Recommended Posts

Publicado

Olá, como vocês devem saber a água da chuva tem o ph neutro e é muito "mole", por isso eu resolvi tentar:

tem chovido em Arraiolos desde ontem á noite, e aninda não parou!!!(difícil de acreditar, mas aqui no alentejo o inverno é MTO frio e chuvoso) e então ainda estou a apanhar alguma água, só pra repor a evaporada.

o que acham, não é bom para baixar a dureza? o próprio Earl Schnneider escreve:"a melhor água para baixar a dureza da água em sais de cálcio é a água da chuva ou a água que se obtém quando se descongela o frigorífico" em "a criação dos peixes tropocais".

Duarte

Não é importante o tempo que vivemos, mas sim o que fazemos com o tempo que nos é dado para viver...

Publicado:

hmmm bela ideia!

aki em Almada tb tem xuvido bem! pelo sim pelo nao se kalhar ate vou guardar a xuvita! 8)

Anyway como sou novato nestas cenas nao sei se realmente a agua da xuva rende mas pareceme uma boa ideia, nem k seja teoricamente!

No final só mesmo tentando é k aprendemos...

Publicado:

viva, tenham cuidado, a água da chuva em teoria deveria ser boa para usar, mas o que acontece é a água das chuvas tb está poluida, sobretudo nas cidades, fumo dos automóveis, fábricas, etc.

26675160.img.jpg

Publicado:

Boas,

A agua da chuva é praticamente agua destilada, ou seja na teoria tem um Kh = 0. Já agora pra que é que querem baixar o Kh? Com um Kh baixo o Ph pode sofrer alterações bruscas. Cuidado com isso.

Tal como o Sergio disse cuidado com a poluição.

Publicado:

Penso que não querem baixar a dureza carbonatada (Kh) mas sim a dureza geral (Gh). Certo?

Em vez de andarem com baldinhos na mão...não era mais fácil comprar água destilada??? 8)8):P:P

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Publicado:

Oi, eu só uso a água para repor a água evaporada, mas eu quero baixar a dureza geral(gh).

Eu moro numa vila perto do campo(Arraiolos) e aqui não há mta poluição, a água da chuva é mto cristalina, e eu passo 1º a água por um pano limpo.

eu só quero baixar de forma natural o ph e o gh, porque a água do alentejo é DURA QUE NEM PEDRA e tem o ph de 8.5!!!!

é por causa disso que eu quero a chuva, mas os meus peixes estão bem e o ph tá estável, recomendo a todos.

Duarte

Não é importante o tempo que vivemos, mas sim o que fazemos com o tempo que nos é dado para viver...

Publicado:

Muita calma,

A agua da chuva pode ser MUITO ácida caso seja coletada nos primeiros 15 minutos da mesma.

Isto acontece se o local for poluido, o que é o seu caso.

Aconselho coletar uma amostra (sempre aguardando os 15 minutos iniciais de chuva) e medir o PH, caso esteja tudo bem, podes utilizar a agua.

Cuidado também ao diminuir a dureza, pois se seu aquário for plantado e não tiver adição de co2, pode haver uma queda brusca na dureza carbonatada, pois as plantas, na falta de co2, "roubam" o co2 dos carbonatos.

Todos os dados supracitados são retirados de livros, não tenho experiência suficiente para atestar tais afirmações, são apenas humildes tentativas de contribuir.

Publicado:

oi, :

1-eu tenho injecção de co2 no meu aquário

2-a água da chuva foi recolhida cerca de 9 horas depois das primeiras chuvas(tinha chovido toda a noite)

3- a zona onde eu vivo não é mto poluida, em termos de poluição, numa escala de 0 a 10 eu dava 3.5.

o ar aqui é puro e mto bom.

e como eu já disse, eu coei a água por um pano e ela é mto cristalina.

mas obrigado pla imformação.

Duarte :lol:

Publicado:

Olá boas

É capaz de ser uma boa idiea essa de recolheres a água da chuva.

Eu moro em Almada e o meu problema é exactamente o oposto, aqui a água tem pouquissima dureza e um PH 7.8 (maximo da minha escala), o que faz com que tenha de ter mais cuidados na estabilização do PH.

Já agora e por mera curiosidade como recolhes a água? tens um "balde" na extermidade dos canos por onde passa a água da chuva? ou colocas o tal "balde" no quintal e esperas que ele encha?

Cumpts.

António Azevedo

Publicado:

Oi, CT1fue olha eu coloco o balde durante algum tempo,`"á chuva" até que encha um pouco, se a chuva for fraca, meto perto da parede, onde há gotas com mais intensidade(água que vem do telhado).

Cumps

Duarte

Publicado:

um metedo bom para recolher agua da chuva e colocar uma rede ou um plastico, por exemplo na varanda, depois e so colocar ums baldes por de baixo e ja esta.

Publicado:

Olá

A minha curiosidade prendia-se no facto de quanto mais directo fosse a recolha melhor pois não havia contacto com elementos potencialmente contaminantes, curiosidade satisfeita :lol: .

Já agora a experiencia deu resultado? conseguiste baixar a dureza da água?

Se for negativo podemos fazer um intercambio, eu envio a água daqui que é macia em troca de água mais dura :)

Cumpts.

António Azevedo

Publicado:

Oi Ctifue, a experiência deu resultado, mas olha em relação ao intercÂmbio, em vez de gastares dinheiro nos correios, vais a um supermercado ou hipermercado e compras água de garrafão, vês o teor em sais de cálcio , o ph e o cloro e podes por no aqua, sem+re é mais barato do que nos correios :lol: não te esqueçã, quanto mais sais de cálcio tiver por L mais dura é a água.

Tá?

Cumps

Duarte :)