Recommended Posts

Publicado

Boas

Tive ontem a minha primeira postura de kribensis.

Como ainda nao tenho muita experiencia e queira que a maioria sobrivivesse venho apelar a vossa maior experiencia.

O aquario e comunitario (100l) (ainda o tenho a cerca de 1 mes) e alem do casal kirb tenho mais um krib macho, 2 botias palhaço, 1 cory, 1 oto e 1 caracol.

Nao queria tirar os alevins porque e muito giro ver os pais a passear os filhos e a protege-los.

As minha duvidas sao em relaçao a sua alimentaçao e a cuidados que deva ter.

Obrigado pela ajuda

Os peixes são fishes ! :)

Publicado:

Boas!!

Eu nunca dei nada de especial aos meus kribensis e eles desenvolvem-se bem, comem o mesmo que os pais.

Penso que os pais o trituram mas nao tenho a certeza...

Podes dar artemia recem eclodida e microvermes como complemento que nao faz mal nenhum.

Boa sorte

Um Abraço

Publicado:

Quando fiz a transição de um pequeno aquário de 50litros para um tanque de 400litros fiquei maravilhado como os kribensis com o seu corpo pouco volumoso faziam frente a pseudotropheus algo maiores.

Goza o momento eles eclodem muitos alevinos por isso não te esmureças se desaparecerem muitos, de qualquer forma quando começam a criar não param e aí sim tu vais ter que introduzir espécies mais agressivas pois não vais ter ninguém que te fique com os kribensis e um aquário de 100litros vai tornar-se pequeno.

Se depois de um ano de gozo te apetecer controlar a população sem extinção podes fazer uma experiência que fiz, embora de uma zona diferente as Ácaras ou Nigrofasciatus da Guatemala também são ciclídeos que defino como tolerantes/defensivos isto é terás, se criares dois escnderijos dois habitats equilibrados uma vez que o espaço não deve ser muito.

Divirtam-se e não sejam tão técnicos, controlar pH?, não comprem gotas encontrem soluções naturais, aliás e pensando nalguns adornos que li usados por alguns colegas também com espécies geniais, desaconcelho pedras calcárias até para controlar pH deixam a água sem brilho, como costumo chamar-lhe "leitosa".

Bem haja a todos

Publicado:

boas

n quero dizer mal mas com botias palhaço essa tua criaçao vai ser comida(experiencia propria) e como e a primeira postura nunca ia dar nada mas isso e normal.quanto a alinemtaçao no fim de uma semana de eles começarem a nadar podes experimentar nicrovermes ou artemia recem eclodida

abraços

abraços

Publicado:

Para alimentar podes tambem utilizar fry food, uma vez que teres criações de alimento vivo pode nao ser uma solução viável.

Boa sorte com os pikenos, mas como o five pra one disse, o Botia vai devorar-te metade da criação, senão toda.

Abraços

Keep on Rockin' in a free world.

Publicado:

Olá!

Comecei com uma msg nova e não tinha visto esta!

Eu também consegui uma postura com dois escalares :lol: nunca tinha conseguido...

Bem, o meu aquario tem 70l, 3 escalares(1 mais pequeno) que o casal e 7 neons, um guppy, 1 limpa-vidros e um limpa fundos.

O que aconselham? eu só vi os ovos, entretanto devem ter eclodido, porque desapareceram?? e depois? deixo a natureza actuar? eles gostam de artemia congelada? ou tem de ser viva?

obrigada Alex

Publicado:

Boas:

Olha por esperiencia propria, tenho varios aquarios e faço criação de ciclideos, mas no meu aqua comunitario de 500 litros tenho varios botias, um deles tem 12 cm e digo-te que comem da minha mão, mas quando esta não esta lá, eles não olham a crianças ou adultos, e estão sempre bem servidos ( se é que me fiz entender ), não que dizer que ataquem, mas a lei é do mais forte.

Tenta separa ( caso possas ) as crias novas, pois assim as veras crescer, quanto a alimentação, as artemias de inicio são boas ideia, mas não esqueças de variar a comida ( isto para qualquer especie ).

Boas sorte.

<-- João Campos -->

<-- APC # 166 -->

• 2 semanas depois...
Publicado:

ja passaram 3 semanas e as boas noticias sao que a grande parte sobreviveu e esta de boa saude. Ja andam sozinhos pelo aquario sem os pais e os botias palhaços aparentemente nao lhes tocam.

Tenho cerca de 20/25 alevins que se passeiam a vontade pelo aquario. Os pais começam a interessarem-me mais um pelo outro do que pelos filhotes :wink:

Os peixes são fishes ! :)