Problemas com discus


biegas

Recommended Posts

Boa noite!

 

Venho pedir ajuda pois estou com a comecar a ficar com medo que os meus discos vão desta para melhor...

 

Há 2 dias atrás reparei que tinha um disco com fezes brancas, dai e com alguma pesquisa pelo forúm, comecei a dar flagyl com a comida (eles ainda comem).

 

Hoje reparei que no disco que tinha detectado as fezes brancas, tem também a barbatana lateral a ficar rompida, e que um outro disco agora me apresenta o labio

superior inchado, e ao observar bem a boca deste nota-se umas bolinhas no labio e uma especie de fio a sair da boca enquanto ele respira.

 

Já tentei tirar foto mas não dá para ver grande coisa.

 

Agradeço ajuda desde já!

 

O setup:

aquario : 120*40*50

Temperatura: 30º de momento custumava tar nos 28

Iluminação: 210w t5

pH: 6.5

kh: 2

gh: 4

nitratos: 25

Amónia e nitritos, medidos a cerca de duas semanas estavam a zero!

 

Faço TPA's de 20% +/- dia sim dia não.

Tenho injecção CO2, e algumas plantas la dentro.

 

Acho que está tudo :)....

 

Cumprimentos

João Campos

Cumprimentos

João Campos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Todos passamos por coisas do género.

 

Mesmo que as fotos não sejam grande coisa, coloca aquilo que melhor conseguires.

 

E como está a respiração dos discus e as barbatanas?

 

Eu no teu caso tinha aplicado tremazol.

 

Boa sorte.

  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui vão algumas fotos:

 

Fotos do disco com labio inchado:

1.jpg

2.jpg

3.jpg

 

 

Foto do disco a ficar com barbatana roida:

4.jpg

 

A respiração está praticamente normal, só um bocadinho mais acelarada mas pouco.

As barbatanas tirando a indicada na foto, e incluindo os outros discos, está tudo em ordem.

 

ahhh, esquecime de mencionar, o aqua é comunitário tenho 4 discos, 8 neons e 2 sae's.

A filtragem é feita por um Fluval 404.

 

Agradeco que me aconselhem o tratamento, e se onde poderei arranjar o produto que aconselhem.

Falo em produto porque não acredito que isto vá ao sitio só com TPA's :S

 

Cumprimentos

João Campos

Editado por biegas

Cumprimentos

João Campos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Observa por detrás dos opérculos, a ver se vês os "fiozinhos", deve ser excesso de muco nas brânquias que é a resposta fisiológica do peixe para proteger as mesmas.

Pode ser amónia ou um agente externo que esteja a provocar isso.

O teu KH está bastante baixo (35ppm), com a injecção de CO2, podes estar a fazer com que o PH flutue do periodo nocturno para o diurno...(mede).

Volta a medir as formas de N, porque se não for da flutuação do PH, deve haver aí alguma coisa mais.

Nota-se que o peixe está ou esteve atacado por flagelados intestinais, fizeste bem em desparazita-lo, os altinhos no lábio são inflamações, do mesmo tipo que fizeram os buraquitos que vês na cabeça do peixe.

 

Abraço

Editado por Hugo Santos

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não se vê fiozinhos nenhuns, vou ver se faço as medições de novo amanha e volto a postar os valores!

 

Estes buraquinhos já vieram da loja com ele até pensei que já fosse mesmo dele!

Aconselhas subir o kH para quanto?? 4?? Tendo em conta que tenho plantas no aqua.

 

 

E quanto ao labio não faço nada para já??

 

Abraço

Cumprimentos

João Campos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem cá venho postar os valores, e parece que tive um saltinho nos valores de amónia.. :S

 

Nitratos - 25mg/l

nitritos - 0 mg/l

amónia - 0.5mg/l

 

 

acham que esta quantidade de amónia foi suficiente para causar os problemas nos discos??

 

isto porque tenho ph a 6.5, e na tabela do folheto do teste da sera o meu ph nem aparece, mas com ph 7, a amonia que apresenta é inofensiva!

