Recommended Posts

Publicado

ola pessoal

E estou a remontar um aqua de 96L(+/-87L reais) e gostava de lá colocar uns discus, queria que me dessem dicas de quantos discus posso colocar, 2,3, etc, atenção que tambem tenho um cardume de cerca de 20 neons.

Cuidem-se (peixes)

Publicado:

olá

Demasiado pequeno esse aqua. Dificilmente os discus se irão descontrair. Não convém por menos de 4 e cada discu precisa de 50 litros.

Jacinto

Publicado:

ok

então estás-me a dizer que este aqua não dá para por discos?

Eu já vi aquas desta capacidade com discos a fazer criação.

obrigado

Cuidem-se (peixes)

Publicado:

Isto é a minha opinião. Não digo que não exista quem mantenha discus em aquas desse tamanho. Da experiencia que tenho acho uma tarefa dificil mas não digo que seja impossivel. quando eles são pequenos as coisas até vão bem, mas quando crescerem os problemas também crescem.

Quanto a terem discus a criar em aquas desse tamanho, é verdade, mas são peixes que formaram casal em aquas maiores e depois metem o casal, sem mais pexe nenhum nesse aqua.

Jacinto

Publicado:

Concordo com o Jacinto. Acho o aquário pequeno.

Para discos com 5cm é suficiente. Podias colocar uns 4....

O problema é que vão começar a crescer e vão "atrofiar" devido à falta de espaço... :oops:

Quanto aos casais em aquário de 80lt (+/-) é normal (dá 40lt para cada disco). Além disso um aquário de reprodução e estes aquários não podem ser muito grandes: quanto maior for mais despesa dá (água, aquecimento, etc) e além disso, os alevins acabam por se perder dos pais e depois morrem (dada a quantidade de água).

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Nunes, palavras sábias as do Jacinto e do Nuno.

:idea:

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

Publicado:

olá malta

Eu foi pesquisar umas especies de peixes ao site da aquariofilia e descubri lá uma coisa que me fez pensar, mas como eu não percebo nada de discus resolvi perguntar aos mestres.

Comentem esta frase:

"""Dependendo do número de Discus que queira manter: para um cardume de seis Discus adultos (que é o mínimo aconselhável), o aquário deve ter no mínimo 120 litros de água"""

A pagina é: http://www.aquariofilia.online.pt/default....ixe&id_peixe=19

Cuidem-se (peixes)

Publicado:

Não tenho discus por isso a resposta que te vou dar é mais ou menos genérica.

Repara que a afirmação parece indicar que um discu apenas necessita de 20L de água e não os 50 que te referiram.

Mas também existe uma diferença entre um peixe que vive feliz e um que sobrevive confinado a um pequeno espaço.

Ao te dizerem que para 6 tens um mínimo de 120L estão no fundo a dar-te a indicação das condições minimas para manter esses pequenos.

Mas de minimo a ideal vai alguma diferença.

Ou seja... eles sobrevivem com um espaço de 20L para cada um mas se os queres ver felizes, a formarem casais e a terem o comportamento que se espera deles então 50L por cada peixe adulto é o mais correcto.

Até porque com os discos vêm sempre os biotopos amazónicos com os troncos e aquelas plantas todas e para fazer uma coisa dessas é preciso espaço.

Resumindo... se procurares até vais encontrar quem te diga que os podes ter no teu aqua, porque os tem também. Como em tudo é preciso lembrares que são animais com necessidades especificas e que se não lhas podes dar mais vale ficar quieto.

De que te vale pagares 20 ou 30€ por um peixe se depois não o vais ter no seu pleno?

Quanto a mim é má opção, mas é a minha opinião :D

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

ola malta

Eu já percebi tudo, então pelo que aprendi só posso colocar no maximo 2 discus, mas tambem aprendi com vocês que 2 discus não dá, podem ser do mesmo sexo ou então não formar casal, estou certo?

Haverá a possibilidade de arranjar um casal já formado.

Se alguâm tiver por ai um baratuxo avise.

Cuidem-se (peixes)

Publicado:

Ola Nunes

Na verdade se é para criação o aquario deve ter entre 80/100 l. Mas só para o casal e sem qualquer adorno ou areia.

Tenho os meus casais nessas condições. Mas cada aquário tem o seu filtro mecanico e filtro de esponja que funciona como filtro biológico. E, quando há desova só fica a trabalhar este filtro para os alevins não se perderem ou serem aspirados pelo filtro mecanico.

No entanto, tambem tenho um aquario de 400 l. com 13 discus adultos para o acasalamento. Só que este aquário tem uma filtragem mecanica de 1400 l. /hora, está ligado a um sump para efeitos biológicos e faço mudanças de água de tres em tres dias. cerca de 100 l. de cada vez.

Penso, que neste aquário podia até ter mais discus. Mas as mudanças de água teriam de ser maiores.

Como deve reparar, tudo depende das condições que proporcionarmos.

Até sempre

Rui

Publicado:

Olá Rui,

Na minha opinião tens o teu aquário super lotado pois devemos ter 50 litros de água por cada Discu, isto sem contar com a decoração, como tens 13 em 400 litros.

Nuno Silva

Publicado:

Ola Nuno

Tenho essa noção, mas por isso é que as mudanças de água são mais frequentes e limpeza dos filtros mais frequentes.

Mesmo assim tenho conseguido alguns casais e o aspecto deles demostra que se sentem.

Pic_173_11.jp

Pic_173_13.jpg

Até sempre

Rui

Publicado:

Bom,

O espaço que tens como já foi dito não é muito, mas penso que se tirares os neons, podes lá por 4/5 discus jovens, isto vai te obrigar a muitas mudas e quando eles ficarem maiores teras de reduzir o numero ou comprar um aqua maior.

Se calhar e melhor pensares num aquario um pouco maior, talvez uns 200l já seria razoavel, mas cada um é que sabe o espaço e os €€€ que pode dispensar.

Saudações e boa sorte com os discus.