Its me Publicado: Novembro 10, 2004 Publicado: Novembro 10, 2004 Olá, Pelo aspecto parece ser falta de nutrientes; de qualquer maneira aguarda por uma opinião mais experiente. Abraço
Just_me Publicado: Novembro 11, 2004 Publicado: Novembro 11, 2004 Parece-me falta de ferro....mas nao tenho certezas... Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Pedro Borges Publicado: Novembro 12, 2004 Publicado: Novembro 12, 2004 Epa, não é querer estar a fazer nenhum tipo de publicidade, mas parece-me que a Selecção Verde da Aquário Magazine deste mês traz um artigo do Sérgio Veterano exactamente sobre os nutrientes, sua função e sintomas de carência. Até já a tenho cá na loja, mas ainda não tive tempo para ler. Abraço, Pedro 67% das estatísticas estão erradas... como tu!
ZANITO Publicado: Dezembro 12, 2004 Autor Publicado: Dezembro 12, 2004 Bom pessoal, passado um mês desde a última intervenção neste tópico, o resultado é o mesmo. Este tópico teve intervenção dos mais experientes em plantas deste fórum, e por isso agradeço a preocupação, mas passado um mês, isto continua na mesma. Plantas continuam nascer rasteiras, plantas que atingiam os 40cms altura quando foram introduzidas agora não passam dos 10. Elas continuam crescer, todos dias, o problema é que não crescem em altura. Coloquei aquele adubo caseiro do colega Andre Nobrega, e não fez nada. Tenho o Co2 sempre a bombar, verifico pearling em todas as plantas, mas continuam crescer para os lados. Sinal disso é a glosso, que por um lado tenho sorte, porque cresce para os lados que é o que se pretende, mas por outro lado, tenho azar com qualquer outro tipo de plantas. Agora eu penso, se não é do adubo, se não é do Co2. do areão também não é, só pode ser da iluminação não ? dos espectros das lâmpadas? Para os relembrar, sao 4 lâmpadas de 36 Wats cada, q estão da seguinte forma, de trás para a frente do aqua : 1 DAY LIGHT 36W 1 SYLVANIA AQUASTAR 36W 1 AQUARELLE PHILIPS 36W 1 GRO-LUX SYLVANIA 36W Será melhor substituir a Aquastar ou a Aquarelle visto serem as duas de espectros azulados, por uma DAYLight?? Adiantará alguma coisa?? Epa é que esta situação já começa fartar sinceramente, antigamente não punha CO2, tinha 30 Wats nuim aqua de 120 litros para as plantas, e elas cresciam todas na boa, e agora que uma pessoa reune boas condições para elas crescerem elas fazem isto!!! é de ficar maluco!!! Ps : Introduzi uma vez um fertilizante da Tropica (metade da dose recomendada para a litragem do meu aqua) e resultou no aparecimento de algas cabeludas à fartura, das quais ainda não me consegui livrar! Se alguem inda tiver paciência de me ajudar agradecia, :D :D
Pedro Borges Publicado: Dezembro 12, 2004 Publicado: Dezembro 12, 2004 Sim, sem dúvida que é do espectro das lâmpadas. Pensei que não havia dúvida porque o titulo do tópico é ele próprio a resposta ao problema :D Troca uma ou ambas as lâmpadas de 10000K por daylight entre 4000K e 6000K ou mesmo por outra plant-gro. Abraço, Pedro 67% das estatísticas estão erradas... como tu!
ZANITO Publicado: Dezembro 14, 2004 Autor Publicado: Dezembro 14, 2004 Obrigado mais uma vez pela atenção Pedro, hoje vou sustituir a AQUASTAR por uma DAYLIGHT, e ficará da seguinte ordem tal como referiste num pos anterior de traz para a frente : 1 Daylight 1 GroLux Sylvania 1 Daylight 1 Aquarelle
Pedro Borges Publicado: Dezembro 14, 2004 Publicado: Dezembro 14, 2004 Se não funcionar podes sempre tentar desligar uma das lâmpadas e deixar só 3 ligadas. Abraço, Pedro 67% das estatísticas estão erradas... como tu!
Recommended Posts