Junior Peixe Publicado Setembro 3, 2009 Publicado Setembro 3, 2009 Desde já, desculpem pois é possível que as questões abaixo já tenham sido colocadas previamente neste forum, mas na pesquisa que fiz não encontrei resposta. Estou numa fase de prospecção de mercado para adquirir um aquário e respectivo equipamento. Tenho tido diversas dúvidas que me têm causado bastante insegurança e têm feito com que ainda não tenha avançado. Assim, gostaria muito que alguém me pudesse dar alguns esclarecimentos sobre: 1. Dimensão do aquário; Tenho estado a pensar em 80*30*35 (Aquapor). Será megalómano para quem não percebe nada do tema ou será de uma dimensão apenas razoável para quem pretende criar um ecossistema. 2. Bomba de Ar Já percebi que o essencial é o filtro, de preferência com filtragem biológica. Contudo, não percebo como se faz a oxigenação da água. Também é através do filtro? Quando ainda era adolescente, tive um aquário de 40 cm com água fria e recordo-me perfeitamente da barulhenta bomba de ar, em contrapartida não tinha filtro. 3. Fundo do Aquário Aqui também tenho várias dúvidas. Eu pretendia colocar o fundo em areia tipo praia, por questões de estética, mas não sei se se adapta a todos os tipos de peixes e plantas. E para limpar a areia, como posso fazer? O "aspirador" não acaba também por aspirar a areia simultaneamente com os detritos? Devo colocar alguma placa debaixo da areia? 4. Filtro Compreendo que o filtro exterior seja melhor, pelo menos não estraga a imagem do aquário. Contudo, não existe o risco de verter e estragar o chão de madeira da casa? É algo que costuma acontecer? 5. Lojas em Almada/Seixal/Lisboa Onde posso comprar material a bom preço nestes locais, além da Aquaplante. Recomendam algo em especial? Estou receptivo a as sugestões! Lá mais para a frente vou certamente necessitar de ajuda noutras questões, mas para já, esclarecer estas seria importante. Depois de ler alguns tópicos do forum, devem compreender a hesitação com que uma pessoa fica em aderir a este hobbie, face às dificuldades, entendam-se frustrações, em manter os peixes de boa saúde. Cps Citar
testum Publicado: Setembro 4, 2009 Publicado: Setembro 4, 2009 Bem vindo! Desde já digo-te que é melhor acabares de preencher o teu perfil, porque mais pessoas te vão dizer o mesmo. 1. Aquario - Acho que está bem escolhido, quanto mais pequeno mais trabalhosa(complicada) a estabilização da agua. 2. Bomba de ar - Tens varios posts a falar disso, tens que pesquisar melhor. 3. Areia - Se for da praia tambem existe varios topicos a falar disso, se comprares numa loja certamente te aconselherão. Tambem vai depender da fauna e da flora que escolheres. Não sei que placa te referes para pôr debaixo da areia, substracto? filtro de fundo? 4. Filtro - Não é costume acontecer, mas pode acontecer.Para minimizares o risco escolhe uma boa marca, sempre ficas mais descansado. 5. Tambem existe varios tópicos a falar desse assunto. Resumindo, convem perderes mais tempo a ler este excelente forum antes de partires para a aquisição do aquario. Pesquisa bem, porque econtras quase tudo o que necessitas saber. Citar
Hugo R. Silva Publicado: Setembro 4, 2009 Publicado: Setembro 4, 2009 Olá bem vindo, 1. Dimensão do aquário;Tenho estado a pensar em 80*30*35 (Aquapor). Será megalómano para quem não percebe nada do tema ou será de uma dimensão apenas razoável para quem pretende criar um ecossistema. Quanto maior melhor, pois torna-se mais fácil estabilizar os parâmetros da água, logo menos problemas para quem está a começar. 2. Bomba de ArJá percebi que o essencial é o filtro, de preferência com filtragem biológica. Contudo, não percebo como se faz a oxigenação da água. Também é através do filtro? Quando ainda era adolescente, tive um aquário de 40 cm com água fria e recordo-me perfeitamente da barulhenta bomba de ar, em contrapartida não tinha filtro. A bomba de ar não faz oxigenação da água, o que faz oxigenação da água é o movimento existente à superficie da água, ou seja, mais movimento mais trocas gososas , ou seja, sai co2 e entra o2, e isso podes fazer com um filtro sem bomba de ar. Atenção que a bomba de ar dá jeito, quando precisamos aumentar a oxigenação por qualquer motivo, exemplo tratamento. 3. Fundo do AquárioAqui também tenho várias dúvidas. Eu pretendia colocar o fundo em areia tipo praia, por questões de estética, mas não sei se se adapta a todos os tipos de peixes e plantas. E para limpar a areia, como posso fazer? O "aspirador" não acaba também por aspirar a areia simultaneamente com os detritos? Devo colocar alguma placa debaixo da areia? Primeiro deves saber o pH que tens para saber que peixes podes lá colocar, depois disso é que poderás tentar saber que decoração e substrato podes utilizar. Areia não é muito saudável para plantas, torna-se compacta e atrofia o crescimento de raízes, mas podes usar só numa parte por exemplo. Conselho é ver nas fotos e videos várias montagens. 