Pedro Ferrer Publicado Setembro 8, 2009 Publicado Setembro 8, 2009 Boa noite Venho por este meio abrir (com muito gosto) uma discussão acerca de dimensões de aquários. Como assim? Eu tenho um aquário com 100x40x50cm...~200L Se fosse hoje, e tenho vincado isso em algumas situações, faria por exemplo 100x50x40... Penso que um aquário com cerca de 40cm é suficiente. Pensava mais num aquário tipo Japonês... mais baixo, mais amplo, com outras possibilidades. Estamos a falar de aquários com a mesma litragem - 200L - a nível de iluminação é melhor - a nível de manutenção é melhor - a nível de espaço para os peixes nadarem é melhor - já repararam?, num ápice ganhava 10cm de profundidade para brincar com o layout Agora um exemplo de um aquário de 300L... Olhando para um aquário com 100x60x50, eu hoje faria assim: 100x75x40cm... - já repararam?, num ápice ganhava 15cm de profundidade para brincar com o layout - mais perto do cubo... Pensem nisso! Abraço Pedro Ferrer Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...
Hugo R. Silva Publicado: Setembro 8, 2009 Publicado: Setembro 8, 2009 Olá Pedro, As razões que apresentas são todas válidas, concordo com isso mas tenho algumas dúvidas. 40cm com areão e decorações etc etc ficaria com que? 30/35cm? Já agora, para que peixes? todos os peixes em 40cm de altura? Nos meus aquários de camarões, o máximo é 30cm, preferi aumentar na largura do que na altura. Alguns dos meus aquários (shrimps)
Rui Granja Publicado: Setembro 8, 2009 Publicado: Setembro 8, 2009 (editado) Viva, Concordo com todas as tuas razões, mas estou como o Hugo. Para todos os peixes? Como tu falas em layout, presumo que leves a coisa mais para o lado do plantado e aquascaping. Nesse ramo os 40cm de altura podem chegar perfeitamente, mas também pode ser preciso mais altura devido ao substrato e decorações! Por outro lado, há aquários em que o mais importante não é o layout, mas sim o bem estar dos peixes (veja-se os africanos por exemplo), e aí 40cm de altura é um bocado curto! Outro exemplo que podemos dar é o dos Discus. Será que 40 ou 45cm de altura para um discu adulto é saudável? Contando com substrato a coisa deve ficar com 30/35 como disse o hugo. No fundo penso que a altura dos aquas tanto pode ser um pouco subjectivo, ao gosto de cada um, como um aspecto necessário ao bem estar dos habitantes. Abraço Editado Setembro 8, 2009 por Rui Granja
Pedro Ferrer Publicado: Setembro 8, 2009 Autor Publicado: Setembro 8, 2009 Boa noite plantado e aquascaping Naaa, salgados mesmo :D Abraço Pedro Ferrer Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...
Hugo R. Silva Publicado: Setembro 8, 2009 Publicado: Setembro 8, 2009 Pedro faltou a resposta ás nossas perguntas :D Alguns dos meus aquários (shrimps)
Pedro Ferrer Publicado: Setembro 8, 2009 Autor Publicado: Setembro 8, 2009 Boa noite Vamos lá tentar complementar alguma informação. Bem sei que os Discus requerem um aquário mais alto... Bem sei que um aquário (reef) com peixes anjo, necessito de mais altura... Talvez um aquário só com SPS necessite de mais altura... mas com LPS e moles é diferente... Como sempre um aquário terá que corresponder ao espaço disponível... Mas estou revoltado com a medida dita 'standard' do meu aquário! Se fosse hoje... Abraço Pedro Ferrer Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...
José Cruz Silva Publicado: Setembro 8, 2009 Publicado: Setembro 8, 2009 Se retiras a altura e acrescentas na profundidade a dificuldade de manutenção mantêm-se a não ser que tenhas acesso a todos os lados do aquário. Se num aquario de 60x50 consegues chegar ao fundo dele com o braço, se calhar num aquario com 75x40 se calhar já não consegues. Sou muito novo nestas andanças dos salgados para dar melhor opinião mas julgo que 40 cm é muito pouco quando tens peixes que atinjem algum tamanho e podem ser territoriais. Em peixes de tamanho médio a grande um aquário com apenas 40 cm deixa de ter as diferentes camadas necessárias para todos coexisterem pacificamente...deixa de haver fundo, meia água e superficie. Por outro lado, apesar de precisares lampadas menos efecientes para conseguirem passar a coluna de água até ao fundo, precisas de mais lampadas para abranger a profundidade do aquário. Mas melhores opiniões virão de certeza :D Abraços Zé Néo
Hugo R. Silva Publicado: Setembro 8, 2009 Publicado: Setembro 8, 2009 ahhhhhh Agora chegamos a algum lado...... Concordo que as medidas standart são tudo menos adequadas..... Tenho um aquário muito alto (70cm) mas acho adequado pq tem discus. Tinha diversos aquários com medidas standart para os camarões e já os mudei a todos pois não gosto de aquários estreitos e eram muito altos para os camarões, logo acabei por os trocar. A questão principal devem ser os animais e alguns precisam de altura e outros nem tanto, cabe a nós saber e dar-lhe essas condições. Alguns dos meus aquários (shrimps)
jeff corado Publicado: Setembro 9, 2009 Publicado: Setembro 9, 2009 Pedro, Quanto a minha esperiência, agora estou com um 60 x 45 x45 ( CLA ), já tive 120 x 45 x 50 e 200 x 50 x 60, notei sempre que o fator iluminação e manutenção só tendem a melhorar ao diminuir-se a lamina d'água. Considerando o acesso pleno as laterais do mesmo, penso que 45cm para lamina d'água (não altura do vidro), atende tanto a necessidade dos seres (reef), quanto a do dono. Assim sendo almentar a profundidade é a natural solução para o volume do display e layout. Jeff Jeff Corado Meu Aqua
António Vitor Publicado: Setembro 9, 2009 Publicado: Setembro 9, 2009 Pedro, Quanto a minha esperiência, agora estou com um 60 x 45 x45 ( CLA ), já tive 120 x 45 x 50 e 200 x 50 x 60, notei sempre que o fator iluminação e manutenção só tendem a melhorar ao diminuir-se a lamina d'água. Considerando o acesso pleno as laterais do mesmo, penso que 45cm para lamina d'água (não altura do vidro), atende tanto a necessidade dos seres (reef), quanto a do dono. Assim sendo almentar a profundidade é a natural solução para o volume do display e layout. Jeff reduzindo a altura ganhas em oxigénio, se tiveres pouca circulação de água pode ser extremamente benéfico reduzires a altura...não é só as luzes... é sempre benéfico teres isso baixo, acho que os peixes pelo menos se forem pequenos não se vão importar, ganhas na horizontalidade...o que é mais importante. O meu Blog webcam das 22:00 às 8:00 com luz acesa
Recommended Posts