Korben_Dallas Publicado Agosto 24, 2009 Publicado Agosto 24, 2009 (editado) Boas, Tenho um aquário de 30L no escritório e tem corrido bem. É plantado e tem um Colisa lalia e 3 guppies + staff de limeza :D Agora comprei um de 84L (80x30x35 c/ biobox) para ter em casa e quero ter ciclídeos. Em princípio vou para uns Kribensis ou uma espécie de Apistograma (cacatuoides talvez). No entanto, ao contrário das recomendações que vi, quero ciclídeos E um aquário plantado :D Se calhar vou ter desgostos quando me derem cabo das plantas, mas também quero optar por plantas + robustas. Já fiz testes à agua e o PH é cerca de 6.8 (o resto está dentro dos valores normais). Quero manter espécies que não me obriguem a mudar as características da água :D Estou à espera que chegue o substrato fértil e só me falta comprar mesmo o areão e as plantas. De resto tenho pedras da praia (estão de molho e depois vou ferver). Trouxe umas das "normais" e trouxe umas pretas que penso serem basalto. Já tenho comida, recipiente e ingredientes para o CO2 caseiro, material filtrante, etc. Precisava da vossa ajuda com algumas dúvidas: 1 - Alguém já usou basalto? Já o "esfreguei" para partir todas as arestas pequenas e em princípio já não deve libertar mais "bocados"... mas não sei se é um tipo de pedra usado em aquariofilia. 2 - Quais as plantas + bonitas e resistentes que me aconselham? Tenho umas ideias (tenellus para a frente por exemplo) 3 - Devo meter substrato em toda a extensão do aquário ou evitar os rebordos laterais e frontal? 4 - Queria um areão que contrastasse com as pedras. Se vou meter as pedras escuras queria algo mais claro (ia para akadama mas já n devo ir). O que recomendam? 5 - As Neritina Zebra dão-se bem com os Pomacea bridgesi? Tenho Zebras e são óptimos trabalhadores mas queria "variar" a paisagem com uns amarelos (também vou ter uns melanoides) 6 - Coridoras Albinas - vi-as e achei muito bonitas. Quantas deveria ter num aqua deste tamanho? Por último... gostava de ter ciclídeos anões pois estava a pensar em comprar um aqua de 60L. Como comprei de 84L, será que já seria adequado para uns 2 escalares? Obrigado Editado Agosto 24, 2009 por Korben_Dallas Citar
JoaoRibeiro Publicado: Agosto 26, 2009 Publicado: Agosto 26, 2009 Boas À partida com o tamanho do aquário não deves ter muito stress em ter um casal de apistos ou kribs. Plantas robustas tens alguns exemplos: valisnérias, cabombas, hygrophilas, fetos, anúbias.... Devem haver muitas mais mas estas são as que experimentei. Agora as perguntas 1 - O basalto não te trás problemas podes usar na boa 2 - Pois esta já respondi o que sei 3 - À partida nas zonas que não vais plantar podias "poupar" mas pensa assim se mais tarde até quiseres adicionar plantas para esses lados depois é mais complicado. Ou mesmo se as que vais pôr se expandirem para lá também fica mais complicado. Poupas agora mas mais tarde pode dar chatice e trabalho. 4 - Claro tens por exemplo a areia de sílica, é barato e fácil de aspirar por isso em cima do substrato fértil é boa hipótese. 5 - Não faço ideia tive Pomacea bridgesi mas reproduziam tanto que viraram praga e acabei por oferecer todas. 6 - Acho que podes manter tipo um cardume de 6. Mesmo num de 84 deves manter-te nos anões... e mesmo assim ser muito comedido. Espero ter ajudado pelo menos um pouco. Citar Projecto Plantado | O meu aquário Manual para Iniciar |Ciclo do Azoto | FAQs Aquariofilia | Links De Ajuda Para Tópicos Interessantes
Korben_Dallas Publicado: Agosto 27, 2009 Autor Publicado: Agosto 27, 2009 (editado) Obrigado pela resposta. Vou então pensar que ciclídeo anão será, em princípio um trio se a espécie o permitir. Quanto ao fundo do aquário, é preferível um papel liso (já vi azul escuro) ou um daqueles cenários com plantas? Ou é preferível deixar sem nada? Editado Agosto 27, 2009 por Korben_Dallas Citar
.miguel. Publicado: Agosto 27, 2009 Publicado: Agosto 27, 2009 Quanto ao fundo do aquário, é preferível um papel liso (já vi azul escuro) ou um daqueles cenários com plantas?Ou é preferível deixar sem nada? Acho que tudo tem a ver com uma questão de gosto pessoal, no meu caso irei apostar no fundo preto, de notar que ganhas, pelo menos a meu ver, uma nova e bela perspectiva do aquário. Citar Vai uma mordidela? Bite
Recommended Posts