Recommended Posts

Publicado:

Tinha-me esquecido de te dizer o nome da planta. É uma Alternanthera Reineckii Rosaefolia (nome fácil de memorizar portanto). Tenho uma há umas três semanas ou quatro já. Cresceu qualquer coisa, mas pouco, mas creio por ela já estar no seu máximo de tamanho. Já arrebentou algumas folhas. É relativamente frágil. Parte folhas com alguma facilidade, especialmente se tiveres peixes a irem lá bicar. Podes ver mais alguma informação aqui. Que te posso dizer sobre ela? Para saberes se ela está saudável, de manhã, quando fores ligar a luz, repara se ela está assim mais fechada e a apontar para cima e que tenha também umas bolhinhas (oxigénio) nas folhas.

Quanto à temperatura, não estava a querer dizer que estava baixa. Acho que está baixa atendendo que até temos tido uns dias mais ou menos quentes. Apenas estava a dizer para teres cuidado nos dias mais frios. Mas se a divisão é relativamente quente, não deves ter muito com que te preocupar. Se arrefecer muito, sobe um ou dois graus a temperatura da água, de forma a não baixar para temperaturas muito baixas. E quando fizeres TPAs, como provavelmente não vais aquecer a água antes para estar à mesma temperatura da água do aquário, também te vai fazer baixar a temperatura.

Eu pessoalmente uso o aquário a 26/27º. Mas isso também depende dos peixes que fores meter.

• Replies 50
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado: (editado)

Como és novato (e ainda bem que escolheste tropical, és cá dos meus lol :wink:) diria que o melhor é começares com um comunitário.

Não te metas já com construções de biótipos ou derivados.

Compra uns neon, cory, platy...etc. Peixes de fácil manutenção/não muito caros. E adiciona-lhe uma estrela da companhia qualquer.

Estuda os peixes, como tratar do aquário, ganha "calo" acima de tudo. E, no futuro, quando comprares o de 400 Litros...aí sim...terás e poderás criar um verdadeiro ecosistema em tua casa.

Cumps!

EDIT:

Vi que já comentei a parte de cima tarde ;)

Fica o resto:

Está um aquário muito fixe e tens aí 1 planta que eu adoro, a roseafolia. Muito bonita mas também algo dificil de manter. Tens de fertilizar.

Seja como fôr a nivel estético (e eu sou assim lol) odeio tudo o que seja barquinhos, castelinhos, ancoras, vasos...enfim...coisas que normalmente se encontram nos oceanos...MAS Á ESCALA. Lol...portanto para bom entendedor...

Em relação ao areão...podias ter ido para 1 mais escuro. Os peixes ficam mais coloridos, puxa o contraste das plantas e sobretudo dá, no geral, um ar mais sóbrio.

Mas não está nada mal para primeiro aqua....parabéns.

E em relação á temperatura é muito simples. No inverno, quando ficar mais frio....mantém a temperatura entre os 25 e os 27/28. Thats it. No verão, a menos que mores no polo norte ou o verão seja frio...não deves precisar do termoestato senão acontece-te como a mim há 2 anos. Cheguei a casa e tinha a água nos 31º.

Pessoalmente podias informar-te sobre aquecedores externos (marca HYDOR) são muito bons e bem mais práticos.

Editado por djhifi
assinaturadance.gif

Pessoal faz hoje uma semana que tenho o aquario a efectuar o ciclo do azoto. Comprei na altura uns testes da BIOPLAST ARGOTEST em que só numa fita me dá muitas informações, assim como o NO3, NO2, PH etc.. Que me disseram na loja que era bastante prático. Se querem ver o produto é este: h**p://www.aquapicanco.com/faces/ArtigosDe...?ArtigoId=X8165

Fiz logo a medição quando enchi o aqua e na altura o ph estava impecável. Segundo a definição do rótulo para a comparação dos testes e a medição que é boa para ter a água boa estava tudo nos bons parametros. (o que estranho é que os valores de NO3 já estavam bons quando enchi o aqua)

Ontem fiz novamente o teste e estava tudo bom, não havia nenhum pico de NO3, permaneceu-se no valor exacto á primeira vez que enchi o aqua. Estava tudo nos niveis ok´s que requerem para boa qualidade da água.

