lipbrum Publicado Setembro 2, 2009 Publicado Setembro 2, 2009 Olá para todos! Bom estou com um aquario de 24 litros, com os seguintes equipamentos; Bomba para circulação de agua, bomba para oxigenação, aquecedor de 20W q mantem a temperatura entre 25 - 28 C e lampada de 15W. Uso cascalho de rio mesmo, nada de predrinhas coloridas que soltam tinta! Os peixes são os seguinte: 3 PLATY (2 femeas 1 macho)...1 Casal de LEBISTE... 2 MATO GROSSO... 1 limpa fundo.... e um outro peixinho axatado, pequeno e prateado q n me recordo o nome. RESUMINDO, tenho 9 peixinhos para um AQUA de 24 litros!! Sera que tem problema de ter mais peixinhos, pq a femea de platy e lebiste estão gravidas!!:D Oq tenho que fazer, oq nao tenho que fazer??? ME ajudem!! obrigado Citar
Filipa17 Publicado: Setembro 2, 2009 Publicado: Setembro 2, 2009 Olá para todos!Bom estou com um aquario de 24 litros, com os seguintes equipamentos; Bomba para circulação de agua, bomba para oxigenação, aquecedor de 20W q mantem a temperatura entre 25 - 28 C e lampada de 15W. Uso cascalho de rio mesmo, nada de predrinhas coloridas que soltam tinta! Os peixes são os seguinte: 3 PLATY (2 femeas 1 macho)...1 Casal de LEBISTE... 2 MATO GROSSO... 1 limpa fundo.... e um outro peixinho axatado, pequeno e prateado q n me recordo o nome. RESUMINDO, tenho 9 peixinhos para um AQUA de 24 litros!! Sera que tem problema de ter mais peixinhos, pq a femea de platy e lebiste estão gravidas!!:D Oq tenho que fazer, oq nao tenho que fazer??? ME ajudem!! obrigado com 24L nao devia nem ter metade dos peixes q ja tens!eu falo por experiência propria,acredita... tens q comprar um aqua maior,isso é certinho!! cumps :D Citar
lgass Publicado: Setembro 2, 2009 Publicado: Setembro 2, 2009 isso ja sem os pequeninos esta apertadinho... com mais alevins ainda pior... nao tens possibilidade de arranjares um aquario de 60L? era o ideal para isso... depois usavas esse de 24 para deixares os pequenos crescerem a vontade e descansados e depois podias da-los ou vende-los... Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa Vejam aqui o meu aqua!
pedrioo Publicado: Setembro 2, 2009 Publicado: Setembro 2, 2009 Viva, O problema é a acumulação de nitratos. Com essa quantidade de peixes é controlável, mas se planeias fazer reprodução já é outra conversa. Se não meteres na maternidade é muito provável que os alevins sejam comidos, por isso se não queres aumentar o nº de peixes basta que não metas em maternidade as grávidas. Nesse aqua (pouca luz) podem promover o aparecimento de doenças e podem ser tóxicos para os alevins. Se tivesses mais luz corrias maior risco de aparecimento de algas. Aguentar julgo que aguentem mas quem tem um aquário em casa com peixes de que gosta não gosta de os ter a nadar em nitratos. Para reduzir os nitratos, as melhores soluções são: tpa, aspiração do fundo, não se exceder na alimentação e colocar plantas de rapido crescimento e baixa manutenção..elodeas, sessiflora, hygrophila... são as melhores. Cumps Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
lipbrum Publicado: Setembro 2, 2009 Autor Publicado: Setembro 2, 2009 Obrigado a totos pelas dicas... Eu ja comprei a maternidade!! Entao essa qntidade de peixes ja esta otimo, mais peixinhos deixaria meu agua com super população!!?? Q pena!!! Citar
lipbrum Publicado: Setembro 2, 2009 Autor Publicado: Setembro 2, 2009 AH EM RELAÇÃO A ILUMINAÇÃO... EU USO UMA LAMPADA FRIA DE luz branca com a potencia de 15W!!!! isso não é o bastante???? Citar
pedrioo Publicado: Setembro 2, 2009 Publicado: Setembro 2, 2009 Viva, Não necessariamente. O que interessa é a quantidade de nitratos que se acumula e a possibilidade de existirem picos de amónia. Se tiveres demasiados peixes aí a capacidade de matérias filtrantes do filtro vai ter mais importância porque se não tiver quantidade suficiente de bactérias para devorar toda amónia ela fica presente na água o que pode causar mortes. Se o filtro der conta da amónia resta-te a questão dos nitratos. Se numa semana o teu aqua produzir 30 ppm de nitratos e se fizeres uma tpa de 50% todas as semanas e de 4 em 4 semanas fizeres uma tpa de 75% consegues controlar isso. (isto é um exemplo) 1ª semana: 30 ppm; com tpa(50%) -> 15ppm 2ª semana: 45 ppm (15+30); com tpa(50%) -> 22.5ppm 3ª semana: 52.5 ppm (22,5+30); com tpa(50%) -> 26.25ppm 4ª semana 56.25 ppm (26.25+30); com tpa(75%) -> 14ppm (está de volta aos valores da primeira semana) Sempre acompanhado de testes aos nitratos claro. É este género de cálculo que tens que fazer.. se tiveres uma acumulação de nitratos que te obrigue a uma tpa de mais de 75% semanalmente... começas a ser obrigado a tirar os peixes para fazer a tpa e diminuis a eficiência do ciclo visto que a própria água cicla e ao tirares água ciclada também tiras bactérias úteis. Existe a regra de 1cm de peixe por litro...ou seja..24l..24 cms.. se tiveres peixes com 3 cms....da para 8 peixes e se forem com 5 cms da para 5 peixes... esta regra é para teres uma noção da ordem de grandeza da quantidade de peixes que podes ter. Para esse aqua...de 5 a 8 ..dependendo do tamanho é um bom ponto de orientação. Depois o tal controlo dos nitratos e se pensares em te exceder com peixes..recomendo que compres o teste de amónia...ou o mais fácil...arranjar um aqua maio Bastante é relativo... para os peixes não é preciso potência. Já para plantas interessa a intensidade luminosa. Com 15W em 24l tas com uma intensidade média que já da para uma grande quantidade de plantas. (claro que pode ser preciso fertilizar). Cumps Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
lipbrum Publicado: Setembro 2, 2009 Autor Publicado: Setembro 2, 2009 Muito obrigado pelas informações!!! Agora sim tenho uma grande noção dq esta acontecendo!!! Valew mesmo!!! Citar
Recommended Posts