andreziituh Publicado Setembro 9, 2009 Publicado Setembro 9, 2009 Boas. Estou pela primeira vez a tentar reproduzir bettas, a femea ja esteve dois dias a ver o macho e vice versa e nesse prazo a macho ja fez o ninho. Hoje de manha soltei a femea com o macho mas este nao parece estar muito interessado nela.. quando os juntei ele meteu se logo atras dela mas agora ela esta para um canto ele anda de baixo do ninho a fazer mais bolhas.. O que se passa, o que devo fazer? E outra coisa é que parece que o as bolhas do ninho estão a arrebentar.. Ajuda...
Rúben Ferreira Publicado: Setembro 9, 2009 Publicado: Setembro 9, 2009 Boas.Estou pela primeira vez a tentar reproduzir bettas, a femea ja esteve dois dias a ver o macho e vice versa e nesse prazo a macho ja fez o ninho. Hoje de manha soltei a femea com o macho mas este nao parece estar muito interessado nela.. quando os juntei ele meteu se logo atras dela mas agora ela esta para um canto ele anda de baixo do ninho a fazer mais bolhas.. O que se passa, o que devo fazer? E outra coisa é que parece que o as bolhas do ninho estão a arrebentar.. Ajuda... Atenção pois um acasalamento de bettas não é apenas estalar os dedos e pronto! Ela poderá ainda não estar pronta para a desova. (quando estão algumas delas nota-se riscas verticais) É normal o macho andar atrás dela e ataca-la, é para se impor e obriga-la a uma submissão. Isto pode demorar algumas horas ou até mesmo dias. 2 a 3 máximo, depois disto se não der o melhor é trocar de fêmea ou macho. Por isso deves ter plantas ou outras coisas dentro do aquário para a fêmea se esconder doa ataques do macho, para que ele não a mate. A minha mascote
andreziituh Publicado: Setembro 9, 2009 Autor Publicado: Setembro 9, 2009 Atenção pois um acasalamento de bettas não é apenas estalar os dedos e pronto!Ela poderá ainda não estar pronta para a desova. (quando estão algumas delas nota-se riscas verticais) É normal o macho andar atrás dela e ataca-la, é para se impor e obriga-la a uma submissão. Isto pode demorar algumas horas ou até mesmo dias. 2 a 3 máximo, depois disto se não der o melhor é trocar de fêmea ou macho. Por isso deves ter plantas ou outras coisas dentro do aquário para a fêmea se esconder doa ataques do macho, para que ele não a mate. riscas verticais como assim?
Rúben Ferreira Publicado: Setembro 9, 2009 Publicado: Setembro 9, 2009 Ajuda?? Tens aqui um exemplo de uma imagem de uma betta com as riscas verticais. Nem todas ficam com as riscas, logo terás de arriscar caso a fêmea não as tenha e ir tentando. A minha mascote
andreziituh Publicado: Setembro 9, 2009 Autor Publicado: Setembro 9, 2009 Tens aqui um exemplo de uma imagem de uma betta com as riscas verticais.Nem todas ficam com as riscas, logo terás de arriscar caso a fêmea não as tenha e ir tentando. Pois a femea realmente nao apresenta essas riscas.. mas esta com o oviparo dilatado e agora gordita.. e o macho anda sempre de volta do ninho so vai ter com ela de longe a longe, encosta se a ela e nada parecendo que quer dar o abraço mas nada..
djhifi Publicado: Setembro 9, 2009 Publicado: Setembro 9, 2009 (editado) Uma das minhas (a outra ainda não está adulta) é da cor da mostrada na imagem e, por acaso, as riscas apareceram mas em sombreado, ou seja, era preciso mais atenção para ver. Em relação ao sitio e á forma, eram muito parecidas com as da imagem (menos na cor como disse). André, em relação ao rebentamento das bolhas tenta arranjar plantas de superficie, ramos de tronco que saiam da água, enfim, um qualquer objecto (preferência natural ) para as bolhas poderem estar estáveis. O macho irá formar o ninho á sua volta. Outra coisa a ter em conta é a oxigenação, tenta por pouca ou mesmo nenhuma nesta fase, pois pode provocar oscilação na água e por conseguinte, rebentamento do ninho. O coitado do teu betta irá tentar repor as bolhas em falta e andará muito cansado (nota, que se vires que ele anda a comer pouco, tal nesta fase será perfeitamente normal). Os instintos paternais falarão mais alto. Os bettas tem mesmo uma forma muito sua de acasalar. Tu apenas podes criar as condições, o resto depende deles. A percentagem de sucesso sobe consoante a tua dedicação na criação das condições, como é óbvio. Mas a certa altura (e aconteceu comigo) tens mesmo de esperar e fazer tentativas. (comigo só resultou com o truque da garrafa porque antes disso soltava-a no aqua de criação e ele andava atrás dela a dar bicadas mas...nada de ninho). Aguenta mais 1 ou dois dias e controla a situação do ninho. Boa sorte e vai postando novidades para irmos ajudando. Editado Setembro 9, 2009 por djhifi
andreziituh Publicado: Setembro 9, 2009 Autor Publicado: Setembro 9, 2009 Uma das minhas (a outra ainda não está adulta) é da cor da mostrada na imagem e, por acaso, as riscas apareceram mas em sombreado, ou seja, era preciso mais atenção para ver. Em relação ao sitio e á forma, eram muito parecidas com as da imagem (menos na cor como disse). André, em relação ao rebentamento das bolhas tenta arranjar plantas de superficie, ramos de tronco que saiam da água, enfim, um qualquer objecto (preferência natural ) para as bolhas poderem estar estáveis. O macho irá formar o ninho á sua volta. Outra coisa a ter em conta é a oxigenação, tenta por pouca ou mesmo nenhuma nesta fase, pois pode provocar oscilação na água e por conseguinte, rebentamento do ninho. O coitado do teu betta irá tentar repor as bolhas em falta e andará muito cansado (nota, que se vires que ele anda a comer pouco, tal nesta fase será perfeitamente normal). Os instintos paternais falarão mais alto. Boa sorte e vai postando novidades para irmos ajudando. Sim por acaso ja tinha reparado de quando os alimentava ele quase nao come, vim investigar aqui no forum e entao soube disso. nao tenho nenhuma agitação no aqua, nem filtro, nem bomba de ar. as bolhas parece que desde a umas horas estabelizaram mais. mas a atitude do macho é, vai ao ninho, faz mais bolhas depois vai a femea nada encostado a volta dela e anda sempre neste correpio e nada de abraço. e eu ansioso por poder ver o tal abraço xD
djhifi Publicado: Setembro 9, 2009 Publicado: Setembro 9, 2009 Quando ele vai ter com ela notas que ele abre os opérculos e fica ali a pairar á volta dela, como se de um helicoptero se tratasse?
andreziituh Publicado: Setembro 9, 2009 Autor Publicado: Setembro 9, 2009 Quando ele vai ter com ela notas que ele abre os opérculos e fica ali a pairar á volta dela, como se de um helicoptero se tratasse? As vezes sim. Outras vezes só se encosta a ela e nadam os dois tipo a fazer 360º..
Rúben Ferreira Publicado: Setembro 9, 2009 Publicado: Setembro 9, 2009 Sim por acaso ja tinha reparado de quando os alimentava ele quase nao come, vim investigar aqui no forum e entao soube disso.nao tenho nenhuma agitação no aqua, nem filtro, nem bomba de ar. as bolhas parece que desde a umas horas estabelizaram mais. mas a atitude do macho é, vai ao ninho, faz mais bolhas depois vai a femea nada encostado a volta dela e anda sempre neste correpio e nada de abraço. e eu ansioso por poder ver o tal abraço xD Hehehe, é assim mesmo é o trabalho dele durante o acasalamento, pior é depois quando tiver de andar cima/baixo/baixo/cima a apanhar os ovos e alevinos Enquanto ela não o aceitar não há abraços. Quanto às bolhas podes usar um copo de plástico cortado ao meio na vertical e colocar sobre o ninho (tens de o agarrar com fita cola ou outra coisa aos rebordos do aquário, para ele não afundar e estrgar o ninho) vai ajudar a manter o ninho mais estável e depois mais tarde facilitar a eclosão. As plantas podes e deves manter na mesma, até porque cria infusórios para os alevinos depois comerem. A minha mascote
andreziituh Publicado: Setembro 9, 2009 Autor Publicado: Setembro 9, 2009 Boas.Estou pela primeira vez a tentar reproduzir bettas, a femea ja esteve dois dias a ver o macho e vice versa e nesse prazo a macho ja fez o ninho. Hoje de manha soltei a femea com o macho mas este nao parece estar muito interessado nela.. quando os juntei ele meteu se logo atras dela mas agora ela esta para um canto ele anda de baixo do ninho a fazer mais bolhas.. O que se passa, o que devo fazer? E outra coisa é que parece que o as bolhas do ninho estão a arrebentar.. Ajuda... Mas porque essa pergunta?
Recommended Posts