A minha pergunta é: visto a comparação dos testes que tive ontem, acham que faço já o TPA? posso já adicionar 1 ou 2 corydoras para ajudar no ciclo?

Editado por Scobby
Publicado:

podes por uma ou duas corys para ajudar no ciclo, mas se calhar esperavas mais 2 ou 3 dias. tens que estar preparado pois pode acontecer no inicio elas não se aguentarem ou podes ter sorte como eu e elas ficarem 5*

Cumps

Calma. O facto dos nitratos estarem a zero, não quer dizer que o aquário já esteja a acabar o ciclo. Provavelmente ainda não chegou foi ao ponto dos nitratos. Ainda deve estar só com a amónia alta. Acho que este é o cenário mais provável. Espera três semanas depois de ter começado o ciclo para colocares os peixes. Por uma questão de segurança.

Esses testes são bastante baratos! Os da JBL são o mesmo sistema, medem as mesmas coisas, vêm apenas 50 e custaram-me 20 euros e qualquer coisa...Tenho que os procurar. Onde os compraste?

(Ah, afinal são apenas 50 testes. São 250 fitas, mas os cinco testes são em separados). Pensei que fosse tudo numa tira, como os da JBL.

Editado por crush
Publicado:
Calma. O facto dos nitratos estarem a zero, não quer dizer que o aquário já esteja a acabar o ciclo. Provavelmente ainda não chegou foi ao ponto dos nitratos. Ainda deve estar só com a amónia alta. Acho que este é o cenário mais provável. Espera três semanas depois de ter começado o ciclo para colocares os peixes. Por uma questão de segurança.

Esses testes são bastante baratos! Os da JBL são o mesmo sistema, medem as mesmas coisas, vêm apenas 50 e custaram-me 20 euros e qualquer coisa...Tenho que os procurar. Onde os compraste?

(Ah, afinal são apenas 50 testes. São 250 fitas, mas os cinco testes são em separados). Pensei que fosse tudo numa tira, como os da JBL.

Não. São 50 fitas em que numa só fita medes 5 coisas.

Quanto ao TPA acham que faço já? Como dizem que convem fazer todas as semanas...

Publicado:
Não. São 50 fitas em que numa só fita medes 5 coisas.

Quanto ao TPA acham que faço já? Como dizem que convem fazer todas as semanas...

Como não tens peixes, acho que não é necessário fazeres já uma TPA. Até porque estarias a tirar uma parte da água já ciclada e isso atrasaria um pouco mais...Se tivesses a fazer o ciclo com os peixes, então terias que fazer TPAs quase diárias...Mas não tendo, acho que não é necessário.

Publicado:

Não faças TPAs, pois o aqua não tem fauna.

Deverias fazer TPA's se estivesses a obter valores estranhos ou se o tipo de aqua que quisesses manter fosse para manter uma espécie de peixes específico.

A corydora é um bom peixe para iniciar, mas não fiques só com uma, pois é um peixe de cardume.

Boa sorte.

Publicado:

Pessoal a minha planta está a ficar algo estranha... está a nascer um tipo de raizes no corpo da planta onde estão as folhas! que é isto? é normal? é que cada dia cresce mais!

Publicado:
Pessoal a minha planta está a ficar algo estranha... está a nascer um tipo de raizes no corpo da planta onde estão as folhas! que é isto? é normal? é que cada dia cresce mais!

que planta é?

provavelmene está a dar filhos

ALCAIDE

Publicado:
que planta é?

provavelmene está a dar filhos

A planta é a Alternanthera Reineckii Rosaefolia. Tenho uma foto dela aqui no meu topico, mas nessa foto não tinha ainda esse tipo de raizes!

Publicado:
A planta é a Alternanthera Reineckii Rosaefolia. Tenho uma foto dela aqui no meu topico, mas nessa foto não tinha ainda esse tipo de raizes!

Essa está a deitar raízes, bom sinal está a dar-se bem.

A outra que está em frente da ânfora (vallisnéria, penso eu) vai fazer o mesmo, mas serão filhos que ela vai deitar :)

ALCAIDE

Essa está a deitar raízes, bom sinal está a dar-se bem.

A outra que está em frente da ânfora (vallisnéria, penso eu) vai fazer o mesmo, mas serão filhos que ela vai deitar :idea2:

alcaide a que está em frente da anfora é artificial. quero experimentar por enquanto só com uma verdadeira. a ver se me dou bem, e ao que parece está mesmo a dar :whocares: só não percebo isso de quando falam em filhos :s esses filhos querem dizer que são novos ramos que se estão a formar? folhas? o que é?

e sim crush essas raizes parecem fios que se estão a formar no corpo da planta.

Editado por Scobby
Publicado:
alcaide a que está em frente da anfora é artificial. quero experimentar por enquanto só com uma verdadeira. a ver se me dou bem, e ao que parece está mesmo a dar :whocares: só não percebo isso de quando falam em filhos :s esses filhos querem dizer que são novos ramos que se estão a formar? folhas? o que é?

e sim crush essas raizes parecem fios que se estão a formar no corpo da planta.

lolololololololololololo

engana bem, tenho delas verdadeiras iguais :idea2:

Os filhos são "ramos" que as plantas deitam para o lado e que vão criar novas raízes e novas plantas.

ALCAIDE

Publicado:

Pessoal, uma duvida meio absurda. lol

Não sei se é normal, mas o meu filtro faz a movimentação da água com muita força. A comida que meto, está sempre a andar á roda do aquario, não permanece no mesmo sitio. Será que quando tiver os peixes eles conseguirão comer, visto que têm que estar sempre atras da comida? é que penso que tem muita circulação de água. Ou está muito acima de onde deve ser posto? tenho-o á medida de 3 dedos abaixo da linha de água. até a planta está sempre a mexer. Ficam as especificações do meu filtro:

- Aqua 50 L

- Filtro Interior Aquapor AQ-300 Capacidade 300 L/H

- Termostato Scuba 100W

Publicado:
Não te preocupes.

Esse filtro não dá para regular a saída da água (+ ou -). Mesmo que não dê, não te preocupes...

Dá sim para regular mas tanto no mais como no menos a pressão da água é praticamente igual.

Publicado:
Dá sim para regular mas tanto no mais como no menos a pressão da água é praticamente igual.

Desculpa. Esqueci-me de colocar o ponto de interrogação "?"

Era uma pergunta. :whocares:

E mesmo "fechando" um pouco mais ainda ficas com muito fluxo?

Mas menos também não.

Pessoal já adicionei então 2 corydoras, para ajudar no ciclo, como são peixes resistentes e até ajudam na manutenção do aqua, vou ver se consigo entrar bem com as escolha dos peixes. O meu filtro agora está a deitar umas bolhinhas de ar, de 3 em 3 segundos (mais ou menos) deita um "bafo" de bolhinhas dessas. Nunca me aconteceu antes, mas agora está a acontecer? é normal? será já de alguma sujidade do filtro, sem ainda ter peixes? o meu filtro (Filtro Interior Aquapor AQ-300 Capacidade 300 L/H) trazia 2 peças para meter na saida da água filtrada, uma que tinha um orificio para inserir um tubo (penso que seja para ligar uma bomba de ar (???)), e outro que não tem nenhum orificio somente o da saida de agua! para que serve esse que tem o orificio? é que no manual não vem nada a referenciar para que serve um ou outro.

Quanto á manutenção do aqua como devo fazer? Desde hoje que meti os peixes começo a fazer os tpa´s de hoje a uma semana? quando fizer os tpa´s é que aspiro o fundo? o filtro deve ser lavado de quanto em quanto tempo?

Aguardo respostas people.

um abraço!

Editado por Scobby

Não conheço esse filtro.

Tenta enviar um e-mail ao representante/fabricante e com certeza que te poderão informar sobre as tuas questões sobre o filtro.

No entanto pode ser que alguém que tenha um filtro igual ao teu te possa responder. Aguarda mais um pouco.

O importante é que o filtro esteja a "circular" a água, para que as materias que andam em suspenção pelo aqua possam ser retidas no filtro e para igualmente "ventilar" as bactérias que terás no teu filtro.

Quanto às TPA's, as mesmas serão necessárias quando tiveres o aqua já "amadurecido", ou seja com o ciclo completo.

Agora como tens poucos peixes (2 corys) não haverá necessidade de fazeres TPA's grandes.

Aproveita por exemplo quando aspirares o aqua, retirar apenas essa água.

Vais ver que é uma questão de treino.

O importante é manteres os parametros de agua e higiene do aqua estabilizados.

Quanto ao filtro e sua limpeza, aproveita e lava-o na água mais limpa que tirares do aqua, ou seja, não na água que fazes a limpeza do areão, aliás como será lógico.

Quanto aos prazos de limpeza, tudo depende dos peixes que tens no aqua (se sujam muito ou não), se exageras ou não na comida que lhes dás, etc. etc.

Existem n variações que influenciam directamente a qualidade da água no aqua.

Aprende a observar o fundo (areão) se existe muitos restos de comida entre o mesmo, tem atenção que junto da decoração, plantas, zonas de corrente, onde existem concentrações de restos. E verás que gradualmente vais aprendendo o ritmo com que deves limpar o aqua.

É claro que um aqua com 2 peixes se suja menos depressa que um aqua com o seu limite preenchido.

Se aprenderes a identificar esses aspectos verás que aprenderás mais depressa e terás mais gosto em manter o teu aqua.

Boa sorte.

Editado por João Paulo Viegas
Publicado:

Bom pessoal já resolvi a questão do filtro, mudei a peça que lá tinha por uma nova e já está em condições. tudo parece rolar bem no meu aqua, os testes estão sempre sob controlo e obtem bons resultados.

Tenho então uma nova dúvida:

- a minha planta (rosalea) ja cresceu muito desde que a tenho e então até já me está a crescer de mais no tamanho, já sai para fora da água e do aquario, a minha questão é se a posso cortar a parte que já está a sair para fora, se a planta não morre por cortar a parte que ja me sai do aqua!

Publicado:

Pessoal já tenho a aqua a circular á 1 mês e a semana passada já inseri 3 guppys, ou seja, neste momento tenho 2 corys e 3 guppys (2 femeas e 1 macho). a minha questão agora é para quando realizar um tpa? tinham me dito para nao fazer logo no inicio senao ia atrasar o ciclo do azoto, neste momento ja o tenho á um mes quando começo entao a fazer tpa´s? tive a fazer o teste de nitratos e ainda não tive nenhum pique de nitratos (não sei se é dos testes que tenho que não são lá muito bons ou se é normal ainda não ter havido um pique), mas o de nitros já me deram valores não muito altos!

Queria também saber se posso cortar o cimo da planta pois já cresceu muito (não sei se cortando vou matar a planta) .

Saudações!!!

Publicado:

Pessoal precisava de respostas! Ajudaram-me a criar o meu aqua, agora não me deixem só! Fiaz algo de mal para o pessoal não me dizer nada? É que antigamente ajudavam-me agora já postei 2 post e ninguem me diz nada! :surrender:

Já agora aproveito para dizer que das 2 femeas guppys que tinha uma estava gravida e já deu á luz apenas 2 peixinhos! A guppy também era pequena!

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!