Mais um iniciado! Os problemas do costume...


Giantstep

Recommended Posts

Em primeiro lugar muitos parabéns pelo excelente forum!

 

Resolvi recentemente entrar no mundo da aquariofilia. Comecei como toda a gente, desinformado, mas rápidamente percebi que, manter um aquario em condições não é tão simples como parecia... o que me interessou ainda mais por este hobby.

 

Depois de muito ler e procurar e de finalmente me sentir preparado resolvi comprar o meu primeiro aquário. A escolha recaiu sobre um Hagen Elite de cerca de 28 litros reais (já com substrato e areão), iluminação de 11w, filtro jet-flo 50 com capacidade de 300l/h, e aquecedor também da elite de 50w.

 

Comprei tudo o que preciseava, desde substrato a areão, e plantei duas plantas, uma anubia nana e o que penso ser uma anubia afzelii. Comprei também um kit de testes para poder controlar os parametros da água :multi:

 

O aquário foi cheio no dia 25, o filtro e aquecedor postos a funcionar e tenho adicionado nitrivic.

 

Os testes efectuados à água da torneira revelaram os seguintes valores:

 

Ph - 8

Gh - 40 mg/l

Kh - 40 mg/l

Nh3 - 0 mg/l

N02 - 0 mg/l

N03 - 0 mg/l

 

Ontem, dia 27, refiz os testes e foras estes os resultados:

 

Ph - 7.4

Gh - 60 mg/l

Kh - 30 mg/l

Nh3 - 0,6 mg/l

NO2 - 0,1 mg/l

NO3 - 0 mg/l

 

Penso que o ciclo se está a iniciar correctamente. Espero não estar enganado!

 

As minhas dúvidas são as seguintes:

 

O filtro jet-flo tem um compartimento onde se encontra carvão activado, será mais adequado subsituir esse compartimento por um outro filtro ou ceramica, para ajudar as bacterias a alojarem-se?

 

A água tem estado um pouco esverdeada. Estarei prestes a enfrentar a primeira guerra com as algas?! :2gunfire:

 

Peço desculpa pela extensão deste post e se sou desajeitado com a pesquisa ;)

 

Cumprimentos

Editado por Giantstep
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo.

 

Estás a fazer tudo bem, o ciclo está a começar e aconselho a colocares um bocadinho de comida para as bacterias do ciclo terem com que se alimentar.

Tens de colocar mais de crescimento rapido e não passar das 8 horas diarias de luz, se não tiveres bastantes plantas a comerem nutrientes vais ter direito a algas.

O carvão podes deixar estar no primeiro mês, é muito bom a limpar a agua turva, depois podes colocar ceramicas ou algo do genero.

 

Cumps

 

Muito obrigado pela rápida resposta.

 

Esqueci-me de dizer que acrescentei uma quantidade muito pequena de comida, que ainda se consegue ver no fundo do aquário. Coloquei a medo, mas ainda bem que foi uma escolha correcta.

 

Tenho tido o aquário iluminado cerca de 12 horas, será esse o problema? Vou passar a 8 horas apenas :multi:

 

Agora é tempo de começar a estudar as características próprias de cada espécie de peixe e a compatibilidade entre elas, tenho um mês para realizar esse trabalho.

 

Obrigado pelo conselho, realmente os testes são carote!

Editado por Giantstep
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, sejas muito bem vindo!

 

Quanto a tua primeira dúvida, sim tás correcto deves substituir por ceramicas ou algo do genero que ajude a colonia de bacterias, ou ainda lâ filtrante(desconheço o filtro).

 

Quanto à agua esverdeada é um bocado vago, é só a agua que esta esverdeada ou tambem aparece nos vidros? Tens o aquario a apanhar a luz directa do sol?

Pode ser que seja do substracto que colocas-te, pode haver um excesso de nutrientes.

Podes ir fazendo umas tpa´s de 5% de dois em dois dias, não faças mais porque dificulta o estabelecimento das bacterias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, sejas muito bem vindo!

 

Quanto a tua primeira dúvida, sim tás correcto deves substituir por ceramicas ou algo do genero que ajude a colonia de bacterias, ou ainda lâ filtrante(desconheço o filtro).

 

Quanto à agua esverdeada é um bocado vago, é só a agua que esta esverdeada ou tambem aparece nos vidros? Tens o aquario a apanhar a luz directa do sol?

Pode ser que seja do substracto que colocas-te, pode haver um excesso de nutrientes.

Podes ir fazendo umas tpa´s de 5% de dois em dois dias, não faças mais porque dificulta o estabelecimento das bacterias.

 

O filtro é este:

 

166728325cc32c7a310f90749bdb756b_im.jpg

 

Dá para ver que por cima do filtro de esponja existe uma caixinha branca, essa caixa tem carvão activado.O espaço não é muito grande, mas sempre cabem algumas ceramicas. Outra alternativa é tirar essa mesma caixa e colocar uma esponja igual á de origem, penso que assim consigo redobrar o espaço para alojamento das bactérias.

 

O meu raciocício está correcto ou é melhor não estar a inventar?

 

Quanto à água esverdeada, o aquário não apanha luz do sol directa, duranto o dia apanha muito pouca luz. Só apartir das 18 é que o ligo e assim fica até às 6 do dia seguinte. Pode realmente tratar-se de excesso de nutrientes, o substrato pareceu-me muito bom e foi relativamente caro e apenas tenho duas plantas. Uma delas até está um pouco estranha, mas penso que elementos essenciais não lhe falta.

Editado por Giantstep
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te esqueças que esse aqua com tão pouca capacidade de agua , não pode lever muitos peixes

 

Terei esse cuidado! Prefiro poucos em perfeitas condições do que muitos sem condições suficientes.

 

Já seleccionei algumas espécies que são compatíveis entre si e que ase dequam ao tipo de água que o meu aquário tem, embora saiba que ainda podem haver alterações nas características da água provocadas pelo ciclo de azoto.

 

A grande diferença que notei foi o ph, desceu 0,6 em apenas 2 dias!

Editado por Giantstep
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cheguei há pouco a casa e a água do aquário está ainda mais verde! Tem apenas 3 dias e já está assim... a água parece lodo. Com a luz desligada quase não dá para pereceber se há alguma coisa lá dentro. :sad2:

Editado por Giantstep
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

So por cruisidade tu tens u subtarto totalmente cuberto com areao certo ?

 

Tens uma boa camada de areao certo ?

 

O aquario esta esposto á luz solar directa ?

 

 

Tenho o substrato completamente coberta com uma camada de areão branco, a camada tem cerca de meio centimetro apenas.

 

O aquário não está exposto à luz solar, bem pelo contrário, está numa localização em que incídencia de luz é mínima.

 

Apenas uma pequeno exclarecimento: tpa's diários de cerca de 20% podem atrasar o ciclo de azoto?

Editado por Giantstep
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.