2009 Podes fazer um tratamento com sal, ou com esha2000. O fluvermal ou formal são tratamentos mais eficazes, mas tb mais fortes. Cumps
biegas Publicado: Outubro 1, 2009 Autor Publicado: Outubro 1, 2009 Eu tive a falar com um lojista que já tem uma boa carreira , e ele referiu que era possivel que fosse oodinium... Embora não seja visivel nenhuma camda dourada sobre a pele, ou pelo menos que eu não a identifique. Esta camada dmora quanto tempo a ficar visivel?? Ou quanto tempo poderá levar até um peixe afectado ganhar essa camada?? Godlike, o tunedpuma refere que teve um problema identico a este, e que nem o sal nem o esha2000, surtiram efeito. E recomendas me usar esses 2, desconfias que seja o que??? Abraço Cumprimentos João Campos
Recommended Posts