rickmfc Publicado Agosto 31, 2009 Publicado Agosto 31, 2009 nessa regra de 1w por 1 litro.. refere-se aos litros brutos ou uteis? é que ja encontrei em muitos sites que se referem aos litros brutos será mesmo? que acham? InvertSoil------> 1º Plantado Amazonia of Sarawak
Hugo R. Silva Publicado: Agosto 31, 2009 Publicado: Agosto 31, 2009 A dita regra, não é regra nenhuma, deve ser encarada como um ponto de partida... quanto à tua pergunta, se a quantidade de luz deve ser proporcional à massa vegetal e quantidade de água, penso ser mais lógico ser pelos litros úteis. Alguns dos meus aquários (shrimps)
Mário Publicado: Agosto 31, 2009 Publicado: Agosto 31, 2009 Boas Também depende muito da altura que o aquário tiver. Quanto mais altura, mais dificuldade a luz tem em penetrar toda a coluna de água. Em minha opinião, a regra de 1W/L só se aplica em aquários até 100L. 1 Abraço
Fernando Freire Publicado: Agosto 31, 2009 Publicado: Agosto 31, 2009 A regra do 1W/L já não se aplica. Há 4 ou 5 anos quando a aquariofilia ainda era muito "recente" em matéria de plantas podia-se aplicar. Agora aplica-se essa regra, tal como o Mário disse até 100L no caso de pretenderes ter plantas MUITO exigentes em luz (por ex. Glossostigma). Pensa antes nas plantas que vais pretender manter, e a luz irá ser colocada de acordo com elas. Cmpts "It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"
rickmfc Publicado: Agosto 31, 2009 Autor Publicado: Agosto 31, 2009 o meu aqua tem 96 litros uteis tava a pensar em por lampadas t5 de 39w mas tenho duas opções pôr apenas duas ficando com 78w (0,81w/l) ou então 3 de 39w que faz 117w (1,2w/l) esta ultima opção dá mais escolha em espectros de cor das lampadas por isso parece-m bem.. mas axo que talvez seja demasiada iluminação... Qual a vossa opinião e que kelvins escolheriam nas lampadas.. é para manter ricia e tapete de cuba InvertSoil------> 1º Plantado Amazonia of Sarawak
Fernando Freire Publicado: Setembro 1, 2009 Publicado: Setembro 1, 2009 Se fosse o meu aquário, colocaria apenas duas. Até porque não tens tantos espectros por onde escolher como nas T8. Eu optaria por uma de 10,000ºk à frente e uma de 6,500ºk atrás. Cmpts "It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"
saphira Publicado: Setembro 9, 2009 Publicado: Setembro 9, 2009 Boa tarde! Peço desculpa por estar assim a aproveitar o tópico, mas eu tinha exactamente a mesma dúvida. Tenho um aquário de 120cm, que leva 254 litros brutos, mas que na realidade leva cerca de 180/200l. Estou em dúvida se ponho 4x54w, T5 de 10 000k, ou 4x36w. O que aconselham? obrigado!
Godlike Publicado: Setembro 9, 2009 Publicado: Setembro 9, 2009 É preferivel comprares a 4x54w.. não necessitas obrigatoriamente de usar as 4lampadas.. podes usar só 2... mas assim com a evolução nos plantados... a calha irá sempre acompanhar.. entendes? Pois se comprares uma calha mais fraca em total de Watts, no futuro caso queiras escolher plantas que necessitem de mais luz.. ou das 2 uma.. ou fazes upgrade ou tens de comprar outra calha! Cumps Cumps
Fernando Freire Publicado: Setembro 10, 2009 Publicado: Setembro 10, 2009 Sem contar que a calha de 4x54W ocupa-te toda a superfície do aquário (em comprimento) enquanto as PL-L de 36W se colocadas uma frente à outra não ficas tão bem servido. Cmpts "It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"
lima256 Publicado: Setembro 23, 2009 Publicado: Setembro 23, 2009 boas Eu tenho um aquário de 100x45x55... e tenho uma calha de 4x39w t5, estou a pensar fazer tapete de cuba, acham que da? cumprimentos
Fernando Freire Publicado: Outubro 3, 2009 Publicado: Outubro 3, 2009 Olá, Eu acho que não... mas é a minha opinião. Nada como tentar com um vaso "It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"
Recommended Posts