Recommended Posts

Publicado

Pois é . Já tenho aquario desde á cerca de 10 anos .

nunca fui muito de seguir as regras a peito, mas tento sempre mantê-lo em condições para os peixes viverem .

Neste momento e já á dois anos que tenho um aquario de 40 l .

Comprei hoje um de 108l ( aqueles de 1m de comprimento ) e quero ver se faço as coisas como deve de ser .

Neste momento tenho uma bomba interior ( Tetratec IN400 ) e respectivo aquecedor .

Costumo apenas ir repondo a agua que desaparecendo por evaporação e em cada cerca de 6 meses aplico o produto para elimar as bacterias d agua e plantas .

Tenho cá um filtro exterior da EHEIM , um 2211 que diz que serve para aquarios até 150l que pretendo usar . ( tenho de lhe comprar algumas pecitas q já desapareceram ) .

Queria mesmo ver se fazia tudo como manda a sapatilha por isso venho aqui pedir-vos opiniões :

( já lancei algumas destas questões noutros posts mas vou centralizar tudo aqui )

- Quero usar areia da praia em vez do comum areão normalmente usado ( aquelas pedrinhas pekeninas )

- Quero tb ir buscar rochas e pedras da praia .

Pelo que percebi parece que objectos vindos d agua salgada, como praias,aumentam o PH da agua e por isso tem de ser feito com muito cuidado .

- Que produtos recomendam usar no tratamento da agua ?

Mais alguns conselhos que achem relevantes para este "novato" na coisa ?

Carpe diem!

Para séria basta a vida!

Publicado:
Que produtos recomendam usar no tratamento da agua ?

Eu não recomendo nada... :D

A água que vais utilzar para as trocas parcias deves prepará-la no dia anterior. Colocas a água, uma powerhead ou uma pedra difusora dentro do balde/recipiente e ligas. Esta "movimentação" vai permitir que o cloro seja eliminado (evapora) dessa água, ou seja, poupas nos produtos para o cloro. Como o aquário é "pequeno" comparado, por exemplo, ao meu este sistema torna-se viável.

- Quero usar areia da praia em vez do comum areão normalmente usado ( aquelas pedrinhas pekeninas )  

- Quero tb ir buscar rochas e pedras da praia .

Antes disso aconselho-te a comprares uns testes de pH/KH/GH e veres como é a tua água.

Até pode ser que tenhas a água alcalina. Sendo assim não precisas de areia da praia/pedras para subires o valor do pH. Deves também testar a água do balde para ver se com o tempo esses valores não se alteram.

Ou seja, nesta altura vais apenas efectuar pequenos testes... :D

O resto, TPA's, ciclagem do aquário, compatibilidade de espécies, etc, tens sempre o fórum para dar uma pesquisada.

Quanto ao filtro, acho que fica "apertado"... :roll:

Se não der para comprares um melhor neste momento (€€) tenta reparar esse... é melhor que nada. Tens é de ter uma manutenção mais cuidada.

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Obrigado Nuno!

Já agora, porque fica apertado o filtro ?

No catalogo da EHEIM dizem que dá até aquários de 150l

O meu tem 108l...

Existe alguma "regra" que eu desconheça ?

Bem, vou-me por a caminho da praia para ver se arranjo uma areiazita...

Carpe diem!

Para séria basta a vida!

Publicado:
Existe alguma "regra" que eu desconheça ?

Se calhar... help

2211 Canister filter

for tank size up to: 150l

Filter circulation: 240l/h

Não é uma regra mas o filtro deve fazer cerca de 5x o volume do aquário, ou seja, no teu caso, 108ltx5=540l/hora. Esse Eheim só dá 240l/h (segundo a Eheim).

Devemos ter em conta que esses valores muitas vezes são medidos com os filtros vazios ou com material novo dentro. Com o passar do tempo o filtro vai começar a perder caudal. As mangueiras ficam sujas bem como o material que colocas lá dentro.

Sendo assim, o filtro não funciona sempre a 100% ou mediante as indicações do fabricante.

Depende dos peixes que vais colocar. Se colocares peixes que não sujem muito a água esse "remedeia".

Se estás a pensar em colocar peixes que sujem muito a água então esse é sem dúvida "apertado".

:wink:

Tu é que tens de ver... Em opção, se aparecer algum filtro externo barato (em 2ª mão ou novo) com um caudal de ~250l/h podes sempre montar os dois no mesmo aqua.

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Mais uma vez obrigado nuno!!

Estamos sempre a prender!!

Vou ter de pensar nisso de futuro então mas para ja não dá... ( €€€ )

Carpe diem!

Para séria basta a vida!

Publicado:

Aqui fica a primeira foto do bixo .

Ainda não tem nada .

A água está com PH d 7,5 . Segundo o teste está boa .

IM002364.JPG

Carpe diem!

Para séria basta a vida!

Publicado:

Uma coisa :

Além do filtro da EHEIM, vale a pena por umas pedras difusoras ou já é oxigenação e barulho a mais ?

Carpe diem!

Para séria basta a vida!

Publicado:
pena por umas pedras difusoras ou já é oxigenação e barulho a mais?

Acho que não fazias mal em montar... podes vir a precisar num futuro próximo de oxigenar melhor a água. Além disso de verão a agitação causada pelas "bolhas" ajuda na refrigeração do aquário no verão.

Quanto ao filtro coloca a entrada da água no aquário mais à superfície para tentar criar alguma agitação. Sendo assim não precisas sempre der ter as pedras difusoras a trabalhar.

Acho só que devias ter montado tudo e só depois encher de água... :oops: Agora ao colocares a areia vai turvar isso tudo... :)

Que tipo de peixes vais colocar? Acho que essas "ruínas" (decoração) podiam ser retiradas.

Aconselho-te a ler as FAQS se ainda não o fizeste (principalmente a parte do ciclo de azoto (ciclagem) e filtragem):

http://faq.thekrib.com/pt/

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Boas Nuno!

Qt á decoração, quero dar ums aspecto de mar ao ambiente .

As ruinas ainda não sei se as deixo ou não .

A saída da agua do filtro para a agua, tencionava deixar ligeiramente acima da superficie para criar essa mesma oxigenação .

Qt á colocação da areia tens razão, mas na altura mudo os peixes temporariamente para outro sitio .

Obrigado pela dica ( o link ) vou já ler!!

Uma coisa : este Forum tem site ou é mesmo só forum ?

Carpe diem!

Para séria basta a vida!

• 2 anos depois...
Publicado:

Bem, passados dois anos heis-me aqui de novo, com o mesmo aquário.

Na altura acabei por ter de desistir de o ter, e dei os peixes todos.

Agora já tenho casa própria e ainda a procissão vai no adro...

Então aqui fica:

de notar que os apendices estecticos colocados dentro do aquario são apenas a titulo provisório.

Senão os peixes davam em doido sem nada lá dentro!!

É para ficar com ambiente o mais natural possivel.

Falta também construir uma calha para a lampada de tamanho correcto.

E o movel, a condizer com o resto que virá para a sala, que dará o acabamento á estrutra construida em cantoneira metalica.

Só o vidro do aquario vai ficar á vista.

( as fotos estão bem ranhosas, foram tiradas com o telemovel, a maq estava sem bat )

copyof11072007002hj0.jpg

copyof11072007003pd0.jpg

copyof11072007004ny3.jpg

O meu favorito :

copyof11072007006bl5.jpg

O sebastião:

copyof11072007007ew7.jpg

a saida de agua vinda da bomba que também faz oxigenação:

copyof11072007009on1.jpg

Ainda falta muito para ficar como quero, mas os €€ não dão para tudo...

Vai ficar a dividir a sala, da parte de jantar, para a sala de estar.

Assim sem o móvel fica foleiro, mas ha-de ficar composto!!

A ver se no proximo FDS vou buscar mais umas plantinhas, e uns troncos/rochas, para retirar a cangalhada que lá está a mais...

Carpe diem!

Para séria basta a vida!

