Cristina_ Publicado Setembro 5, 2009 Publicado Setembro 5, 2009 Olá amigos, tenho um comunitario de 60L,que ja esta a funcionar ha uns 2 anos. O aquario é um kit tetra que ja trazia uma caixa de filtro gigante...onde esta também escondido o termoestato que me rouba imenso espaço.Só para terem uma noção...o aqua de comprimento tem 60 cm e a caixa do filtro tem quase 20! Conclusao, já nao posso com este monstro preto dentro do aquario, lol. Nao posso utilizar filtros de cascata porque o sistema da tampa nao permite, entao estava a pensar num filtro pequeno externo...é viável? O que me aconselham? Obrigada a todos cumps :D Citar
pedrioo Publicado: Setembro 5, 2009 Publicado: Setembro 5, 2009 Viva, ahah "monstro preto" Eu já tive esse monstro a funcionar...e realmente tira montes de espaço....rapidamente fica sujo..e não acho muito bom como filtro biológico. Mudei para um externo...um ex700. Quando o comprei já não usava a tampa... mas parece-me que dê para passar as tubagens pelas aberturas atrás. As especificações do filtro é 700l/h (claro que com as matérias não faz isto tudo, como qualquer filtro). Com a flauta causa um turbilhão...por isso tirei a flauta e pus a apontar na maior direcção do aqua e a movimentação da água é super confortável para os peixes e plantas. Recomendo-te o ex600 que está a 66,25 na pet4you.net e dá o bailo à competição..2211 e 2213. tem o dobro do volume do 2213, para meter matérias filtrantes e 600l/h em vez dos 440 e super silencioso e de baixo consumo. Realmente o de cascata seria uma boa solução também...embora não seja tão volumoso.. os cascata da eheim são bons e por 25€... ficas com uma coisa que não ocupa espaço, não faz barulho e é eficiente... pena a tampa. Sei de gente que corta a tampa para meter filtro de cascata... mas não sei se ficará muito funcional visto estares a tirar bastante rigidez à tampa. cumps Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
Cristina_ Publicado: Setembro 5, 2009 Autor Publicado: Setembro 5, 2009 Olá obrigada, grandes dicas!! Pois eu até tirava a tampa..mas tenho dois tigres cá em casa...que gostam mesmo muito de pescar... lol Vou ver todos os que recomendaste obrigada mais uma vez cumps :D Citar
fxbrito Publicado: Setembro 5, 2009 Publicado: Setembro 5, 2009 faz um cortezito na tampa do aqua! Tenho um kit aquadream 60 e retirei o monstro preto! tenho o cascata maior da Eheim (da para 200L) e ficou 5* nada de barulho, agua cristalina, 2 orandas XL felizes!!! Citar Cumprimentos Félix Brito Proud Discus keeper
Cristina_ Publicado: Setembro 7, 2009 Autor Publicado: Setembro 7, 2009 Muito obrigada pelas dicas, vou ver os preços e depois logo vos digo pelo que me decidi obrigada mais uma vez cumps Citar
Cristina_ Publicado: Setembro 7, 2009 Autor Publicado: Setembro 7, 2009 Olá a todos, pronto ja fiz a minha compra e ja o montei. Optei por um eheim liberty 2041...com capacidade até 130L. Optei pelos de cascata por serem muito mais baratos e por ter conseguido fazer o dito buraco na tampa, lol, o que quer dizer que já está anti-gatinhos Só uma coisa....ele tem 3 tipos de materias filtrantes, mas sao todas esponjas. As instruçoes dizem para "substituir" de 4 em 4 semanas umas, de 10 em 10 outras...pergunta: nao posso simplesmente lava-las ( nunca todas ao mesmo tempo, claro)? Obrigada Citar
pedrioo Publicado: Setembro 8, 2009 Publicado: Setembro 8, 2009 Viva, Acho que fizeste uma boa escolha. Bem mais barato que os externos e faz o mesmo trabalho. Nunca tive nenhum desses mas acho: 1º deves tentar manter as esponjas ao máximo..lavar com cuidado para não se desmancharem. Se um dia quiseres substituir, considera a hipótese de colocar uma camada de lã filtrante (barata e muito eficiente em limpeza mecânica, e preenches o resto do filtro com cerâmicas. As cerâmicas que te recomendo são as de esfera da jbl (1l ) (1500m2/l). Custam em média 15€ :S A segunda alternativa é eheim substrat pro de 250 ml que custa cerca de 6€ (450m2/l). São menos eficientes mas abaixo da jbl mas parece-me que por 6€ é a que existe de melhor qualidade. Mesmo que compres cerâmicas das mais baratas...quase de certeza que são melhores que as esponjas no que diz respeito a filtragem biológica. Atenção que existem dois tipos de cerâmicas...as biológicas e as mecânicas. Aqui só interessam as biológicas. As mecânicas são para se usar em filtros maiores (externos) e servem também para espalhar a água que entra por toda a área de fluxo do filtro. Nesse filtro basta-te a lã filtrante. Mas... secahar é melhor esperares pela opinião de quem usa estes filtros e sabe melhor o que dá mesmo para colocar e a melhor maneira. No entanto penso que o que disse é válido. Cumps Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
godnelson Publicado: Setembro 8, 2009 Publicado: Setembro 8, 2009 Cristina, eu também tenho esse aquario e não me agrada nada o "monstro preto". podia colocar uma foto do aquario com o filtro novo (principalmente a zona onde furou a tampa e colocou o filtro), para me inspirar a fazer o mesmo no meu :D Citar
Cristina_ Publicado: Setembro 10, 2009 Autor Publicado: Setembro 10, 2009 Olá godnelson! Estou muito safisteita com o novo look do aqua lol Entao fiz assim,ele tem uma tampa à frente e uma atás, a tampinha de trás retirei-a, assim fica có o suporte de plástico por baixo, entao serrei-o também, ficando só com os puxadores da tampa para nao a inutilizar Está espectacular e o filtro é excelente. Serra-se lindamente porque o plástico cede muito bem. Vale mesmo a pena...ganhei para aí mais 10 L no meu aqua! Depois a ver se tiro fotos Pedrioo obrigadíssima pela informação! Tenho de ver isso! Cumps e obrigada a todos Citar
raven16 Publicado: Setembro 10, 2009 Publicado: Setembro 10, 2009 Boas a minha escolha vai para o tetra ex600 tenho dois e sao espectaculares baratos e bastante eficazes aconcelho Citar Apk 290
godnelson Publicado: Setembro 10, 2009 Publicado: Setembro 10, 2009 Cristina_ disse: Olá godnelson! Estou muito safisteita com o novo look do aqua lolEntao fiz assim,ele tem uma tampa à frente e uma atás, a tampinha de trás retirei-a, assim fica có o suporte de plástico por baixo, entao serrei-o também, ficando só com os puxadores da tampa para nao a inutilizar Está espectacular e o filtro é excelente. Serra-se lindamente porque o plástico cede muito bem. Vale mesmo a pena...ganhei para aí mais 10 L no meu aqua! Depois a ver se tiro fotos Pedrioo obrigadíssima pela informação! Tenho de ver isso! Cumps e obrigada a todos Cristina, obrigado pela resposta. Acho que percebi o esquema, fico a aguardar pelas fotos para validar se é o que estou a pensar Citar
Recommended Posts