Recommended Posts

Publicado

Olá,

primeiro de tudo, quero desde já agradecer a vossa paciência e felicitá-los por este maravilhoso fórum que de certeza me vai dar mais alegrias que dores de cabeça.

Tenho um aquário de cerca de 60 litros e tenho seguido todos os vossos concelhos para a manutenção do mesmo.

Comecei por plantá-lo, ficou cerca de um més a funcionar sem peixes, e só apartir daí coloquei quatro corydoras sarapintadas e três octociclus. Alimentáva-os com as pastilhas de fundo, uma por dia.

Depois juntei 10 neons (vermelhos e azuis, bolas não me recordo do nome), dos mais pequenos e um combatente (a minha namorada queria um...).

O ph da água está a 7.0, tenho tentado baixar para 6.8.

O kh a 4º.

No entanto só me resta cinco neons, duas corydoras, um octocinclo e o Combatente, este último por sinal, apresenta falta de apetite (sei que não devo dar muita comida).

Antes que morra mais algum, que poderei eu fazer para que durem mais algum tempo?

Obrigado.

Publicado:

Convinha dares mais detalhes. Apesar de ter estado um mês a funcionar sem peixes não quer dizer que tenha completado o ciclo do azoto. Já fizeste os testes?

Publicado:

quando o colocaste a trabalhar, colocaste lá algum peixe ou um pouco de comida para se iniciar o ciclo?

coloca o teu perfil e o setup do aqua para te poderem ajudar melhor.

Publicado:
Convinha dares mais detalhes. Apesar de ter estado um mês a funcionar sem peixes não quer dizer que tenha completado o ciclo do azoto. Já fizeste os testes?

Olá, muito obrigado pela sua resposta.

Os testes que fiz foi apenas ao ph, kh e fe (ferro, julgo, para o crescimento das plantas).

Obrigado.

Publicado:
quando o colocaste a trabalhar, colocaste lá algum peixe ou um pouco de comida para se iniciar o ciclo?

coloca o teu perfil e o setup do aqua para te poderem ajudar melhor.

Olá, obrigado pela resposta.

Não, quando o coloquei a trabalhar, ficou um mês plantado sem peixes. Apenas coloquei umas pastilhas nas raízes (Sera - florenette a) e um líquido também para as Plantas, que coloco uma vez por semana na água (sera - Florena), só depois coloquei os peixes (corydora e octocinclus) e fui dando um comprimido por dia, na altura tinha 4 corydoras e três octocinclus.

Já agora onde posso colocar o meu perfil e o setup do aquário? É que não encontrei.

Obrigado.

Publicado:

ola

em cima do lado esquerdo, junto onde diz "sair" está o teu nome.

clicas sobre o teu nome e estas no teu perfil.

em relação ao aqua, parece-me que não o deixaste fazer o ciclo do azoto.

para o ciclo se iniciar tens que colocar no aqua um peixe resistente ou entao um pouco de comida.

só depois do ciclo estar completo deves introduzir peixes, se não o fizeres os peixes vão acabar por morrer.

deves ter os teste para acompanhares o ciclo e saberes quando este acaba.

Publicado:
ola

em cima do lado esquerdo, junto onde diz "sair" está o teu nome.

clicas sobre o teu nome e estas no teu perfil.

em relação ao aqua, parece-me que não o deixaste fazer o ciclo do azoto.

para o ciclo se iniciar tens que colocar no aqua um peixe resistente ou entao um pouco de comida.

só depois do ciclo estar completo deves introduzir peixes, se não o fizeres os peixes vão acabar por morrer.

deves ter os teste para acompanhares o ciclo e saberes quando este acaba.

Obrigado, pela resposta. Vou adquirir os testes. Já agora, apenas uma pergunta, quando é que sei que o ciclo acaba?

Obrigado.

Publicado:

Durante o processo de ciclo, os níveis de amónia vão subir e depois repentinamente baixar à medida que as bactérias formadores de nitritos se estabelecerem. Dado que as bactérias formadoras de nitrato só começam a aparecer quando houver nitritos presentes em quantidade suficiente, os níveis de nitrato vão disparar (à medida que a amónia acumulada é convertida), continuando a subir à medida que a amónia produzida é convertida em nitritos. Uma vez as bactérias formadoras de nitratos estejam estabelecidas, os níveis de nitritos vão cair, os níveis de nitratos vão subir, e o aquário está em ciclo.

O aquário estará totalmente em ciclo assim que haja produção de nitratos (e os níveis de amónia e de nitritos sejam zero). Para determinar quando o ciclo está completo, compra os kits de teste apropriados e mede os níveis.

Publicado:
Durante o processo de ciclo, os níveis de amónia vão subir e depois repentinamente baixar à medida que as bactérias formadores de nitritos se estabelecerem. Dado que as bactérias formadoras de nitrato só começam a aparecer quando houver nitritos presentes em quantidade suficiente, os níveis de nitrato vão disparar (à medida que a amónia acumulada é convertida), continuando a subir à medida que a amónia produzida é convertida em nitritos. Uma vez as bactérias formadoras de nitratos estejam estabelecidas, os níveis de nitritos vão cair, os níveis de nitratos vão subir, e o aquário está em ciclo.

O aquário estará totalmente em ciclo assim que haja produção de nitratos (e os níveis de amónia e de nitritos sejam zero). Para determinar quando o ciclo está completo, compra os kits de teste apropriados e mede os níveis.

Obrigado pelo esclarecimento.

Publicado:

Olá, boas tardes.

Fui à loja e já adquiri os testes e os resultados foram os seguintes:

ph-6.6

nh4-0.5 mg/l, no teste diz que é inofensivo ou será que tem que estar mesmo a zero?

Nitratos(no3)-10 mg/l

Nitritos(no2)-0,0 mg/l, também inofensivo.

Será que o ciclo está feito? O mais curioso é que quando terminei de fazer os testes, lá estava outro neon estendido no areão...

Que poderei agora fazer?

Obrigado.

Publicado:
qual é a temperatura a que tens a água?

tens termometro no aquário?

nao estas a dar comida a mais?

Olá, boa noite.

A temperatura da água é de 26 graus.

Termómetro? Claro que tenho.

Neste momento, resta-me 3 neons, o beta combatente, uma corydora e um ottocinclus. Aos peixes de fundo dou 1\4 de um comprimido por dia, aos outros dou muito pouca comida.

Existe algum teste para saber se coloco comida a mais?

Obrigado.

Publicado:

Leal,

A comida adicionada deve ser numa quantidade de modo que os peixes consumam em 2, no máximo 3 minutos...

Creio que os parâmetros estejam ok, como ph e que o ciclo do nitrogênio se concluiu... Você por acaso está mantendo o filtro ligado normalmente, há plantas naturais no aqua? Há aeração (borbulhas) provocadas por um compressor ou pelo próprio filtro?

Se não for falta de oxigênio, pode ser algum tipo de contaminação na água, pois que neons são peixes bem frágeis...

Outra possibilidade seriam eles estarem sendo atacados por outro peixe...

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!