The Beginning Of The End


@Phoenix

Recommended Posts

Boas,

 

depois de me ter iniciado na aquariofilia à 11 anos e ter abandonado 4 anos depois, no inicio deste ano o bichinho voltou.

 

Comecei por algo pequeno, 60x30x35, hoje venho trazer-vos a ultima aquisição, 100x40x50.

 

SETUP

 

Aquário: Aquatlantis Ambiance 101 (100x40x50)

Iluminação: T5 2x45W (4200K e 6800K) com reflectores

Filtro: Eheim 2224 Professional

Aquecimento: Hydor ETH 200W

Substrato: Ada Aquasoil Amazonia 2

Troncos: Amazonia Wood

 

Estado actual:

dsc3405.jpg

 

Aguardo criticas/sugestões em relação ao hardscape.

 

Cumps. :techi:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Acho que conseguiste uma disposição dos troncos muito boa. Eu não mexia mais.

O que interessa mesmo é que tu fiques satisfeito com o resultado final.

Agora queremos ver isso tudo plantadinho, e já agora umas fotos da evolução.

 

Força nisso e bom trabalho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A parvula já está plantada e já tenho o aquário cheio até meio.

 

Como era de esperar 2 troncos levantaram o que estragou um pouco as "dunas", depois de encher lá terei que voltar a ajeitar tudo.

 

Quando estiver tudo direitinho e tudo limpo volto a por fotos :)

 

jpcr, a nível de flora ainda não sei muito bem o que vou por, só depois do aquário cheio e limpo é que vou decidir.

 

A faunda, depois de ciclar, claro, será um casal de ramirezi, 2 SAE, 5 Corys, 2 LDA 25 e uns 30/40 Cardinais que serão introduzidos semanalmente em grupos de 5, pelo menos é o que tenho previsto.

 

Estou ainda a pensar se compro também 1M e 2F de Apistogrammas Agassizii Double Red.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas @Phoenix,

Gostei da disposição dos troncos,tanbem não lhe mexia mais.

Acho que tens ai condições pra fazer um belo aqua. :character0050:

Já agora duas perguntas,o que te fez optar pelo Amazonia II em vez do original e qual é o substrato fértil??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas @Phoenix,

Gostei da disposição dos troncos,tanbem não lhe mexia mais.

Acho que tens ai condições pra fazer um belo aqua. :character0050:

Já agora duas perguntas,o que te fez optar pelo Amazonia II em vez do original e qual é o substrato fértil??

 

 

Boas Luis,

 

Amazonia 2 porque estava ao mesmo preço da amazonia normal e porque o 2 não suja tanto a água.

 

Não tenho substrato fértil, não necessito, não vou ter plantas muito exigentes, por enquanto será algo low tech.

 

PS: Este filtro é magnifico, mesmo ao lado dele não se ouve.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boas,

 

a vontade não é muita mas faço um esforço para vos mostrar aquilo em que se tornou este aquário.

 

Comecei com o pé errado, as expectativas eram boas mas o resultado nem tanto.

 

Hoje está assim, na próxima semana certamente estará diferente, tenho alterado o layout todos os fins-de-semana para tentar que fique algo que realmente me cative mas não me tem convencido, só ainda não comecei do 0 novamente porque a minha cara metade não me o permite, mas já faltou mais.

 

Aqui fica uma foto:

dsc3777a.jpg

 

Fauna:

- 6 Nariz de bebado

- 16 Cardinais

- 2 Aps. Agassizii Double Red (Casal)

- 1 SAE

- 2 Ottos

- 1 LDA25

- 3 Septarinas Porcelana (tenho mais de 250 ovos delas nos troncos)

 

Flora:

- Echinodorus ozelot rot

- Eleocharis parvula (meia dúzia de pentelhos)

- Ludwigia Arcuata

- Rotala sp green

- Rotala rotundifolia

- Pogostemon helferi

- Musgo de Java

 

Está previsto um upgrade da iluminação para 3x 45W e talvez então reestruture o layout novamente juntamente com outra flora.

 

Agradeço sugestões e criticas.

 

Cumps.

 

Sérgio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Sérgio!

 

Sabes o que eu acho que resalta mais no teu aquario? são os troncos que são lindissimos e a sua disposição, foste muito feliz na disposição dos troncos.

E não leves a mal, mas foi uma decepção quando vi o teu aquario plantado ;) . Acho que fizeste, no meu entender, duas coisas mal:

 

1.ª - tapaste os troncos!

2.ª - puseste plantas grandes à frente do aqua, podias as pôr no fundo!

 

Acho que devias apostar mais em plantas de baixo porte e num bonito tapete. Sem plantas, o teu aquario faz-me lembrar um igwami mas com troncos.

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Tem calma, o aquário está bastante razoável mesmo nesta etapa tão inicial.

É normal que haja aquela vontade de desmontar tudo e voltar a montar... todos passam por essa fase durante os primeiros aquários.

Neste momento ainda não estás a conseguir formar moitas densas porque tens pouca planta. Tens de deixar essas rotalas e arcuata crescerem e ires replantando de ambos os lados do aquário.

Não é muito fácil combinar echinos com plantas de caule uma vez que os tamanhos de folha são muito diferentes e por isso há um excessivo contraste entre ambas as folhas. Eu retiraria a echino.

Neste momento o teu principal problema é a falta de plantas de meio aquário como crypts, blyxas, micrantemoides, entre outras, que têm por objectivo criar uma zona de transição entre a frente e a parede de plantas que estás a criar na traseira, conseguindo ainda ocultar a parte inferior das plantas de caule que é menos estética.

 

Acho que estás no bom caminho, alguma persistência e muita leitura e ficas com um belo plantado! ;)

Editado por Diogo HC Matias

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

não levo nada a mal, muito pelo contrario, agradeço.

 

O tapete para mim é algo que será obrigatório, já tentei fazer um de parvula mas com tantas mudanças estraguei tudo.

 

Neste momento estou a espera que a minha loja de eleição (CrystalRed) a tenha novamente em stock para voltar a replantar.

 

O motivo de o aquário ter mudado tanto deve-se apenas a uma planta, a Echinodorus Ozelot rot pois nunca a conseguia enquadrar com o resto do layout, é uma planta que tenho desde o inicio do outro aquário, quando a comprei tinha 4 ou 5 pequenas folhas com caules de 30cm, neste momento todas as semanas tenho 2 novas folhas com um vermelho lindo e com um caule curtíssimo. Normalmente ganha-se afecto a certos peixes, eu ganhei a esta planta.

 

As outras foram aparecendo para preencher um pouco os vazios e como todas as semanas as tenho que podar, cada vez pior.

 

As rotalas já esta decidido que as vou vender todas, mas isto, só depois de chegar a parvula para preencher os vazios.

 

Vamos ver se com o tempo e essas criticas isto melhora ;)

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando vi a montagem inicial, pensei realmente que haveria um tapete e poucas plantas para dar algum destaque aos troncos que estavam, na minha opinião, bem posicionados.

 

Confesso que quando reparei nesta actualização fiquei um pouco... com dúvidas... porque o aspecto puro e duro que parecia que ia sair da montagem inicial, ficou verde e com alguns dos troncos escondidos, tendo talvez perdidao alguma singularidade que o aqua prometia.

 

Repara que não desgosto do aqua tal como ele está e quem me dera ter o meu assim, mas acredito que com o tempo e com as plantas a crescerem com certeza irás melhorar o aqua, que naturalmente passa sempre por uma fase de muitas alterações, vê lá o meu ainda não está montado e estou farto de refazer projectos e alterar a lista de material e fauna.

 

Irei assinar este tópico, pois é nestas intensões de mudança que o aquariofilista passa que o mesmo evolve no seu hobbie.

 

Fico à espera de mudanças que até seria engraçada vê-la reverter para o teu projecto inicial que se iniciou em Agosto...

 

Boa sorte e vai actualizando frequentemente com fotos para irmos observando a evolução/mudança.

 

EDIT: correcções ortográficas.

Editado por João Paulo Viegas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

obrigado pelos comentários.

 

Vou vender as rotalas todas, a sp. green está a crescer na horizontal e não entendo porquê.

 

Por enquanto ainda só consegui encomendar 3 vasos de Parvula, está difícil encontra-la.

 

Os troncos vão voltar todos, mas tenho uma dúvida, mantenho o musgo?

 

Cumps. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com a opniao do Diogo Matias.

 

Com algumas podas e replantaçoes e algumas plantas de meio plano , fazes um belissimo aquario plantado.

As plantas estao bonitas e saudaveis ;)

 

As sp green fazem creeping facilmente sobre luz um pouco forte, é questao de ires podando esses pés que teimam em se deitarem.

Editado por krypticall
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 9 meses depois...

Boas,

 

venho actualizar este projecto, ou apresentar um novo, dependendo do ponto de vista.

 

Aguentou um ano sem grandes dificuldades mas após um surto imparável de algas e cianobacterias, decidi remodelar o aquário.

 

Foi enchido à pouco mais de 2 semanas e neste momento está assim:

 

dsc5246j.jpg

 

Cumps. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.