iluminação insifuciente??


kevin 69

Recommended Posts

seria possivel manter glosso ou cuba com 2 lampadas t5 de 28w para um aquario de 90l (80x30x40), sabendo que possui co2 presseurizado, ada aquasoil e powersand, com ada brighty step 1, penso que chega, mas não quero arriscar em comprar para que depois morra...

 

 

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não arriscava... com um rácio 0,75/W talvez, agora com o que tens... talvez não dê....

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem prblemas ;) é uma planta que precisa mais de CO2 do que luz (para crescer bem). Eu fechei um tapete em 3 semanas numa aquário de 80L com 36W de luz... mas tenho CO2 pressurizado e a lâmpadada frente ligada ( a calha dá para ligar mais uma lâmpada de 36W, mas está desligada).

 

Cmpts

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois...eu tenho duas t5 de 28w cada(60 cm) e co2 presseurizado...é um projecto que tenho em mente já há algum tempo....e prefiro demorar mais algum tempo e estar bem informado acerca daquilo que terei no aquario, o que eu gostaria seria de uma raiz com micrsosorum. pter. narrow, rotala green, blyxa, umas plantas intermedias como HM e dps um tapete façil de manter, mas o que me assusta mesmo são as alguas...estou a pensar em começar as fertilizações com ada brighty step 1 passado ums 20/25 dias após a montagem, que me recomendo, visto tambem não preceber grande coisa de fertilizantes etc...etc só sei que preciso de fertilizar com micro e macro nutrientes, só não sei quando e quais utilizar...rofl se me poderem ajudar ^^

Editado por kevin 69
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São T5 de 24W... não são de 28 ;)

 

Creio que com essas plantas consegues, atenção ao comportamento da Rotala green e da HM. Creio que dão mas vamos ver :thumbup3:

 

Algas? Testes de PO4 e NO3... SAGRADOS para quem quer ter sucesso em plantados. e Mudinhas de água ajudam sempre, também :puppydogeyes:

 

Cmpts

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente tens razão. desconhecia completamente esta medida. Aliás, em aquariofilia o normal de venda T5 é 24, 39, 54 e 80W. por serem tamanhos correspondentes ao tamanhos Standart de aquários... 60,90,120, 150cm :thumbup3:

 

Desculpa o erro da minha parte :puppydogeyes:

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

realmente é verdade, a verdadeira tampa do aquario tinha um tubo t8 de 18w, achei insificiente e encontrei uma regua t5 da juwel 2x 28w com um tubo de 4100k e outro de 9000, mas não sei se é uma boa combinação...(tubos de 59cm salvo erro) http://www.juwel-aquarium.de/en/high_lite_...469.htm?cat=650, foi mesmo só retirar a outra e encaixar esta na tampa...quanto aos fertilizantes que aconselham??estava a pensar em meter ada brighty step1(por não preceber nada de fertilizantes metia só deste e pronto...rofl :multi: ) nos primeiros 3 meses do aquario, mas se tiverem outra solução mais barata...

Editado por kevin 69
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A combinação de lâmpadas é boa.

 

Para quem não quer ter muito trabalho, os steps da ADA são muito bons, apesar de dispendiosos. Agora lembra-te que cada aquário é um aquário. Faz testes para saber que tipo de fertilização tens de fazer... Pode acontecer no inicio do aquário precisares do Step2 em vez do step1... acontece (isto é um exemplo)

 

Cmpts

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

flourich excel é bom para meter no inicio da montagem??li num forum que as algas tinham dificuldade em sobreviver quando este era adicionado...deverei meter para as prevenir??

 

 

obrigado ^^

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Creio que no início das montagens o mais normal de haver são os micro-nutrientes. Especialmente se usares substrato fértil.

 

No entanto não te esqueças dos testes de nitratos e fosfatos.

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é um produto interessante. Adiciona só quando vires algas mais chatas de combater. Ou se tiveres fácil acesso ao produto, fertiliza juntamente com o fertilizante das plantas.

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom... em termos de quantidade 20% é porreiro. Em termos de frequência... sempre que puderes ;)

 

Mas pronto... 20% semanal é o aconselhável e mais comum na aquariofilia. No início de uma montagem nova em que se use substrato fértil gosto de aconselhar mudas de 10% todos os dias na primeira semana para retirar o excesso de nutrientes.

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais