Recommended Posts

Publicado

Viva:

Sou novata em aquariofilia, vindo por este meio procurar ajuda da vossa parte. Na casa da minha mãe existe um pequeno lago de jardim com cerca de 600 litros. No passado, o lago esteve infestado com nenúfares cujas raízes proliferaram atingindo quase toda a superficie do pequeno lago.

Subitamente os 6 peixes que lá habitavam morreram sobrevivendo apenas um grande cometa. Perante este desastre, decidimos limpar todo o lago retirando todos os nenúfares (tarefa árdua porque as raízes habitaram todo o lago) e colocando-os em pequenos potes abertos. Mais tarde, compramos novos peixes para além do grandalhão, nomeadamente 2 orandas pretos, e 3 cometas. Durante 15 dias os peixes deram-se bastante bem, mas até à última semana começaram a ter uma atitude inactiva, permanecendo todos juntos junto aos potes com os nenúfares. Viemos a descobrir que estavam coma doença dos pontos brancos. De referir que o meu lago não teve até hoje qualquer motor de água e filtração, apenas mudanças de água regulares e um pequeno chafariz.

Recentemente colocamos uma bomba e filtro adequados e vamos ver como os dois peixes que sobreviveram (entre os quais o grandalhão) se adaptam.

Com toda esta informação gostaria de saber se os nenúfares atrapalham de certa forma a vida dos peixes e se existem outro tipo de plantas aquáticas mais indicadas? Gostaria também de comprar algumas carpas, mas quantas poderei ter num lago com estas dimensões? Deixo aqui o link com as fotos do lago de forma a que possam ajudar-me : http://www.flickr.com/photos/42303990@N02/?saved=1

Obrigada,

Publicado:

Ola xinavane,bemvinda ao forum. :| Tens um lago muito bonito,qual é o diametro profundidade do mesmo? Na minha modesta opinião os nenúfares são mais apropriados para lagos maiores,ao teres cinco?nenúfares eles com o crescimento vão cobrir toda asuperficie as raizes rebentam com os vasos e durante esse tempo as folhas troncos e flores que eles renovam constantemente vão produzir imença materia em decomposição que o teu filtro vai ter de assimilar. Por que não fazes um rebordo com com alfaçesd'agua e metes um nenúfar no centro ou uma planta palustre tipo papiros? Para subemerças elodeas e valisnerias. Carpas atingem um metro de cumprimento! Para dar a alguem após um ano três pequenas,após três anos uma pequena!

Publicado:

Bom dia Koi:

Obrigada pela resposta. O lago é bastante antigo tem cerca de um metro e meio de diâmetro e 50 cm de profundidade. Quando falas em criar um rebordo a que te referes?

Mais uma questão onde posso arranjar essas plantas aquáticas como alfaces de água e papiros aqui na Póvoa do Varzim ou Porto? E, at least, fiz há uma semana o tratamento para os pontos brancos, poderei agora comprar novos peixes?

obrigada,

Publicado:

boas. o peixe grande que te referes deve ser uma koi nao? se for vai crescer. e como ficou o tratamento dos pontos brancos? tao curados? se sim acho que nao ha problema em colocar peixes desde que nao se subrepovoe o lago. se nao é dificil tratar a água dum lago com muitas plantas a apodrecer, o que acontece com as folhas e caules de nenufar antigas , e com exesso de peixes.

Tem atençao a qualidade de agua e troca metade da agua de ves em quanto, nao posso diser tempo pk depende de lago pra lago. mas a mesma agua muitos meses facilita as doenças causadas por bacterias.

cumps

Vivendo e aprendendo

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Publicado:

bom dia tmaster :roflroll2: Não, trata-se de um kinguio cometa já lá habita há um ano e meio o outro é um oranda pequenito. Tinha mais 3 peixes (2 orandas pretos e um cometa limão) mas morreram mas morreram todos, penso que devido à doença. Infelizmente só me apercebi bastante tarde.

Pelos vistos não posso ter nenhuma Koi porque o lago é bem pequeno. Já agora vi que o teu lago tem uma planta aquática muito bonita é flor de lótus ou nenúfar? Parece-me diferente do nenúfar, gostaria muito de arranjar flor de lótus.

Publicado:

antes de mais nao sei distinguir um nenufar de uma lotus:s .As lotus sao as flores rosa choke?

Outra coisa é que deves tar aconfundir o meu topico.pois nao tenho fotos de nenufar.. o meu é este:http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=133317

apesar de actualmente ter um nenufar de flor amarela no meu lago mais pequeno.

se me souberes diser a diferença talves possa ajudar. cumps

Vivendo e aprendendo

Publicado:

Na verdade também não sei a diferença, mas se não me engano o formato das folhas e pétalas são diferentes. O Lótus é também descrito por ter um perfume bastante intenso (aliás quem visita a China fica enjoado desse perfume porque eles colocam-no em todos os cantos).

Publicado:
:roflroll2: Ola xinavane. Respondendo ao que falta,por criar um rebordo queria dizer para colocares as alfaçes d'agua na berma do lago formando um circulo,mas podem ser colocadas de mil maneiras! Quanto ao sitio onde podes arranjar as plantas,talvez numa loja de animais ou horto da tua zona,eu sou de lisboa esperemos que algum membro do norte te possa ajudar.Em ultimo caso fala comigo que eu tenho carradas e logo vemos a melhor maneira.
Publicado:

Obrigada Koi :sad2: ... no fim-de-semana a ver se dou umas voltas aqui pelos hortos da zona para comprar as alfaces e mais cometas visto o único que tenho andar muito desanimado.

Eu que não ligava nada a peixes, rendi-me a estes animais (tão sensíveis) apenas quando eles estiveram perante a morte. Agora sim, vou dedicar-me por completo ao meu pequeno lago, tentar que ele não fique com um ar tão selvagem e demodé. As fotos dos lagos que publicam no fórum são tão espectaculares que até fico com vergonha!!!!! :roflroll2:

Obrigada pela oferta das alfaces, mas provavelmente não vai ser preciso. Entretanto, já encomendei uma ninféia lotus e papiros anões no site da Naturline. Vou retirar todos os nenúfares, e colocar apenas estas duas espécies.

Grazie mais uma vez ,

Publicado:

nao sao assim tao sensiveis, especialmente o meu cometa ja subreviveu a uma descida de temperatura brusca e a um "ataque" de amonia isto ja ha alguns anos.

so sao mais sensiveis a doenças provocadas por bacterias e valores que variem bruscamente tal como amonia ou temperatura, de resto ate acho que sao resistentes, passam bem o inverno com temperaturas baixas etc... se passar a ser um hobbie e nao mais uma coisa ke la esta en casa aprende-se muito e vais ver que te apercebes do que eles precisam, tal como se fosse um cao ou um gato. principalmente sao muito giros quando veem comer as maos praticamente...

devias deixar um pe de nenufar pelo menos, pois tanbem sao mt fixes quando dao flor.

Vivendo e aprendendo

Publicado:

Pois tmaster, referia-me a sensíveis a nível de atitude. Quando tiveram a doença juntaram-se todos junto a um pote de nenúfar como se estivessem a aquecer. Fiquei bastante sensibilizada!! Já agora vou encomendar os papiros e o lotus há algum problema em plantá-los nesta altura?