Recommended Posts

Publicado (editado)

boas tardes a todos.

devido a uma "praga " de algas e de as poucas plantas que tenho estarem a morrer (o que controlei a força de tpa`s com agua engarrafada)comecei a estudar a fertelizaçao mais a fundo, (ate a data as plantinhas sempre se tinham aguentado bem).

entao:

hoje foi dia de pagamento :) e mal sai fui direito a unica loja mais ou menos em condiçoes da cidade comprar uns testes de No3, po4 e fe.

mal cheguei a casa fui fazer os testes e embora, ja venha ha umas semanas a estudar a fertelizaçao gostava da vossa opiniao em relaçao aos resultados.

e ca vai:

NO3- 5 ppm

PO4- 3 ppm

Fe - 1ppm

(ainda nao fiz os testes de N e P antes da luz e depois da luz)

mas pelo que ja vi:

o N esta baixo,

o P esta bom

e o ferro esta muito alto

para reduzir o Fe vou fazer uma tpa de 20%,mas vai tambem reduzir o N e o P ainda mais, e eu ainda estou a espera que a horizonte aquatico reabra a site para encomendar uns fertelizantes de NPK.

mas gostava de ter a vossa opiniao.

obrigado

comp.

Editado por Luisf

O Rio Ocresa

o meu novo projecto

Publicado:

Olá,

Acho o PO4 muito elevado principalmente para o NO3 que tens. Na teoria deverá ser 1 para 10 ou seja, 1 PO4 para 10 de NO3...

convêm veres depois das luzes se apagarem (deixares passar algum tempo) e repetires os testes, assim verificas o que as plantas consumiram.

Só depois deves ver o que fazer.

Publicado:

olá

Hugo obrigado pela ajuda, não sabia que teoricamente os po4 deveriam ser de 1 para 10 em relação aos nitratos.

Isso deixou-me curioso, com o que se estaria a passar.

Repeti os testes 15min. Depois da luz se apagar, os resultados foram os mesmos:

NO3- 5 ppm

PO4- 3 ppm

Fe - 1ppm

Comecei a pensar o que levaria a essa situação, depois peguei na lata da comida e entre os ingredientes li:

Ascorbile L-2- polifosfato 265mg/kg

Mas como dou sempre a mesma comida aos peixes…

Perguntei a Maria se ela andava a dar comida aos peixes, qual é a minha surpresa…

Ora lá esta a comerem a dobrar os restos ficam na agua…

Levou uma descasca.:)

Penso que esta explicado os valores de fosfatos ou estou enganado?

Mas para pedir desculpa hoje apareceu-me cá em casa com isto: :)

foto363a.th.jpg

nunca tive nenhum e ja ha muito tempo que queria ainda tem apenas 6cm.

ja esta desculpada....:)

fiz uma tpa de 20% amanha vou fazer outra para descer o ferro e os fosfatos.

ou sera que nao devo?

obrigado

comps.

O Rio Ocresa

o meu novo projecto

Publicado:

Ascorbile L-2- polifosfato 265mg/kg

não... não é isto que te eleva os fosfatos no aquario...

fazendo umas contas

265mg/Kg =0,265 mg/g (vamos assumir que os 265mg correspondem integralmente a fosfatos que é um exagero)

vamos tambem exagerar assumindo que davas uns exagerados 20g de comida por dia...

estavas a adicionar ao aquario 5,3mg de fosfatos.

assumindo um aquario de 10L ( vamos novamente exagerar desta vez assumindo um aquario muito pequeno)

cada vez que desses 20g dessa comida estarias a adicionar 0,5ppm de fosfatos vindos desse ingradiente...

ou seja, com tanto exageramento feito nos pressupostos, mesmo assim não é esse o culpado :discuss_gathering:

os fosfatos são introduzidos na agua essencialmente pela parte de gorduras da comida... sabem que outro nome designa gorduras ? fosfolipidos! adivinham de onde vem a parte do fosfo?

as gorduras introduzem muito mais fosfato no sistema do que esse "ingrediente".

Quanto ao teu diagnostico, duas perguntas:

o que se está mesmo a passar com as plantas? quais os sintomas que exibem

que algas te estão a aparecer?

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Olá just

As algas k me estão a parecer são manchas verdes nos vidros e nas pedras, no tronco e numa das plantas (k quase já nem existe) forma um veludo também verde.

As plantas começam a ficar com as extremidades castanhas, ficam cada vez mais finas ate chegar ao ponto de parecer k se dissolvem na água e algumas folhas abrem buracos no meio.

Não sei o nome da planta mais atacada. Vou postar umas fotos:

foto374f.th.jpg

foto376f.th.jpg

(a qualidade não é muito boa mas é o k da para fazer com o telemóvel ) sorry :D

quanto aos fosfatos uma vez k nao é a comida,nao sei o k levou a esses valores.

as tpa`s estou a fazer com agua engarrafada,porque fazia-as com agua de uma fonte e de um momento para outro, bum... algas peixes a morrer e plantas tambem.nao mudei nada no aquario presumi k fosse da agua da fonte, e quando troquei para engarrafada melhorou bastante.

(nao uso agua da torneira porque tem um ph de 8 )

obrigado pela ajuda

comps.

O Rio Ocresa

o meu novo projecto

Publicado:

ola a todos

depois de 2 tpa`s de 20%(ontem e hoje) fiquei com estes valores

ph- 7

No3- 5ppm

Po4- 2ppm

Fe- 0.25ppm

que me dissem destes valores?

é k agora estou preocupado com o meu novo inquilino :)

sera k esta bom para um disco?

comps.

O Rio Ocresa

o meu novo projecto

Publicado:

Olá Luís,

Os valores não estão maus para o peixe em questão, para as plantas talvez o fosfato esteja um pouco elevado. Mas com mudas de água creio que isso vai lá. Já medis-te da tua rede??

No entanto, a níveis de nutrição, não me parece mau!

Cmpts

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Publicado: (editado)

ola

finalmente um tempinho para me sentar a frente do pc :smile2:

quanto aos niveis de P ja os consegui baixar com tpa`s para 1ppm.

e entao fiquei com estes valores:

ph-7

no3-5ppm

po4-1ppm

Fe-0.25ppm

parece-me k o problema das plantas seja o potassio e entao ja encomendei SEACHEM FLOURISH POTASSIUM .

a agua da rede tem estes valores:

ph- 8

n03-0ppm

po4-0ppm

o ferro nao medi

eu nao uso agua da rede por causa do ph ser muito alto,e mesmo ainda nao tendo teste de KH penso k este deve ser muito baixo, porque quando me iniciei(ha 2 anos) usava agua da rede e tinha muitas variaçoes de ph.

o meu problema é k agora tenho um novo projecto em maos:

foto388a.th.jpg

(enquanto nao tem agua o gato é k se diverte) :thumbup3:

enquanto andava a fazer tpa`s semanalmente de 10L agora com um aqua de 120*40*45 de 216L tenho de fazer 40L .

como uso agua engarrafada:

10L por semana ou seja 72cent. por semana ainda vai, agora com o novo projecto 2,88e ja nao dá.

e nao sei o k fazer .

mas tambem ainda vai demorar a ser montado por causa dos euros.

ainda me falta:

iluminaria t5 4*54w

substrato fertil (ainda nao sei qual, ando a pesquisar)

areao

filtro externo(ainda nao sei qual)

filtro uv(tb nao sei)

(isto so para começar,fora as plantas e claro mais peixes) :smile2:

e por alto as minhas contas da ai uns 400e ou mais,para quem tem um ordenado pequeno e contas para pagar.... ta dificil minha gente :sleep:

tenho tido pouco tempo, mas vou pesquisar umas coisas para ver como me vou safar desta,principalmente da agua.

isto da dor de cabeça(e da carteira) mas ja é um vicio k nao consigo deixar...

boa noite pessoal

comprimentos

Editado por Luisf

O Rio Ocresa

o meu novo projecto