Recommended Posts

Publicado

Estava a pensar fazer um nano de +/- 25lt (por exemplo 40cmp 20prf 30alt) e as ideias que tenho em mente são as seguintes:

1º é para ser plantado, logo levara substrato no fundo -> agora ajuda que queria era em marcas e quantidades a usar

2º colocar no centro um tronco e pedras de forma a poder servir de esconderijo para os peixes e "ninxo" :thumbup3: de plantas -> quais as plantas a usar não sei nomes científicos mas gostava de fazer um tapete e ter uma ou várias anubias no tronco (local delas certo?) sendo ao todo uns 4/5 tipos de plantas de folha longa e curta mais tipo "molhinho de folhas" :fart004:

3º a ideia que levou inicialmente à criação deste plantado é as plantas e a presença de ramirezis 6/8, e pensei numa equipa de limpeza de 2/3 (corydora/otto) e recentemente pensei em colocar rasboras (o efeito dos triângulos em cardume acho bastante engraçado e bonito) 10/12 -> gostava de saber se acham uma boa conjugação de fauna e flora e as quantidades se são em demasia para o volume pretendido

espero que me consigam ajudar

obrigado pelas futuras opiniões :discuss_gathering:

obrigado e cumprimentos

Publicado:
Estava a pensar fazer um nano de +/- 25lt (por exemplo 40cmp 20prf 30alt) e as ideias que tenho em mente são as seguintes:

1º é para ser plantado, logo levara substrato no fundo -> agora ajuda que queria era em marcas e quantidades a usar

2º colocar no centro um tronco e pedras de forma a poder servir de esconderijo para os peixes e "ninxo" :alberteinstein: de plantas -> quais as plantas a usar não sei nomes científicos mas gostava de fazer um tapete e ter uma ou várias anubias no tronco (local delas certo?) sendo ao todo uns 4/5 tipos de plantas de folha longa e curta mais tipo "molhinho de folhas" :sorry:

3º a ideia que levou inicialmente à criação deste plantado é as plantas e a presença de ramirezis 6/8, e pensei numa equipa de limpeza de 2/3 (corydora/otto) e recentemente pensei em colocar rasboras (o efeito dos triângulos em cardume acho bastante engraçado e bonito) 10/12 -> gostava de saber se acham uma boa conjugação de fauna e flora e as quantidades se são em demasia para o volume pretendido

espero que me consigam ajudar

obrigado pelas futuras opiniões :(

obrigado e cumprimentos

experimenta musgo de java... é muito engraçado e util para esconderijo... quanto a plantas nao te posso ajudar muito mais... mas procura na secçao de fotos e videos... tens la muitos setus que indicam o nome das plantas que teem...

isso sao demasiados peixes... mesmo demasiados...

tenta pensar assim: ha uma regra geral que nao é muito rigida, em que se pensa em ter 1cm de peixe adulto por litro de agua...

se cada peixe que queres por medisse 1cm, terias aí 18 a 23... mas as corys mais pequenas teem 5 cm... os ramirezis tmb rondam essa medida... as rasboraas chegam tambem aos 5 cm... ou seja tens ai materia potencial para uns 80 litros...

se a vontade é muita, arranja um aquario maior... ha bons negocios no forum (o meu so nao é maior porque nao tenho espaço)... alem disso, quanto maior o aquario, mais facil é de o ter.

se nao puderes mesmo, podes sempre por uns camaroes para limpeza, em vez das corydoras (depois reproduzem-se muito mas podes dar ou vender)... podes arranjar um ottocinclus para te tratar das algas... e depois podes ter uns 4 ramirezis...

e talvez seja muito, porque com substacto e pedras ou troncos (os ramirezis gostam de esconderijos) ficas rapidamente com uns 18 litros uteis...

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Vejam aqui o meu aqua!

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!