Recommended Posts

Publicado:

É verdade!! muito obrigado!! Estou radiante!! já tirei os guppys e mollys desse aqua, agora só lá estão além do casalinho e os seus ovinhos, um CAE, mais 3 escalares e 9 cardinais!! devo tirar tb o CAE e os cardinais? eu tive a meter os guppies e molly num aqua de 60litros, não posso lá por os outros 3 cardinais, além de pequeno já está lotadíssimo com esta vazada de peixes... :S

Queria tanto ter sorte com isto!! hehe os papás lá se continuam a roçar nos ovos... n sei se seráq normal se não... vou às escuras!! :discuss_gathering:

• Replies 51
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado:

sim é normal. Mas não tenhas muitas esperanças

Cumprimentos

João Marques

Publicado:

pois... eu sei que eles costumam precisar de treinar algumas vezes antes de ter sucesso, o que é um facto é que eles não param de se roçar nos ovos e parecem lá continuar todos e ainda mais, são mesmo muuuuuuuuuiiiiitos!!! esta noite vou deixar a luz acesa para que eles possam defender a sua prole e amanha voltarei a dar noticias... outra notícia é que ainda não consegui postar o video... :angel:

Publicado:

o video abre com o windows movie make, faz para gravares no computador com max de 12mgbs que o youtube aceita logo (se for para youtube claro).

podes tambem tirar fotos :angel:

boa sorte.

Publicado:

pois... o pior é que o video está num dvd que filmei com a camera de filmar... tenho de perder um tempito para descobrir...

actualização:

o numero de ovos parece-me igual a ontem com a diferença que me parecem ter crescido um pouco, parecem-me transparentes com uma pintinha branca (todos). os pais continuam super atarefados a abanar as asas ao pé dos ovos e a espantarem os outros dois escalares da area dos ovos!! os unicos que não consegui apanhar foi o cae, um molly silver e um guppy adolescente que teimam em não se deixar apanhar, de resto todos desapareceram do aqua!! hehehe

tb fui as compras e trouxe artémia e granulado para discos, agora posso diversificar entre larvas vermelhas, artemia, flocos e granulado de discus!! :D

vamos aguardando!! :smile2:

Publicado:

Pintinha branca??? Não estão fertilizados... tem de estar amarelos

Cumprimentos

João Marques

Publicado:

Bem, hoje faz as 48horas, mais por volta das 17h/18h, e tenho cerca de 20 ou 30 ovos brancos e os restantes parecem-me transparentes... pelo que tenho lido os brancos são os que estão fungados certo? e os restantes transpaentes? deveriam estar amarelos? :mrgreen: bom, vou aguardar e mais por volta dessa hora virei aqui dar novidades... de momento são estas...

inté...

Publicado:

Desde o meu ultimo post até agora já comeram a mior parte dos ovos, mas a fome continua... :mrgreen:

no entanto continuam a defender o local dos restantes habitantes, mas acabou aquela parte em que eles estão lá a abanar-se para os ovos... ou estão a comê-los ou andam ali por perto, mas esse ritual acabou e a maior parte dos ovos já foram comidos... vou esperar que seja da próxima!! :bs_quesexclaim:

cumprimentos,

luis tereso

Publicado:

Ve se os mudaram de sitio.

normalmente quando nascem, mudam nos de sitio

Cumprimentos

João Marques

Publicado:
Ve se os mudaram de sitio.

normalmente quando nascem, mudam nos de sitio

obrigado pela dica mas não... eles comeram-nos todos... ;)

para a próxima volto a descrever a novela... :wink:

abraços!!

Publicado:

é por terem companhia

Cumprimentos

João Marques

Publicado:

8 dias passaram... ainda não tenho ovos, mas parece-me bem encaminhado para tal... :dance:

Novidades do aqua é que já só se encontram os dois casalinhos de escalares dentro do aqua, tirei os cardinais viviparos e brigada de limpezas, apenas os escalares mesmo!! Ontem o casal que pos ovos há 8 dias andava frenéticamente a limpar a pedra, no entanto parecem ter adiado a coisa, assim que houver novidades posto!! biggrin.png' alt=':biggn:'>

aguardemos!! biggrin

Publicado:

Ora aí está!! :D

O outro casalinho quiz-me pregar uma partida, por momentos desconfiei que fossem ambas femeas, pois enquanto uma estava a meter os ovos o outro andava a ver as plantas como se não fosse nada com ele, mas agora já la andam os dois a roçar-se nos ovos!! :D Penso então que tenho dois casalinhos agora ambos a treinar as primeiras posturas... esta de hoje é a primeira postura aqui no meu aqua, e que raio foram meter os ovos mesmo no cantinho do aqua, mesmo numa esquina... o outro é mais chique tem uma pedra de xisto para as posturas, estes parece que é em qq lado!! hehehehe

bem, sei que eles amanha ou depois comerão os ovos, no entanto não deixo de estar feliz, pois tenho o meu aqua de 100litros com dois casais de escalares, ambos os casais com uma postura cada 1 de experiencia e ambos têm o seu lado do aqua bem definido!! Ai se têm!! hehehe!! Qd um casal vai ao lado oposto há logo molho!! :P

Mais logo vou tentar tirar umas fotos, não quero perturbar agora o casalinho pois o sítio que escolheram para a desova parece-me muito sensivel... vou aguardar mais um pouco...

Abraços!!!

Publicado:

24horas passadas e alguns ovos esbranquiçaram... no entanto os papás abanam-se freneticamente para eles... eles não se cansam?!? hehehe

abraços!!!!

Publicado: (editado)
Comidos... :) de novo a espera...

A mim aconteceu o mesmo .... tive postura na 6ª e ontem sabado 0 ovos.

Foram comidos, falta-me descobrir por quem pois é um aquário comunitário.

Os "vilões" ou foram os próprios escalares (não sei se é possivel) ou então ou foram as caridinas japonicas ou os LDA's 25.

Alguma dica ?

Já agora ... a postura foi num folha de feto. Podia-se ter cortado a folha e colocado a mesma num aquário só com reds ?

Editado por jvidia

Eu no meu caso, acho muito mais fácil, até para quem não tem tempo, deixar os pais a cuidarem deles, até por ser mais natural e apreciavel à vista. Se eles os comem é porque há algo errado, podem não estar fertilizados, podem ter começado a fungar, falta de espaço, stress por inumeros factores (condição da água; temperatura, pH, kH, oxigenação, nitratos. Vizinhança, "medo do escuro", sensiveis a sons de casa, movimentos bruscos, em casa, etc) Hoje em dia, os peixes vêm muito mais ambientados a condições de água piores, e é fácil fazer com que eles reproduzam, com qualidades de água bem diferentes do que as ideais, o que não quer dizer que não haja casais, mais sensiveis.

O mais normal, é passar o casal reprodutor, para um aquário mais pequeno e deixá-los desovar, depois é só retirar o casal e deixar a ninhada crescer.

Se os quiserem passar para um aquário à parte ainda em fase de ovo, têm mesmo de possuir um anti-fungico, que funcione, muita gente usa azul de metileno. Caso contrário, o que conseguem fazer com retirá-los dessa maneira é aproveitar aí cerca de 15-30% do total. Pois assim que fungam, é uma calamidade... Este anti-fungico aplica-se ém todos os casos de criação de escalares, mas especialmente quando os ovos não ficam ao cuidado dos pais.

Quanto à culpa do desaparecimento dos ovos, eu camarões tirava o cavalo da chuva até porque nos killis o pessoal usa as caridinas, para limpar os ovos, tenho esse aritgo aqui para casa, mas não o encontro (isto se não estou em erro, não garanto!!)

Quanto aos lda's a coisa já é um bocado diferente, porque pelo que sei alguns são carnivoros. Mas não tenho experiência por esses lados.

Citrolois, e esse filtro é para quando?

Abraço

Editado por minum

assbettaportugal.png

Publicado:
Eu no meu caso, acho muito mais fácil, até para quem não tem tempo, deixar os pais a cuidarem deles, até por ser mais natural e apreciavel à vista. Se eles os comem é porque há algo errado, podem não estar fertilizados, podem ter começado a fungar, falta de espaço, stress por inumeros factores (condição da água; temperatura, pH, kH, oxigenação, nitratos. Vizinhança, "medo do escuro", sensiveis a sons de casa, movimentos bruscos, em casa, etc) Hoje em dia, os peixes vêm muito mais ambientados a condições de água piores, e é fácil fazer com que eles reproduzam, com qualidades de água bem diferentes do que as ideais, o que não quer dizer que não haja casais, mais sensiveis.

O mais normal, é passar o casal reprodutor, para um aquário mais pequeno e deixá-los desovar, depois é só retirar o casal e deixar a ninhada crescer.

Se os quiserem passar para um aquário à parte ainda em fase de ovo, têm mesmo de possuir um anti-fungico, que funcione, muita gente usa azul de metileno. Caso contrário, o que conseguem fazer com retirá-los dessa maneira é aproveitar aí cerca de 15-30% do total. Pois assim que fungam, é uma calamidade... Este anti-fungico aplica-se ém todos os casos de criação de escalares, mas especialmente quando os ovos não ficam ao cuidado dos pais.

