Recommended Posts

Publicado (editado)

Olás.

Sei que já se falou aqui no assunto, mas venho contar o meu caso.

Tinha 15 sementes de Terminalia cattapa, como receava não as conseguir fazer brotar há que semear em diversas condições.

Fiz substratos de ácidos a alcalinos; de substratos permeaveis a impermeaveis...

Coloquei os vários vasos em diferentes sitios: dentro de uma estufa com humidade a 98%; dentro de uma estufa com humidade a 80%; dentro de casa; na marquise etc.

Agora imaginem qual sobreviveu...

A que ficou "atirada" na varanda num vaso com terra comum.

È mesmo assim a natureza tem sempre algo a ensinar.

Deixo-vos aqui umas fotos da minha árvore lol.

gallery_1289_1005_52286.jpg

med_gallery_1289_1005_125787.jpg

No Inverno vou leva-la para dentro de casa, a ver se ela sobrevive e no próximo ano a transplanto para o quintal.

Pode ser que um dia os meus netos se sentem á somba de uma árvore assim:

Terminalia_cattapa_Hilo.jpg

Editado por vitorhugof
Publicado:

UAU!!!

muitos parabéns é lindissima espero que cresça :)

cump

<span style='font-size: 18px;'><span style='font-family: lucida sans unicode,lucida grande,sans-serif'>Abraços :) </span></span><br /><br /><span style='font-family: tahoma,geneva,sans-serif'><span style='font-size: 18px;'><strong class='bbc'><em class='bbc'>Solange aka Arianita</em></strong></span></span>

Publicado:

Viva,

Muito interessante. O ppl a mandar vir da indonésia e não sei o que...e no fim sempre cresce por cá...

Isso quer dizer que daqui a uns tempos vamos ter folha de amendoeira nacionais à venda no forum por menos de metade do preço "normal" não é? :D:D:D:D

:(

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Publicado:

eu ja tinha tentado mas apenas em estufa ainda me restam acho que 6 vou experimentar quando o tempo arrefecer visto que com este calor nao deve germinar.

em que epoca a semeas-te? como a preparas-te?

foi so colocar na terra ou colocas-te de molho? a casca mantem-se?

tambem gostava ter uma arvore dessas a crescer no quintal

AnDrE KaRmO

Publicado: (editado)

Olás.

tenho uma arvore dessas mais ou menos perto de minha casa

Tens a certeza que se trata da mesma espécie?

Viva,

Muito interessante. O ppl a mandar vir da indonésia e não sei o que...e no fim sempre cresce por cá...

Não, não cresce, se leres bem eu plantei outras 14 sementes e nenhuma germinou. além de que estamos no Verão e não sei como se vai dar no Inverno já que é uma árvore originária de paises bastante quentes e húmidos.

Isso quer dizer que daqui a uns tempos vamos ter folha de amendoeira nacionais à venda no forum por menos de metade do preço "normal" não é?

Claro que sim!!! Até te faço mais para dizeres que eu sou um tipo mesmo porreiro: Pagas-me o que gastei a comprar as sementes e a planta-las. Pagas-me um aluguer da estufa para a meteres no Inverno; vens cá regar e tratar dela; daqui a uns anos (talvez 20) apanhas as folhas e secas. Ahh e compras-me o terreno onde ela irá ter que ficar plantada (com uns uns 1000m2 já te deves safar quando ela for adulta).

Se concluires todos os passos até te dou as folhas todas e depois tu vendes no fórum a "metade do preço normal".

muito bonito.

So uma pergunta, essa planta nao é endémica de portugal? ou é outra variante??

É típica de regiões tropicais. A sua origem é controversa, estando a Índia e a Nova Guiné entre as hipóteses apontadas. Origem: Wikipédia

em que epoca a semeas-te? como a preparas-te?

foi so colocar na terra ou colocas-te de molho? a casca mantem-se?'

muito bonito.

Fiz substratos de ácidos a alcalinos; de substratos permeaveis a impermeaveis...

Coloquei os vários vasos em diferentes sitios: dentro de uma estufa com humidade a 98%; dentro de uma estufa com humidade a 80%; dentro de casa; na marquise etc.

Agora imaginem qual sobreviveu...

A que ficou "atirada" na varanda num vaso com terra comum.

Editado por vitorhugof