Vodka7 Publicado: Novembro 15, 2009 Autor Share Publicado: Novembro 15, 2009 Boas, olha essa foi bem metida, não me lembrei disso, mas já tive a tirar medidas, do topo da sump ao tecto da casa das máquinas são 26cm, e a peça maior que é o escumador, tem +-22cm na base. Tive sorte. A sump é alta pq aproveitei que era o meu aquário antigo do tempo dos plantados. Obrigado Verissimo. Cumps. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Verissimo Publicado: Novembro 15, 2009 Share Publicado: Novembro 15, 2009 do topo da sump ao tecto da casa das máquinas são 26cm, e a peça maior que é o escumador, tem +-22cm na base. Tive sorte. A questão não é essas medidas, é que mesmo com tamanho aí, podes não ter ângulo para meter o escumador la dentro na mesma... Testa primeiro! abraço Citar Feedback das minhas vendas Aqui Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Vodka7 Publicado: Novembro 15, 2009 Autor Share Publicado: Novembro 15, 2009 Boas, já confirmei está tudo controlado, nas fotos seguintes já dá para perceber melhor o espaço. O que acham?! Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Conceição Publicado: Novembro 15, 2009 Share Publicado: Novembro 15, 2009 Isso aos poucos vai-se compondo! Tens a coluna seca tapada? Citar MEGA ARQUIVO Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Vodka7 Publicado: Novembro 16, 2009 Autor Share Publicado: Novembro 16, 2009 Tenho um vidro preto lacado a tapar, mas está solto posso sempre o tirar. Agora questiono, a coluna seca não pode estar tapada?! Cumps. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Conceição Publicado: Novembro 16, 2009 Share Publicado: Novembro 16, 2009 Pode, desde que exista circulação de ar. como tens não vejo problema. O que pensas que será o próximo passo? Citar MEGA ARQUIVO Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Vodka7 Publicado: Novembro 16, 2009 Autor Share Publicado: Novembro 16, 2009 Boas, estou só á espera da areia viva, de ver se a rocha viva está curada, se a água está pronta para usar e toca de montar. Espero até ao final desta semana ter o aquário montado e começar a ciclar. Já me doi a cabeça só de pensar nas horas que vou passar a montar o layout. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Vodka7 Publicado: Novembro 16, 2009 Autor Share Publicado: Novembro 16, 2009 Boas a todos, Em relação á rocha morta e areia morta basta lavá-la em água morna/quente? Cumps. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Conceição Publicado: Novembro 16, 2009 Share Publicado: Novembro 16, 2009 Tinhas falado em areia viva...se for dessa é directo para o aqua, tal como a rocha viva. Caso seja morta, podes passar por água, não precisa de ser morna. Na rocha morta tens de a maturar, pois vem sempre com muita bicharada morta lá dentro. Citar MEGA ARQUIVO Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Vodka7 Publicado: Novembro 16, 2009 Autor Share Publicado: Novembro 16, 2009 Eu vou por areia morta e depois uma camada final de areia viva. A rocha morta tem de ser maturada? Como? Não é só lavar? Eu a rocha viva já tenho a curar. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Conceição Publicado: Novembro 16, 2009 Share Publicado: Novembro 16, 2009 A rocha morta tem muita bicharada que morreu e ficou lá dentro. Terás de ter a rocha durante 2 ou 3 semanas num sistema com circulação e escumador de forma a que essa bicharada seja dissolvida pela água e retiradas pelo escumador e TPAs. Algumas lojas fazem esse processo a pedido dos clientes, é uma questão de sondares algumas. Podes começar pelos nossos patrocinadores. Citar MEGA ARQUIVO Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Vodka7 Publicado: Novembro 16, 2009 Autor Share Publicado: Novembro 16, 2009 Boas, com essa agora é que não contava, ficar mais 2/3 semanas a espera... já estava a contar montar tudo esta semana. Também ainda tenho de ver se preciso mesmo de por rocha morta, e mesmo que tenha de por, devo por muito poucas, e por isso estava a pensar po-las a ferver?! Cumps. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Conceição Publicado: Novembro 17, 2009 Share Publicado: Novembro 17, 2009 Quantos kg de viva é que já tens e quanto de morta estás a pensar colocar? Citar MEGA ARQUIVO Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Vodka7 Publicado: Novembro 17, 2009 Autor Share Publicado: Novembro 17, 2009 Ora bem, tenho 25kg de rocha viva a curar desde dia 11 de Novembro e penso ter não mais de 5kg de rocha morta, a rocha morta será mais pedras pequenas e para pequenas correcções/ajudas na construção do layout. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Conceição Publicado: Novembro 17, 2009 Share Publicado: Novembro 17, 2009 Mas quanto queres colocar agora? Citar MEGA ARQUIVO Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Vodka7 Publicado: Novembro 17, 2009 Autor Share Publicado: Novembro 17, 2009 É assim, vou meter os 25kg de rocha viva, e tenho 10kg de rocha morta para ajudar no layout, mas quase de certeza que não vou usar os 10kg, irá ficar pelos 5kg. Uma questão, a rocha morta matura sem estar encostada a viva?! Cumps. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Jorge Gonçalves Publicado: Novembro 17, 2009 Share Publicado: Novembro 17, 2009 Boas, Boas, com essa agora é que não contava, ficar mais 2/3 semanas a espera... já estava a contar montar tudo esta semana. Podes montar o aquário já. :D O que pode acontecer, caso a rocha não esteja suficientemente maturada, é que demore mais tempo a ciclar e o tempo que tens de esperar para começar a colocar vivos seja maior, mas podes montar já o layout e colocar os equipamentos a funcionar. Durante o periodo do ciclo, vais fazendo ajustes de layout, arrumando a área técnica, afinação do escumador, das bombas de circulação, etc. Acaba por passar depressa. Citar Invert Farm... Os meus aquários de invertebrados Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Vodka7 Publicado: Novembro 17, 2009 Autor Share Publicado: Novembro 17, 2009 Boas Jorge, por acaso não tenho pressa nenhuma em por vivos, só conto mesmo pôr para o ano que vem. Só tenho pressa em ver tudo montado e arrumado, e acabar com a montagens, bricolages,etc. :D Cumps. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Vodka7 Publicado: Novembro 17, 2009 Autor Share Publicado: Novembro 17, 2009 Boas, como devo lavar a areia morta aragonite fina?! Estive a ver um passador, mas a areia passa toda pelos buracos. Como devo fazer?! Obrigado. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
André Silvestre Publicado: Novembro 18, 2009 Share Publicado: Novembro 18, 2009 Olá Bruno, Isso está a andar a bom ritmo. Faz como o Jorge disse, vais fazendo o layout, com calma e depois do layout feito, dedicas-te aos pequenos ajustes do equipamento, arrumações da cablagem, etc. Em relação à areia, podes colocá-la num primeiro alguidar, grande, onde vais deitando água com uma mangueira ou o chuveiro . Depois de cada lavagem, deitas a água superficial fora ( está suja), bem como alguns detritos. Voltas a repetir o procedimento até a água superficial ficar clara ( nunca fica totalmente mas nota-se entre o sujo e o claro). Depois retiras a camada superficial de areia que está lavada para outro balde/alguidar, estando a areia pronta a ser usada. Podes semre dar mais uma lavagem nesse segundo recipiente mas não há necessidade porque ela nunca irá ficar totalmente limpa e às tantas estás apenas a desgastar os grãos de aragonite. Abraço, André Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Vodka7 Publicado: Novembro 18, 2009 Autor Share Publicado: Novembro 18, 2009 Boas André tudo bem? E o que achas de lava-la aos poucos com um passador/coador? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Conceição Publicado: Novembro 18, 2009 Share Publicado: Novembro 18, 2009 Para essa quantidade de rocha não vai dar problema...estava a pensar que eram uns 20 ou 30 kg. Esse Coador não deixará passar a areia? Tenta algo tipo os filtros do café. :D Citar MEGA ARQUIVO Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Alberto Magalhães Publicado: Novembro 18, 2009 Share Publicado: Novembro 18, 2009 Olá Bruno, Eu para lavar a areia utilizei um lençol. Coloquei a areia no lençol (tipo saco) e na banheira passei várias vezes com o chuveiro...era ver a água castanha.. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Vodka7 Publicado: Novembro 19, 2009 Autor Share Publicado: Novembro 19, 2009 Boas, obrigado pelas ajudas, já comprei um passador/coador e deu para limpar areia toda, claro aos poucos, mas sem problema, só passava mesmo o pó pelos buracos e a água clarinha. Aqui fica o resultado de como anda as coisas, a ver se amanha faço a dor de cabeça do layout e encho o aqua... Cumps. Vodka7 Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Vodka7 Publicado: Novembro 19, 2009 Autor Share Publicado: Novembro 19, 2009 Boas, o que acham desta configuração de lampadas T5? -Aqua Blue Special -Blue Plus -Actinic -Fiji Purple -Blue Plus -Aqua Blue Special Aceito sugestões e cometários. Seria possivel indicarem-me quais devem acender 1º e quanto tempo depois devem de acender as restantes, e qual o total de horas por dia?! Obrigado. Cumps. Vodka7. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts