Set-up de luz para plantado 70l (o que acham?)


sergiosilva74

Recommended Posts

Olá a todos,

 

Para o plantado que estou a pensar montar (62x31x36) vou utilizar, pela primeira vez, lâmpadas PLL sem necessidade de balastro, pois são as que me oferecem melhor relação qualidade/gasto de luz. Por tudo o que tenho lido e da ajuda que já recebi do forum, vou optar pela seguinte relação:

 

.3 lâmpadas Osram Duluxe Star 21 W (6600 K, 1230 Lm, 80-89 IRC) – o que dá um total de 55 Lm/l (+-).

 

Tendo em conta que quero ter um plantado densamente povoado com plantas de nível médio a alto em termos de exigência de luz, acham que este set-up será suficiente.

 

Um abraço,

Sérgio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá viva,

Em termos de luz parece que sim, falta saber o CO2 e o Substrato.

 

Já agora, que lâmpadas são essas que não precisam de balastro? Podes mostrar-nos?

 

Cmpts

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, tenho pouca experiência neste tópico da iluminação, pelo que posso estar errado ao referir-me às lâmpadas PLL que não necessitam de balastro. Neste caso refiro-me às normais lâmpadas PLL que se podem conectar directamente em qualquer casquilho de rosca:

 

longlifeB.jpg

 

Por outro lado, existem também as lâmpadas PLL de pinos que necessitam de balastro na sua instalação:

 

http://www.screwfix.com/sfd/i/cat/36/p2820336_l.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não costumam ser grande coisas... mas é uma questão de experimentares, mas com pé atrás.

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois com essas lampadas ficas um bocado limitado em relação ao espectro.. isso na mina opinião, pois não sei se existem com mais kelvins mas o normal é com a temp. dessas por isso em relação ao espectro de cor ficas sem muita escolha se fossem das normais dava por optar por uma de 8000k, 1 de 6500 e outra de 10000k por exemplo assim as plantas ficavam mais soudaveis na minha opinião e o visual da luz muito melhor

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente o problema destas lãmpadas é que são muito limitadas em termos de expectro de luz (é dificil encontrar com mais de 6500 K). Se calhar vou ter de optar por outra solução!

 

Obrigado a todos pela ajuda.

 

sim, confirmo ser muito complicado arranjar espectros decentes. tem as de 6500 (tb tem da phillips as "daylight" que são 6500k embora mais caras que as da concorrencia), e tem tb umas que são de 2400k acho eu (se não é isso exactamente fica na vizinhança). tenho 2 aquas, sendo que no de inverts, que tem uma flora menos exigente, eu optei por um sistema DIY desse tipo com duas lampadas economicas e sem substrato fertil sendo que coloquei 2 lampadas uma de 11w e uma de 15w. acho que é mesmo border-line para um aqua de 30 litros, sendo que denoto o crescimento mais lento de plantas mais exigentes. como uso como maternidade colocando guppys e platys lá para parir, tenho cabomba, egeria densa, flame moss, christmas moss a evoluir bem, mas as blyxas, sagittaria subulata, hemiographis colorata e riccia, já crescem mais lento (tb não tenho co2).

que te posso dizer é que é um sistema bem economico em termos de consumo, e em termos de materia para realização da respectiva calha(3 casquilhos 5€ + 3 lampadas de 6500k de 21w de linha branca das grandes superficies 6€). acho que deves de tentar, e depois adaptar a tua flora com especies menos exigentes e evoluir a partir daí.

cumprimentos e depois diz o que achaste do resultado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, confirmo ser muito complicado arranjar espectros decentes. tem as de 6500 (tb tem da phillips as "daylight" que são 6500k embora mais caras que as da concorrencia), e tem tb umas que são de 2400k acho eu (se não é isso exactamente fica na vizinhança). tenho 2 aquas, sendo que no de inverts, que tem uma flora menos exigente, eu optei por um sistema DIY desse tipo com duas lampadas economicas e sem substrato fertil sendo que coloquei 2 lampadas uma de 11w e uma de 15w. acho que é mesmo border-line para um aqua de 30 litros, sendo que denoto o crescimento mais lento de plantas mais exigentes. como uso como maternidade colocando guppys e platys lá para parir, tenho cabomba, egeria densa, flame moss, christmas moss a evoluir bem, mas as blyxas, sagittaria subulata, hemiographis colorata e riccia, já crescem mais lento (tb não tenho co2).

que te posso dizer é que é um sistema bem economico em termos de consumo, e em termos de materia para realização da respectiva calha(3 casquilhos 5€ + 3 lampadas de 6500k de 21w de linha branca das grandes superficies 6€). acho que deves de tentar, e depois adaptar a tua flora com especies menos exigentes e evoluir a partir daí.

cumprimentos e depois diz o que achaste do resultado

 

 

Vou acabar por seguir por outro caminho: vou utilizar 2 lâmpadas T5 de 24W (6500K e 8000K) o que, embora mais caro, de certeza me vai dar mais garantias.

Obrigado pela ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais