Recommended Posts

Publicado

Boas,

Tenho um aquário montado há 3 meses, com 100(comp)x40(alt)x30(prof). resolvi iniciar me nos ciclideos após pausa de 12 anos na aquariofilia...

Fauna:

2 cichlasoma nigrofasciatum

2 cichlasoma meeki

2 labidochromis caeruleus

2 blue malawi (????)

1 hypostumus plecostumus

6 corydora aeneus

notei há cerca de 3 semanas/1mês um comportamento de acasalamento por parte dos nigrofasciatum, mas não fiz muito caso, pois nunca imaginei que desse resultado.... ah pois é....deu!!!

após verificar a existência de 2/3 dezenas de alevins apressei-me a comprar uma maternidade, comida para os "bébés" e a muito custo apanhá-los, um a um e colocá-los na maternidade, dentro do aquário.... deixei alguns junto dos pais....

após 2/3 horas, voltei para vericar.... e verifiquei que os caeruleus não saiam de perto da maternidade, após observação mais atenta verifiquei que eles estavam, literalmente, a "sugar" os alevins através das finissimas aberturas da maternidade e que já tinham desaparecido quase todos!!!! :thumbup3:

os restantes soltei-os juntos dos pais e verifico que até agora estão, a maioria, vivos. :puppydogeyes:

este tipo de comportamento é normal????

o que se deve fazer numa situação semelhante? separar os alevins dos pais, ou deixá-los junto deles???

se a resposta é separá-los, como fazê-lo????

Ajuda sff.

Abraço,

Bruno Conceição

Publicado:
Boas,

Tenho um aquário montado há 3 meses, com 100(comp)x40(alt)x30(prof). resolvi iniciar me nos ciclideos após pausa de 12 anos na aquariofilia...

Fauna:

2 cichlasoma nigrofasciatum

2 cichlasoma meeki

2 labidochromis caeruleus

2 blue malawi (????)

1 hypostumus plecostumus

6 corydora aeneus

notei há cerca de 3 semanas/1mês um comportamento de acasalamento por parte dos nigrofasciatum, mas não fiz muito caso, pois nunca imaginei que desse resultado.... ah pois é....deu!!!

após verificar a existência de 2/3 dezenas de alevins apressei-me a comprar uma maternidade, comida para os "bébés" e a muito custo apanhá-los, um a um e colocá-los na maternidade, dentro do aquário.... deixei alguns junto dos pais....

após 2/3 horas, voltei para vericar.... e verifiquei que os caeruleus não saiam de perto da maternidade, após observação mais atenta verifiquei que eles estavam, literalmente, a "sugar" os alevins através das finissimas aberturas da maternidade e que já tinham desaparecido quase todos!!!! :thumbup3:

os restantes soltei-os juntos dos pais e verifico que até agora estão, a maioria, vivos. :puppydogeyes:

este tipo de comportamento é normal????

o que se deve fazer numa situação semelhante? separar os alevins dos pais, ou deixá-los junto deles???

se a resposta é separá-los, como fazê-lo????

Ajuda sff.

Abraço,

Bruno Conceição

Boas nao sou um As, na matéria, mas ja ouvi falar, que mantidos so com os pais não tem problema, e também já tenho visto por exemplo nas lojas, os alevins juntos com os pais e com outros peixes, estou a falar só de ciclideos apenas...

Agora se deve se deixar com os pais ou não já não sei ao certo, mas o que vi estava todos contentes juntos com os pais, e para qualquer lado que fossem os pais os alevins iam com eles..

Publicado:

Boas,

uma vez que a questão concreta diz respeito a um ciclídeo americano, vou mover este tópico para o local correcto....

Um abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

Meu Blog