4. FiltroCompreendo que o filtro exterior seja melhor, pelo menos não estraga a imagem do aquário. Contudo, não existe o risco de verter e estragar o chão de madeira da casa? É algo que costuma acontecer? Riscos existem sempre, tb existe o risco do aquário se partir e lá se vai o chão.... temos que os minimizar e para isso o melhor é ter cuidado com o que compramos. Filtros de boa qualidade e adequados aos nossos aquários são essenciais. Aqui não devemos cortar os esforços (€) pois os filtros são os rins dos nossos animais do aquário. 5. Lojas em Almada/Seixal/LisboaOnde posso comprar material a bom preço nestes locais, além da Aquaplante. Recomendam algo em especial? Estou receptivo a as sugestões! Em lisboa: Aquaplante, Água viva, Templo Aquático, mais afastado (linha de cascais) Naturline. Penso serem as melhores referências. Lá mais para a frente vou certamente necessitar de ajuda noutras questões, mas para já, esclarecer estas seria importante.Depois de ler alguns tópicos do forum, devem compreender a hesitação com que uma pessoa fica em aderir a este hobbie, face às dificuldades, entendam-se frustrações, em manter os peixes de boa saúde. Cps Estamos cá para isso mesmo :D Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Sergio Nunes Publicado: Setembro 4, 2009 Publicado: Setembro 4, 2009 ola o tamanho do aqua é bom se fosse um pouco maior tanto melhor mas esse tamanho já é bem bom. o meu é mais pequeno e tem estado estabilizado. o fundo do aqua tens várias hipóteses, mas cuidado com a areia de praia pk pode fazer-te subir o Ph. se quizeres plantas tens que colocar um substrato fertil. depois, em vez de areia de praoa podes colocar areia de rio ou procurar nas lijas uma que gostes. cuidado com aspedras de cores. o filtro se for externo melhor e deve ter a capacidade para filtrar 5 vezes o volume de agua que tens. o risco de que falas é minimo pois eles são feitos para que isso não aconteça. claro que ás vezes há defeito ou avaria mas isso acontece com tudo. tens que ter tb em atençao a iluminaçoa, principalmente se queres colocar plantas. vai dando novidades. fica bem Citar
crush Publicado: Setembro 4, 2009 Publicado: Setembro 4, 2009 Para ajudar a montar o aquário, podes comprar um livro (pesquisa aqui no fórum que encontrarás várias opiniões sobre livros), ou então, numa loja qualquer, por norma costuma haver revistas de fornecedores com informações muito úteis, como por exemplo, que tipo de aquário montar e dão indicações de disposição de plantas, pedras e afins. Só não te deixes enganar pela quantidade de produtos que eles aconselham a meteres...A maior parte deles são escusados. Quanto à areia de praia, pelo que já vi, é preciso ter muito cuidado, pois para além de poder aumentar o pH (para veres se é calcária, aplicas um pouco de vinagre e se fizer borbulhas, não é aconselhável a meteres no aquário) e de causar problemas com a flora, muitas vezes vem carregada de fungos indesejáveis. Por isso, nunca esquecer de ferver tudo muito bem antes de colocar no aquário. E vamos ser justos: a areia de praia vem de um ambiente marinho. Tu provavelmente (para estar neste tópico) queres colocar peixes de água doce. Faz mais sentido meteres um fundo típico de rios não é? Os peixes agradecem Nas lojas costumam haver substractos fertéis que ajudam na flora. Por norma são baratos, mas nem precisas de meter só isso, podes sempre colocar outras coisas. Isso fica ao teu critério. Citar [ Aquário de 100 litros ] [ Manual de iniciação ] [ TPA ]
Junior Peixe Publicado: Outubro 20, 2009 Autor Publicado: Outubro 20, 2009 Bem, já passou algum tempo desde que coloquei este post. Desde essa data já adquiri quase todo o material: - Aquário Aquatlantis 80*30*40 (modelo integralmente em vidro, sem molduras em plástico); - Filtro Eheim 2213 Plus; - Termostato Jager 125w. Falta-me agora a calha de iluminação. Sobre este tema gostava que me ajudassem acerca: - potência necessária para quem quer ter algumas plantas mas sem querer tirar protagonismo aos peixes! - onde obter o melhor preço seja via net ou directamente em loja na área de Lisboa ou Margem Sul do Tejo. - tipo de lâmpadas: qual o melhor? PL ou T5? A seguir à iluminação vou então precisar de aconselhamento no fundo a colocar. Queria areia branca, tipo a da praia. É é necessário colocar alguma substância fertilizante? Agradeço toda a ajuda que me possam dar. O equipamento que adquiri já foi baseado nos diversos posts que tenho consultado e tenciono continuar a seguir os vosso conselhos, isto é, aprender com quem sabe. Obrigado Citar
Recommended Posts