Recommended Posts

Publicado

boas,

neste momento estou arrependido com a minha escolha de filtro para o meu aquario de 60x30x30...

o ciclo estava feito.

adicionei 3 corydoras e td ok.

passado uns dias (4 ou 5) adicionei 4 neons e pumba... tudo estragado...

ja me morreu um neon e uma cory... e a ver se o resto sobrevive... fiz os testes a agua e os nitritos estavam altissimos, mesmo com a amonia a 0...

eu desconfio que tenha sido falta de capacidade de o filtro... ou seja, um filtro com uma capacidade filtrante (mais materias filtrantes) teria sido melhor...

ja me decidi pelo eheim 2211.

mas como faço para proceder a troca? ponho-o a ciclar num recipiente com agua adicionando la comida todos os dias?

mas mesmo assim, quanto o meter la nao vai ter a quantidade necessaria de bacterias para os peixes... como faço? ponho os dois a funcionar um dia simultaneamente?

p.s - ontem a noite fiz uma tpa de 10 por cento e adicionei bacterias... hoje vou fazer outros 10 por cento... quero salvar os peixes que la estao mas eles parecem-me muito ofegantes e ha um neon que esta muito palido...

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Vejam aqui o meu aqua!

Publicado: (editado)

Nao tenho a certeza que o ciclo estará feito, mas partindo do principio que está.

As matérias filtrantes o filtro antigo colocas no novo e acrescentas mais matériasfiltrantes novas, e deitas o novo fora, esqueces que existiu, vais fazendo TPA's diárias ou de 2 em 2 dias até as as bactérias se propaguem para as novas matérias filtrantes.

O 2111 deverá ter de baixo para cima o seguinte

grelha, espoja azul, fibra de vidro, porcelanas,grelha,cabeça do filtro.

Não enchas muito o filtro, para além de poderes partir o copo, fica tudo muito comprimido e deixa de fazer a sua função.

Boa sorte com o novo filtro!!

PS: Ahh já me esquecia, recomendo-te a comprares 2 torneiras duplas da Eheim, assim para a limpesa do filtro nao tens de desmachar o sistema todo.

Editado por jpospr

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Publicado:
  Ismenio disse:
Boas

Colocas os dois em simultaneo.

Ja agora, o aqua quando arrancou?

Quando colocas-te os primeiros peixes?

Cumps

o aquario começou a ciclar dia 19de julho.

entretanto foi tudo desmontado mas o filtro nao deixou de funcionar... sempre com comida para alimentar as bacterias.

a montagem nova teve 4 ou 5 dias... com testes diaris para ver se havia amonia ou nitritos e nada.

antes de colocar os peixes ainda pus bacterias liquidas da sera para prevenir...

as 3 corydoras foram postas no dia 24 ou 25... ja n sei bem... fui fazendo testes... nitritos e amonia a zero.

dia 29 adicionei os 4 neons. dia 30 tava tudo bem... dia 31 descambou... fui agr a casa e fiz uma tpa de 20% e pus mais um pco de bacterias... ainda ha um pouco de nitritos

os peixes parecem-me melhores... um pouco menos ofegantes que ontem...

jpospr disse:
Nao tenho a certeza que o siclo estará feito, mas partindo do principio que está.

As matérias filtrantes o filtro antigo colocas no novo e acrescentas mais matériasfiltrantes novas, e deitas o novo fora, esqueces que existiu, vais fazendo TPA's diárias ou de 2 em 2 dias até as as bactérias se propaguem para as novas matérias filtrantes.

O 2111 deverá ter de baixo para cima o seguinte

grelha, espoja azul, fibra de vidro, porcelanas,grelha,cabeça do filtro.

Não enchas muito o filtro, para além de poderes partir o copo, fica tudo muito comprimido e deixa de fazer a sua função.

Boa sorte com o novo filtro!!

PS: Ahh já me esquecia, recomendo-te a comprares 2 torneiras duplas da Eheim, assim para a limpesa do filtro nao tens de desmachar o sistema todo.

disseram-me para nao por a esponja azul em baixo, pois corria o risco de que entupisse... acha logico ou nem por isso?

torneiras duplas? como é que me facilitam? nao percebi... :S

ja tenho aqui duas opinioes diferentes... os dois a funcionar ou tiro completamente...

esqueci-me de dizer que o filtro que tenho tem mesmo muito poucas materias filtrantes... uma esponja que talvez ate de para o copo da eheim, e umas rodinhas pretas (tipo ceramicas... agora o resto n...

os neons tao malucos agr... ta um ofegante... os outos tao normais mas ha um, que me parece ser ligeiramente maior e que esta a perseguir os outros... sera por estarem so 3?