 

ahh... e as medições de pH, feitas a noite mesmo antes de desligar as luzes deu pH= 6.5, de manha antes de ligar as luzes pH= 6.5( este no teste cromatico, a cor foi praticamente a mesma, ainda a encaixo no valor de 6.5.

 

Cumprimentos

João Campos

Editado por biegas

Cumprimentos

João Campos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não tens variação de PH é porque estás a injectar pouco CO2, tanto melhor.

Se vires que há necessidade aumenta.

O problema da amónia não é ser inofensiva...ela é menos toxica.

Se houver flutuação de PH, durante a noite, numa TPA,subindo o KH, vais ter problemas.

Dá um jeito ao filtro biológico, aspira o fundo.

 

Enquanto a amónia não estiver a zero e os nitratos abaixo de 10, não faças nada, excepto TPA´s pequenas e muitas, e limpar o fundo (aspirar).

 

Abraço

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas.

 

Em relação ao co2, só está ligado durante o dia, e uso o teste permanente da sera

e a cor está no "normal" que ele identifica.

 

Já aumentei a filtragem biológica, e vou comecar a fazer tpas diariamente.

Até estabilizar os valores.

Depois comunico os resultados.

 

Obrigado.

 

Cumprimentos

João Campos

Cumprimentos

João Campos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dando mais força aos conselhos do Hugo.

 

TPA's pequenos e frequentes sempre com aspiraçao do fundo.

Sei que é trabalhoso mas é melhor forma de manter bons valores da agua!

Cumprimentos

 

Félix Brito

Proud Discus keeper

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

Isso do trabalhoso é muito relativo.... Quem corre por gosto não cansa :Fade-color

Editado por biegas

Cumprimentos

João Campos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Caros companheiros, venho reavivar este tópico.

 

Após alguns dias, fazendo tpa´s como aconselhado, tenho os valores estabilizados,

Nitratos - 10 mg/l

nitritos - 0 mg/l

amónia - 0.1mg/l (usei um teste da orniex, este é o valor minimo da escala)

 

Os outros valores estão sem alteração excepto a temperatura que está a 28.

 

Conclusão:

Os problemas continuam, o lábio do discu continua igual, apenas já não vejo o tal filamento que tinha referido.

A barbatana do disco apresentado, que estava roida, já não apresenta problemas.

Mas agora tenho um outro disco com um dos operculos fechado (raramente o abre, só o abre esticando a boca), suspeito que possa ser Dactylogyrus, e apresenta umas roidelas na barbatana também.

 

Vão aqui as fotos do suposto disco

 

3-1.jpg

 

2-1.jpg

 

1-1.jpg

 

Agradecia a vossa ajuda, já me está a custar um bocado ver os discos assim :S.

Depois de ganhar o afecto a estes bichos, acho que sofremos mais do que eles....

 

Editado: para acrescentar que o disco mexe-se pouco e só fica a olhar pa comida com cara de fome, mas não a trinca

 

 

Abraços

Editado por biegas

Cumprimentos

João Campos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas . eu tive um discu assim tb , barbatanas com essas manchas , e tinha boca inchada e olhos um pouco para fora , usei alguns tratamentos que nao fizeram efeito esha 2ooo , sal , ect , a unica coisa que consegui resolver o assunto foi com formol , o discu tava em muito mau estado , no 2 dia de tratamento ja ele tava novo

 

 

faz formol , e´ remedio santo

Editado por tunedpuma
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tive a falar com um lojista que já tem uma boa carreira :dance:, e ele referiu que era possivel que fosse oodinium...

Embora não seja visivel nenhuma camda dourada sobre a pele, ou pelo menos que eu não a identifique.

 

Esta camada dmora quanto tempo a ficar visivel?? Ou quanto tempo poderá levar até um peixe afectado ganhar essa camada??

 

Godlike, o tunedpuma refere que teve um problema identico a este, e que nem o sal nem o esha2000, surtiram efeito.

E recomendas me usar esses 2, desconfias que seja o que???

 

Abraço

Cumprimentos

João Campos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais