Recommended Posts

Publicado:

A dita regra, não é regra nenhuma, deve ser encarada como um ponto de partida...

quanto à tua pergunta, se a quantidade de luz deve ser proporcional à massa vegetal e quantidade de água, penso ser mais lógico ser pelos litros úteis.

Publicado:

Boas

Também depende muito da altura que o aquário tiver.

Quanto mais altura, mais dificuldade a luz tem em penetrar toda a coluna de água.

Em minha opinião, a regra de 1W/L só se aplica em aquários até 100L.

1 Abraço

Publicado:

A regra do 1W/L já não se aplica. Há 4 ou 5 anos quando a aquariofilia ainda era muito "recente" em matéria de plantas podia-se aplicar.

Agora aplica-se essa regra, tal como o Mário disse até 100L no caso de pretenderes ter plantas MUITO exigentes em luz (por ex. Glossostigma).

Pensa antes nas plantas que vais pretender manter, e a luz irá ser colocada de acordo com elas.

Cmpts

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Publicado:

o meu aqua tem 96 litros uteis tava a pensar em por lampadas t5 de 39w mas tenho duas opções pôr apenas duas ficando com 78w (0,81w/l) ou então 3 de 39w que faz 117w (1,2w/l) esta ultima opção dá mais escolha em espectros de cor das lampadas por isso parece-m bem.. mas axo que talvez seja demasiada iluminação... Qual a vossa opinião e que kelvins escolheriam nas lampadas.. é para manter ricia e tapete de cuba

Publicado:

Se fosse o meu aquário, colocaria apenas duas. Até porque não tens tantos espectros por onde escolher como nas T8. Eu optaria por uma de 10,000ºk à frente e uma de 6,500ºk atrás.

Cmpts

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

• 2 semanas depois...
Publicado:

Boa tarde!

Peço desculpa por estar assim a aproveitar o tópico, mas eu tinha exactamente a mesma dúvida.

Tenho um aquário de 120cm, que leva 254 litros brutos, mas que na realidade leva cerca de 180/200l. Estou em dúvida se ponho 4x54w, T5 de 10 000k, ou 4x36w. O que aconselham?

obrigado!

Publicado:

É preferivel comprares a 4x54w.. não necessitas obrigatoriamente de usar as 4lampadas.. podes usar só 2... mas assim com a evolução nos plantados... a calha irá sempre acompanhar.. entendes?

Pois se comprares uma calha mais fraca em total de Watts, no futuro caso queiras escolher plantas que necessitem de mais luz.. ou das 2 uma.. ou fazes upgrade ou tens de comprar outra calha!

Cumps

Cumps

Publicado:

Sem contar que a calha de 4x54W ocupa-te toda a superfície do aquário (em comprimento) enquanto as PL-L de 36W se colocadas uma frente à outra não ficas tão bem servido.

Cmpts

• 2 semanas depois...
Publicado:

boas

Eu tenho um aquário de 100x45x55... e tenho uma calha de 4x39w t5, estou a pensar fazer tapete de cuba, acham que da?

cumprimentos

• 2 semanas depois...
Publicado:

Olá,

Eu acho que não... mas é a minha opinião.

Nada como tentar com um vaso :whocares: