Caudas ratadas, tornam a crescer?

nf98977a

Recommended Posts

Boas, eu tenho quase a certeza que as caudas dos escalares que tenham algum tipo de "acidente" tornam a crescer; mas vou perguntar para ter a certeza absoluta. Coloquei seis escalares com dois meses (minha produção), no aqua principal junto com escalares adultos; passados dois dias fui de férias. O meu sobrinho é que ficou de alimentar a fauna dos quatro aquas que tenho. Entretanto a meio das férias fui informado que tinha mais um casal de escalares a desovar, já tinha um casal. Quando regressei reparei que os escalares com dois meses tinham as caudas ratadas (nem todos); presumo que durante a luta pelo território entre os casais tenha havido algum dos escalares que perseguiu os pequenos. A minha dúvida, como já disse é: as caudas dos juvenis tornam a crescer?

Já agora pergunto também, acham que dois casais de escalares para um aqua de 240l é demais? É que já reparei que os elementos dos dois casais andam um pouco "esfarrapados", isto é com pequenos pedaços de "pele" levantados; resultado das lutas. è melhor vender um casal?

Obrigado.

Vitor Amaro

Partilhar nas redes sociais

Boas, eu tenho quase a certeza que as caudas dos escalares que tenham algum tipo de "acidente" tornam a crescer; mas vou perguntar para ter a certeza absoluta. Coloquei seis escalares com dois meses (minha produção), no aqua principal junto com escalares adultos; passados dois dias fui de férias. O meu sobrinho é que ficou de alimentar a fauna dos quatro aquas que tenho. Entretanto a meio das férias fui informado que tinha mais um casal de escalares a desovar, já tinha um casal. Quando regressei reparei que os escalares com dois meses tinham as caudas ratadas (nem todos); presumo que durante a luta pelo território entre os casais tenha havido algum dos escalares que perseguiu os pequenos. A minha dúvida, como já disse é: as caudas dos juvenis tornam a crescer?

Já agora pergunto também, acham que dois casais de escalares para um aqua de 240l é demais? É que já reparei que os elementos dos dois casais andam um pouco "esfarrapados", isto é com pequenos pedaços de "pele" levantados; resultado das lutas. è melhor vender um casal?

Obrigado.

Vitor Amaro

Sim voltam a crescer, tanto em juvenis como em adultos(apenas me deparei com uma fêmea adulta, que tinha uma barbatana peitoral que não crescia, mas foi caso pontual acho eu), principalmente aqueles dois "espigões" que facilmente são cortados.

Primeiro confirme se são mesmo dois casais hetero, é normal fêmeas confundirem outras fêmeas como machos, podendo até desovar as duas ao mesmo tempo.

240L plantado em principio será sempre mais dificil ter posturas com um grande indice de sobrevivência.

Assim a primeira solução se não quiser vender um dos casais, será colocar um separador ou plantas que tapem a visibilidade uns dos outros.

Sempre tem uma certa piada, eles defenderem o território, desde que não se magoem muito, e activa-lhes o instinto de paternidade que é muito curioso de se observar.

Por outro lado ao retirar um casal, deixa o outro muito mais descansado, e pode fazer a postura com muito menos stress. Podendo talvez as posturas ser mais eficazes.

Abraço

assbettaportugal.png

Partilhar nas redes sociais

• 2 anos depois...