Luisf Publicado Setembro 3, 2009 Publicado Setembro 3, 2009 (editado) boas tardes a todos. devido a uma "praga " de algas e de as poucas plantas que tenho estarem a morrer (o que controlei a força de tpa`s com agua engarrafada)comecei a estudar a fertelizaçao mais a fundo, (ate a data as plantinhas sempre se tinham aguentado bem). entao: hoje foi dia de pagamento e mal sai fui direito a unica loja mais ou menos em condiçoes da cidade comprar uns testes de No3, po4 e fe. mal cheguei a casa fui fazer os testes e embora, ja venha ha umas semanas a estudar a fertelizaçao gostava da vossa opiniao em relaçao aos resultados. e ca vai: NO3- 5 ppm PO4- 3 ppm Fe - 1ppm (ainda nao fiz os testes de N e P antes da luz e depois da luz) mas pelo que ja vi: o N esta baixo, o P esta bom e o ferro esta muito alto para reduzir o Fe vou fazer uma tpa de 20%,mas vai tambem reduzir o N e o P ainda mais, e eu ainda estou a espera que a horizonte aquatico reabra a site para encomendar uns fertelizantes de NPK. mas gostava de ter a vossa opiniao. obrigado comp. Editado Setembro 3, 2009 por Luisf O Rio Ocresa o meu novo projecto
Hugo R. Silva Publicado: Setembro 3, 2009 Publicado: Setembro 3, 2009 Olá, Acho o PO4 muito elevado principalmente para o NO3 que tens. Na teoria deverá ser 1 para 10 ou seja, 1 PO4 para 10 de NO3... convêm veres depois das luzes se apagarem (deixares passar algum tempo) e repetires os testes, assim verificas o que as plantas consumiram. Só depois deves ver o que fazer. Alguns dos meus aquários (shrimps)
Luisf Publicado: Setembro 4, 2009 Autor Publicado: Setembro 4, 2009 olá Hugo obrigado pela ajuda, não sabia que teoricamente os po4 deveriam ser de 1 para 10 em relação aos nitratos. Isso deixou-me curioso, com o que se estaria a passar. Repeti os testes 15min. Depois da luz se apagar, os resultados foram os mesmos: NO3- 5 ppm PO4- 3 ppm Fe - 1ppm Comecei a pensar o que levaria a essa situação, depois peguei na lata da comida e entre os ingredientes li: Ascorbile L-2- polifosfato 265mg/kg Mas como dou sempre a mesma comida aos peixes… Perguntei a Maria se ela andava a dar comida aos peixes, qual é a minha surpresa… Ora lá esta a comerem a dobrar os restos ficam na agua… Levou uma descasca. Penso que esta explicado os valores de fosfatos ou estou enganado? Mas para pedir desculpa hoje apareceu-me cá em casa com isto: nunca tive nenhum e ja ha muito tempo que queria ainda tem apenas 6cm. ja esta desculpada.... fiz uma tpa de 20% amanha vou fazer outra para descer o ferro e os fosfatos. ou sera que nao devo? obrigado comps. O Rio Ocresa o meu novo projecto
Just_me Publicado: Setembro 5, 2009 Publicado: Setembro 5, 2009 Ascorbile L-2- polifosfato 265mg/kg não... não é isto que te eleva os fosfatos no aquario... fazendo umas contas 265mg/Kg =0,265 mg/g (vamos assumir que os 265mg correspondem integralmente a fosfatos que é um exagero) vamos tambem exagerar assumindo que davas uns exagerados 20g de comida por dia... estavas a adicionar ao aquario 5,3mg de fosfatos. assumindo um aquario de 10L ( vamos novamente exagerar desta vez assumindo um aquario muito pequeno) cada vez que desses 20g dessa comida estarias a adicionar 0,5ppm de fosfatos vindos desse ingradiente... ou seja, com tanto exageramento feito nos pressupostos, mesmo assim não é esse o culpado os fosfatos são introduzidos na agua essencialmente pela parte de gorduras da comida... sabem que outro nome designa gorduras ? fosfolipidos! adivinham de onde vem a parte do fosfo? as gorduras introduzem muito mais fosfato no sistema do que esse "ingrediente". Quanto ao teu diagnostico, duas perguntas: o que se está mesmo a passar com as plantas? quais os sintomas que exibem que algas te estão a aparecer? Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Luisf Publicado: Setembro 5, 2009 Autor Publicado: Setembro 5, 2009 Olá just As algas k me estão a parecer são manchas verdes nos vidros e nas pedras, no tronco e numa das plantas (k quase já nem existe) forma um veludo também verde. As plantas começam a ficar com as extremidades castanhas, ficam cada vez mais finas ate chegar ao ponto de parecer k se dissolvem na água e algumas folhas abrem buracos no meio. Não sei o nome da planta mais atacada. Vou postar umas fotos: (a qualidade não é muito boa mas é o k da para fazer com o telemóvel ) sorry :D quanto aos fosfatos uma vez k nao é a comida,nao sei o k levou a esses valores. as tpa`s estou a fazer com agua engarrafada,porque fazia-as com agua de uma fonte e de um momento para outro, bum... algas peixes a morrer e plantas tambem.nao mudei nada no aquario presumi k fosse da agua da fonte, e quando troquei para engarrafada melhorou bastante. (nao uso agua da torneira porque tem um ph de 8 ) obrigado pela ajuda comps. O Rio Ocresa o meu novo projecto
Luisf Publicado: Setembro 5, 2009 Autor Publicado: Setembro 5, 2009 ola a todos depois de 2 tpa`s de 20%(ontem e hoje) fiquei com estes valores ph- 7 No3- 5ppm Po4- 2ppm Fe- 0.25ppm que me dissem destes valores? é k agora estou preocupado com o meu novo inquilino sera k esta bom para um disco? comps. O Rio Ocresa o meu novo projecto
Fernando Freire Publicado: Setembro 10, 2009 Publicado: Setembro 10, 2009 Olá Luís, Os valores não estão maus para o peixe em questão, para as plantas talvez o fosfato esteja um pouco elevado. Mas com mudas de água creio que isso vai lá. Já medis-te da tua rede?? No entanto, a níveis de nutrição, não me parece mau! Cmpts "It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"
Luisf Publicado: Setembro 15, 2009 Autor Publicado: Setembro 15, 2009 (editado) ola finalmente um tempinho para me sentar a frente do pc quanto aos niveis de P ja os consegui baixar com tpa`s para 1ppm. e entao fiquei com estes valores: ph-7 no3-5ppm po4-1ppm Fe-0.25ppm parece-me k o problema das plantas seja o potassio e entao ja encomendei SEACHEM FLOURISH POTASSIUM . a agua da rede tem estes valores: ph- 8 n03-0ppm po4-0ppm o ferro nao medi eu nao uso agua da rede por causa do ph ser muito alto,e mesmo ainda nao tendo teste de KH penso k este deve ser muito baixo, porque quando me iniciei(ha 2 anos) usava agua da rede e tinha muitas variaçoes de ph. o meu problema é k agora tenho um novo projecto em maos: (enquanto nao tem agua o gato é k se diverte) enquanto andava a fazer tpa`s semanalmente de 10L agora com um aqua de 120*40*45 de 216L tenho de fazer 40L . como uso agua engarrafada: 10L por semana ou seja 72cent. por semana ainda vai, agora com o novo projecto 2,88e ja nao dá. e nao sei o k fazer . mas tambem ainda vai demorar a ser montado por causa dos euros. ainda me falta: iluminaria t5 4*54w substrato fertil (ainda nao sei qual, ando a pesquisar) areao filtro externo(ainda nao sei qual) filtro uv(tb nao sei) (isto so para começar,fora as plantas e claro mais peixes) e por alto as minhas contas da ai uns 400e ou mais,para quem tem um ordenado pequeno e contas para pagar.... ta dificil minha gente tenho tido pouco tempo, mas vou pesquisar umas coisas para ver como me vou safar desta,principalmente da agua. isto da dor de cabeça(e da carteira) mas ja é um vicio k nao consigo deixar... boa noite pessoal comprimentos Editado Setembro 15, 2009 por Luisf O Rio Ocresa o meu novo projecto
Recommended Posts