Recommended Posts

Publicado:

Olá.

É um composto orgânico que aparece geralmente nos aquários na forma de SiO2 ou SiO4. Normalmente em valores que se conseguem ler (por teste) dá em alguedo :)

Só para ser chato... é um composto inorgânico. :thumbup3:

os silicatos, veem, neste caso, da areia que é basicamente composta por dioxido de silicio SIO2.

Certo... mais conhecido por sílica.

As diatomaceas prosperam em ambientes onde consigam "orthosilicic acid" H4SiO4, desculpem mas não sei o termo correcto em portugues. Ácido esse que pode ser obtido em soluções aquosas pela acidificação de sais de silica.

Podes-lhe chamar ácido ortosilícico que ninguém se vai chatear contigo...

Nem precisas de acidificar a sílica, se bem que vais acelerar grandemente o processo. O silicato é um pouco como o dióxido de carbono em água, obviamente muito menos "reactivo".

SiO2 + 2 H2O -> H4SiO4

Óbvio que há silicatos e silicatos, que é o mesmo que dizer que há rochas e rochas... neste caso, e como tu disseste tão bem, a areia por ter uma área superficial por peso tão grande, faz com que liberte silicatos para a água mais facilmente que os restantes minérios. Porque se formos a ver, até o vidro é feito de silicatos (é areia fundida).

E depois tens todos os processos biológicos a ajudar à festa como já referiste... baixa oxigenação, diminuições drásticas de pH... é estar a pedir à areia que liberte os silicatos para a água.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Percebi que o problema é sério...

Também recomendas que desmonte tudo e inicie do 0 novamente ?

Sinceramente não estou muito disposto a isso...

Cumprs...

sign.jpg
Publicado:

Olá novamente.

Também recomendas que desmonte tudo e inicie do 0 novamente ?

Sim... não sei qual é a tua experiência a nível de aquários plantados, mas se for pouca, aconselho-te mesmo que penses seriamente em mudar de substracto.

Isto porquê? Se não fores muito rigoroso em termos de fertilização e manutenção do aquário, o que vai acontecer é que terás sempre esse tipo de algas, e quem sabe, outras... ora isso, num primeiro aquário plantado é no mínimo dos mínimos, desmotivante.

Muita gente que se mete nos plantados não tem perseverança e calma suficientes para quando as coisas correm mal, aguentarem os cavalos, pensarem e tentarem resolver o problema.

Quase todos desistem facilmente, ou experimentam 1 ou 2 vezes o que lêem ou ouvem alguém dizer, e ficam à espera de resultados imediatos. Não pode ser assim!!

Não funcionou logo...? Esperem mais um pouco...

Continua na mesma...? Talvez não estejam a utilizar o método correcto...

Ainda não chegaram lá? Azares acontecem...

Não têm pachorra? Então desmontem e sigam os conselhos de quem já deu provas que consegue manter aquários plantados saudáveis. Não corram logo a fazer a primeira coisa que lêem...

Analisem bem o problema... leiam bastante sobre o assunto. Não fiquem é desmoralizados facilmente. Eu sei que custa olhar para os aquários e vê-los numa perfeita c*gada. Eu também já passei por isso.

Agora como dizia o slogan de um dos nossos Patrocinadores: "Não há milagres..."

E não se esqueçam... muitas das vezes, há mais do que uma maneira de resolver os problemas.

Por isso, nos plantados, ainda mais do que no outro tipo de aquários, é preciso muita calma... e puxar pela cabeça.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:
Só para ser chato... é um composto inorgânico. icon_smile.gif

E não se esqueçam... muitas das vezes, há mais do que uma maneira de resolver os problemas.

Por isso, nos plantados, ainda mais do que no outro tipo de aquários, é preciso muita calma... e puxar pela cabeça.

Hehe Luís ;)

Creio estares correcto, erro meu ;)

Puxar pela cabeça... concordo, mas desconhecia por completo que a areia de filtro de piscina continha uma alto valor de silicatos. Se me dissessem dito "arei" de praia sabia-o... agora da de filtro de piscina, desconhecia por completo ;)

Thanks!

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Publicado:

coloquei alguns camarões no aquario e os mesmos estão se fartando dessas filamentosas.... são ótimos faxineiros...

muitíssimo recomendados !!!! :roflroll2:

logo posto foto.. pois não sei a espécie deles...

Cumprs

sign.jpg