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Vejam aqui o meu aqua!

Publicado:

Boas

Para se proceder a uma troca de filtro, é aconselhado deixar a funcionar os dois filtros em simultâneo (o velho e o novo) durante umas 3 semanas, para que o novo fique povoado com bactérias nitrificantes.

Agora pelo que eu entendi, esse filtro não me parece estar ainda ciclado fazendo com que tenhas amônia (penso eu) presente no aquário...

Agora podes por o novo a funcionar, mas não deve de servir muito, pois o filtro velho não estar completamente ciclado o que vai fazer com que o novo demore o dobro do tempo a ser povoado pelas bactérias benéficas.

O que tens que fazer é continuar a adicionar bactérias para povoar esses filtros o mais rápido possível para não te prejudicar a fauna...

cumps

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=193075"]......::::::Real Test:::::::......[/url][color=#ff0000][size=2][size=3]([/size]Desactivado)[/size][/color]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=202493"]...:::The Green Plain:::...[/url]
Cumprimentos
Fábio Joaquim

Publicado:

A esponja azul vais filtrar mecanicamente os maiores detritos, sem ela vais entupir completamente o lã de vidro...a esponja azul é fundamental.

As torneiras duplas permitem desconectares o filtro do sistema todo, estou a falar dos tubos que ligam ao crivo e aos tubos que ligam à regua. Sem as torneiras duplas vais, cada vez que fores fazer uma limpeza ao filtro tens de levar a tralha toda ctg...para nao falar da aquantidade de água que vai pingar pelo caminho...

Eu sou da opinião que esse filtro que queres trocar nao te está a fazer absolutamente nada, por isso realmente retirava-o, se já tens peixes o ciclo faz-se mais rapidamente, mantém a amonia e os nitritos baixos com TPA's regulares e talvez de maior percentagem do que o normal.

Aconselho-te um produto muito bom, chama-se Bactozym, é da Tetra, trás bactérias em pó, em forma concentrada, podes aplicar directamente no filtro e não é aquela coisa do liquido que não fazemos a minima ideia de onde fica.

Publicado:

ja o montei ontem...

infelizmente vem tarde... devia ter sido o primeiro logo... fui mal aconselhado na loja... :S

gastei mais guito e os peixinhos sofreram... ontem morreu um outro neon... ela estava muito debilitado...

nao faz barulho nenhum! incrivel

e a movimentaçao da agua nao tem nada que ver...

para ja deixei os dois a funcionar... os nitritos ja baixaram quase para zero por isso nao quero arriscar a tirar o outro filtro ja...

comprei as mangueiras duplas... realmente vao ser muito uteis...

ela tinha-me dito que a esponja azul era precisa mas nao em primeiro lugar... pois entupia... mas eu tive a ver e aquilo tem o crivo na ponta que suga a agua... e ainda tem uma grelha... é muito dificil entupir... meti grelha, esponja azul, ceramicas, substract (aquelas bolinhas), la de vidro, grelha...

so vi o comentario das bacterias em po depois... seja como for, vamos la ver no que isto da... daqui a duas ou 3 semanas logo tiro o filtro rena... para ja os peixinhos aguentam mais movimentaçao... ate parecem contentes a brincar com a corrente extra...

os dois neons que la estao adoram fazer corridas na corrente....

e estranhamente, os neons e as corys interagem, algo que nunca tinham feito... como sao poucos... é ate engraçado

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Vejam aqui o meu aqua!

Publicado:

...só uma nota

A lã de vidro deve estar logo a seguir â esponja azul, se tiveres depois das porcelanas vão ficar muito sujas sem necessidade.

O melhor é ter a filtragem mecanica (esponja azul + lã de vidro) e depois a filtragem biológica (porcelanas),eventualmente poderás ter mais um pouco de lã de vidro após as porcelanas, mas nunca deixes de ter lã de vidro antes das porcelanas.

Publicado:

Boas.

Concordo 100% com algumas coisas, outras nem tanto:

Esponja azul deve ser usada, normalmente em 1º lugar nesses filtros. (em outros seriam os cilindros)

Lã branca no final, para reter só as partículas menores (penso que também é o que os fabricantes recomendam, veja-se o manual)

Manutenção dos dois filtros em funcionamento durante o tempo necessário para que se verifique amónia/ nitritos = 0 (o filtro antigo pode não dar conta do recado, mas alguma coisa estará a fazer)

TPA´s para compensar a ineficiência inicial dos filtros, 10% acho pouco. Eu, caso detectasse valores elevados de nitritos certamente que faria 30-40% e possivelmente logo outra passadas umas horas.

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Publicado:
  AGA disse:
Boas.

Concordo 100% com algumas coisas, outras nem tanto:

Esponja azul deve ser usada, normalmente em 1º lugar nesses filtros. (em outros seriam os cilindros)

Lã branca no final, para reter só as partículas menores (penso que também é o que os fabricantes recomendam, veja-se o manual)

Manutenção dos dois filtros em funcionamento durante o tempo necessário para que se verifique amónia/ nitritos = 0 (o filtro antigo pode não dar conta do recado, mas alguma coisa estará a fazer)

TPA´s para compensar a ineficiência inicial dos filtros, 10% acho pouco. Eu, caso detectasse valores elevados de nitritos certamente que faria 30-40% e possivelmente logo outra passadas umas horas.

Cumps

nao sabia que tpa's tao proximas poderiam ser beneficas

ha dois dias fiz 25%, ontem fiz 10... os peixes ja estao estaveis julgo eu... nitritos QUASE a 0.

agora parece-me é que ponho a comida para os neons e ela fica a flutuar... depois vai ao fundo e eles so lhe pegam enquanto ta a cair... depois nao...

sera qe eles depois a vao comer?

nao queria nada que morressem a fome...

agora resta-me esperar com os dois filtros a funcionar...

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Vejam aqui o meu aqua!

Publicado:
  jpospr disse:
Podes fazer TPA's diárias, o ciclo dá-se no filtro...o única questão com as TPA's preden-se com a estabelidade da água a nivel de pH e temperatua

neste momento, com a temperatura nao ha grande problema... ate baixa ligeiramente e creio que os peixes agradecem...

o ph mais regular era dificil pois esta a 6.5/6.7 e a agua entra a 6.4

ha alguma maneira de verificar quando o novo filtro ja é suficiente para aguentar o sistema ou so mesmo com o tempo?

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Vejam aqui o meu aqua!

Publicado:
  lgass disse:
neste momento, com a temperatura nao ha grande problema... ate baixa ligeiramente e creio que os peixes agradecem...

o ph mais regular era dificil pois esta a 6.5/6.7 e a agua entra a 6.4

ha alguma maneira de verificar quando o novo filtro ja é suficiente para aguentar o sistema ou so mesmo com o tempo?

Boas....

Já tens tudo controlado. A ciclagem dos filtros depende de vários factores como, se o aqua já está com peixes e tudo o que isso implica ou se está sem "moradores". No teu caso é muito rápido porque adicionaste o filtro a um aqua já em funcionamento.

Em relação à comidinha, os peixes normalmente não morrem à fome...loll. Deves dar as quantidade suficiente para que quando colocas a codida ela desaparecer rápidamente.

Cumprimentos aquarófilos.

Publicado:
  meveric disse:
Boas....

Já tens tudo controlado. A ciclagem dos filtros depende de vários factores como, se o aqua já está com peixes e tudo o que isso implica ou se está sem "moradores". No teu caso é muito rápido porque adicionaste o filtro a um aqua já em funcionamento.

Em relação à comidinha, os peixes normalmente não morrem à fome...loll. Deves dar as quantidade suficiente para que quando colocas a codida ela desaparecer rápidamente.

Cumprimentos aquarófilos.

acha que duas semanas sao suficientes para povoar o novo filtro?

o que eu dou as corys sei que elas comem porque desaparece... elas nao atacam logo... vao comendo ao longo do dia...

agora os neons... aquilo é um granulado muito finiho e colorido (nao sei de cor o nome)... julgo que da jbl... foi recomendado na aquaplante...

so que eu coloco auilo... se eu so deitar na agua aquilo flutua e eles nao vao la... se eu atirar com um pouco de força aquilo cai lentamente para o fundo... sera que eles vao atras dela?

é que com tudo o que aocnteceu e por so estarem dois neons, eles estao muito timidos... e com dois filtros a funcionar, tenho medo que a comida desapareça logo...

alguem desliga o filtro quando da de comer aos peixes?

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Vejam aqui o meu aqua!

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!