Publicado:

boas

penso que o aquario com movel vai ficar a matar onde esta pois parece teres um bo espaço e depois convidares alguem tar a comer na sala de jantar e ver um belo aquario nada mau.apenas uma sugestao a tua lampada e muito pequena e se queres umas plantas boas e saudaveis penso que mudar isso e uma prioridade.a qunto tempo tem agua??pois ja vejo peixes la dentro so montas-te a pouco havias de ter aguardado um pouco mais.eu nao usaria nada do mar nem areia nem pedras mais sim do rio e melhor mesmo assim ferve tudo em agua antes de colocares la dentro.

espero ter ajudado

cumprimentos

gil vicente

Publicado:
boas

penso que o aquario com movel vai ficar a matar onde esta pois parece teres um bo espaço e depois convidares alguem tar a comer na sala de jantar e ver um belo aquario nada mau.apenas uma sugestao a tua lampada e muito pequena e se queres umas plantas boas e saudaveis penso que mudar isso e uma prioridade.a qunto tempo tem agua??pois ja vejo peixes la dentro so montas-te a pouco havias de ter aguardado um pouco mais.eu nao usaria nada do mar nem areia nem pedras mais sim do rio e melhor mesmo assim ferve tudo em agua antes de colocares la dentro.

espero ter ajudado

cumprimentos

gil vicente

Boas Gil.

O aquario esteve cerca de 3 semanas apenas com agua e uma bomba interna a fazer circulação / oxigenação .

Só depois comecei a colocar lá o areão e posteriormente os peixes.

Neste momento já lá estão os peixes vai para duas semanas.

Quanto á lampada é apenas provisória, ainda me ando a informar de que potência côr devo colocar.

Um abraço!! ;)

Carpe diem!

Para séria basta a vida!

Publicado:

Boas! Mais vale fazer as coisas com calma, porque depois podes arrepender-te de não ter feito de outra maneira. Se fosse a ti colocava substrato fértil, as plantas agradecem e depois irás arrepender-te por não ter colocado! banana rock Areia da praia não dá para aquas de água doce, só mesmo para ciclideos africanos. Põe plantas de principio, quantas mais melhor! E a luz tem de ser aumentada ou então coloca plantas como anubia, musgo e feto de java,cabomba,que não precisam de muita luz.

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/

Publicado:
Boas! Mais vale fazer as coisas com calma, porque depois podes arrepender-te de não ter feito de outra maneira. Se fosse a ti colocava substrato fértil, as plantas agradecem e depois irás arrepender-te por não ter colocado! banana rock Areia da praia não dá para aquas de água doce, só mesmo para ciclideos africanos. Põe plantas de principio, quantas mais melhor! E a luz tem de ser aumentada ou então coloca plantas como anubia, musgo e feto de java,cabomba,que não precisam de muita luz.

O que é o substrato fértil?

O areão que coloquei pensei que servia...

Carpe diem!

Para séria basta a vida!

• 4 semanas depois...
Publicado: (editado)

Começa a ficar mais a meu gosto, mas ainda algo vazio...

aqua1zy8.jpg

aqua2tf9.jpg

aqua3hq9.jpg

Editado por Baiones

Carpe diem!

Para séria basta a vida!

Publicado:
Pelo que já tenho visto e como o aquário está a fazer divisão de áreas, ficava muito bonita ai uma composição tipo ilha. Esse aquário com plantado realçava muito bem a cor dos neons e só terias ainda mais prazer a olhar para ele.

A minha intenção final é essa.

Mas a minha experiência nesse campo, plantas, é praticamente nula, ainda estou a estudar a melhor que tipo de plantas posso colocar, etc...

Ainda ando por aqui a pesquisar a ver se aprendo umas coisitas.

Vai com tempo, e conforme d€r .

Carpe diem!

Para séria basta a vida!

Publicado:

O areão serve,mas se de futuro quiseres manter plantas exigentes é necessário um sustrato rico em nutrientes,coisa que o areão de rio não tem. Podes sempre fertilizar com liquidos mas não é a mesma coisa.

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!