Quanto à culpa do desaparecimento dos ovos, eu camarões tirava o cavalo da chuva até porque nos killis o pessoal usa as caridinas, para limpar os ovos, tenho esse aritgo aqui para casa, mas não o encontro (isto se não estou em erro, não garanto!!)

Quanto aos lda's a coisa já é um bocado diferente, porque pelo que sei alguns são carnivoros. Mas não tenho experiência por esses lados.

Citrolois, e esse filtro é para quando?

Abraço

Eles estão a come-los pois não conseguem defende-los!

Tens de arranjar uma separação para que um casal não veja o outro os ovos das fotos estavam fertilizados!´Se deixares só um casal é uma questão de tempo até teres alegrias bigsmile

• 2 semanas depois...
Publicado:

Bom, desde a ultima vez nunca mais tinha tido ovos, mas hoje... hoje fui presenteado!! :D

Já fiz a separação do aqua em dois com um pouco de acrílico que gentilmente foi oferecido por um membro aqui do fórum, obrigado jorge paixão!!

Ficam umas fotos:

p1020347d.jpg

p1020348.jpg

p1020349c.jpg

p1020350.jpg

p1020351.jpg

Quanto ao outro casal, a fêmea está gordíssima e já se nota bem o ovopositor de fora, penso que mais um dia ou dois e terei mais ovos também do outro lado do aqua!!

Publicado:
Bom, desde a ultima vez nunca mais tinha tido ovos, mas hoje... hoje fui presenteado!! :)

Já fiz a separação do aqua em dois com um pouco de acrílico que gentilmente foi oferecido por um membro aqui do fórum, obrigado jorge paixão!!

Ficam umas fotos:

p1020347d.jpg

p1020348.jpg

p1020349c.jpg

p1020350.jpg

p1020351.jpg

Quanto ao outro casal, a fêmea está gordíssima e já se nota bem o ovopositor de fora, penso que mais um dia ou dois e terei mais ovos também do outro lado do aqua!!

bom tas a ir bem

continua

os eus casais sao muito bonitos

Abraços
Jorge Paixao

• 2 semanas depois...
Publicado:

Pois é pessoal, no dia a seguir a esta postura o casal do lado também meteu ovos, dois dias depois esta desova foi comida por completo, tres dias depois a desova do outro lado do aqua desapareceu por completo... 4 dias depois troquei 50% da agua do aqua depois de o lavar bem lavadinho, limpei ambos os filtros etc.. ficou impecável para as próximas de sovas, no entanto um dos casais estava muito tranquilo e o outro queria bicar-me as mãos enquanto lavava o aquario mas nem me preocupei, (ainda estive a atrofiar com os "mauzões")... passaram mais uns dias e... há pouco estranhei pois tinha o aqua "sujo"... fui olhar mais de perto e... tinha mais de 50 alevins junto com os pais "mauzões"!!! Fiquei estupefacto pois eu não fazia a minima ideia que os ovos tinham mudado de sitio ou n sei, o que é certo é que hoje os vejo a nadar todos contente ao lado dos papás...

apanharam-me totalmente deprevenido, pois eu nunca pensei que eles tivessem escondidos, de modo que não tenho artemia recem eclodida para lhes dar, mas têm artemia congelada e desfiz completamente "TetraGuppie" que já é bem pequenino e desfeito fica em pó... se comerem optimo, se não que se lixe, tb não estava a espera deles, no entanto fiquei bem satisfeito pois já andava a ficar desanimado com tantas desovas comidas depois!!!

Mais logo vou colocar fotos!! :)

Obrigado a todos pelo apoio e ajuda que tem dado!!

Abraços!!

Publicado:

Boas,

Parabéns pelo sucesso na postura.

Acho que nos primeiros dias comem muco que "debicam" nos pais.

Pelo menos com os discus é assim, pelo que deves ter alguns dias para te poderes preparar com comida apropriada.

Abraço.

</a><a href="http://aquariofiliaaguda.wordpress.com/" target="_blank">Aquariofilia Aguda</a>

Parabéns ... a mim já é a 2ª postura que comem .... a 1ª durou 24h, esta já durou 48h. A ver se a proxima vai para a frente.

Estive foi quase no 2º dia para cortar a folha e coloca-la dentro de uma maternidade + uma pedra difusora (dentro do mesmo aqua claro). Acham que poderia resultar ?

Editado por jvidia