Recommended Posts

Publicado

Boas....

Gostaria de saber qual e a diferença etre HQI e HQL....Alguem usa usou?'Resultados?

Fico a espera de respostas.....

Publicado:

Já agora e aproveitando o tópico...

Porquê usar alguma das duas (em aquas de água doce... água salgada é outra situação diferente) ?

Em que são melhores que a comum fluorescente?

A diferença de preço, o consumo efectuado e o calor gerado compensam realmente?

Edit:

Esqueci-me de responder...

HQI -> lampada de Hidretos metálicos.

HQL -> Lampada de Vapor de sódio/mercurio

Mais não te sei responder :D

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

:D :roll: Estava lá quase.... hidretos, iodetos... era quase quase :roll:

Mas o que realmente gostava de saber era se as HQI ou HQL se justificam em aquas de água doce.

É que tenho a sensação que a regra 1W/L não foi feita a pensar em HQI, HQL ou mesmo fluorescentes da ultima geração (t8 e t5)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Boas.....

A "regra" 1W/L e a pensar e lamps fluorescentes T5 ou T8, mas de facto esta regra nao se aplica as HQI's acho eu......

quanto as benficios da HQI, nao sei as certo mas sei que e bastante melhor...Era quanto as beneficios das HQI e HQL, que gostaria de me informar....portanto snhrs perito em iluminação, dem o vosso comtributo

Obrigado

PS:Eu uso para o meu aquario plantado a regra de 1,5W/L

Publicado:

hmmm

Talvez este texto ajude... é sobre aquários marinhos e fala da iluminação hqi:

http://www.petsforum.com/cis-fishnet/afm/G29131.htm

Mas fica a pergunta... será que os peixes de água doce têm a mesma reação à radiação UV?

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

As HQI também são muito úteis em água doce, quando os aquários são muito altos (+ de 50 cm) pois a luz destas lâmpadas alcança o fundo mais facilmente do que as fluorescentes (foi esta a explicação que me deram...)

Cumprimentos,

Paulo Duarte

Publicado:

Boas, tem a ver com a qualidade da luz, e com a profundidade que consegues alcançar com uma hqi. Mas só se justifica se tiveres um aqua com mais de 60 cm de altura, ou claro se não tiveres onde gastar a guita. lol. tou na brincadeira. já viste um aqua iluminado por HQI??? até te passas. Tem uma luz muito bonita, muito pura. Claro que custam balurdios, porque são utilizados no seu processo iões de metais raros na natureza.

cumps

Marco_fontes

Publicado:
já viste um aqua iluminado por HQI??? até te passas. Tem uma luz muito bonita, muito pura.

Mas as plantas lá querem saber de uma luz bonita?

Será que as plantas na amazónia por exemplo, lá no meio da selva recebem a quantidade de luz que lhes fornecemos nos nossos aquas?

Li recentemente um artigo da trópica sobre os efeitos da iluminação e do co2 nas plantas e aconselho a que leiam também, é muito interessante e esclarece muita coisa acho eu :lol:

O link para o artigo é este:

http://www.tropica.com/article.asp?type=aq...uaristic&id=142

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!