Baiones Publicado Outubro 21, 2004 Publicado Outubro 21, 2004 Pois é . Já tenho aquario desde á cerca de 10 anos . nunca fui muito de seguir as regras a peito, mas tento sempre mantê-lo em condições para os peixes viverem . Neste momento e já á dois anos que tenho um aquario de 40 l . Comprei hoje um de 108l ( aqueles de 1m de comprimento ) e quero ver se faço as coisas como deve de ser . Neste momento tenho uma bomba interior ( Tetratec IN400 ) e respectivo aquecedor . Costumo apenas ir repondo a agua que desaparecendo por evaporação e em cada cerca de 6 meses aplico o produto para elimar as bacterias d agua e plantas . Tenho cá um filtro exterior da EHEIM , um 2211 que diz que serve para aquarios até 150l que pretendo usar . ( tenho de lhe comprar algumas pecitas q já desapareceram ) . Queria mesmo ver se fazia tudo como manda a sapatilha por isso venho aqui pedir-vos opiniões : ( já lancei algumas destas questões noutros posts mas vou centralizar tudo aqui ) - Quero usar areia da praia em vez do comum areão normalmente usado ( aquelas pedrinhas pekeninas ) - Quero tb ir buscar rochas e pedras da praia . Pelo que percebi parece que objectos vindos d agua salgada, como praias,aumentam o PH da agua e por isso tem de ser feito com muito cuidado . - Que produtos recomendam usar no tratamento da agua ? Mais alguns conselhos que achem relevantes para este "novato" na coisa ? Citar Carpe diem! Para séria basta a vida!
nunomiguel Publicado: Outubro 21, 2004 Publicado: Outubro 21, 2004 Que produtos recomendam usar no tratamento da agua ? Eu não recomendo nada... :D A água que vais utilzar para as trocas parcias deves prepará-la no dia anterior. Colocas a água, uma powerhead ou uma pedra difusora dentro do balde/recipiente e ligas. Esta "movimentação" vai permitir que o cloro seja eliminado (evapora) dessa água, ou seja, poupas nos produtos para o cloro. Como o aquário é "pequeno" comparado, por exemplo, ao meu este sistema torna-se viável. - Quero usar areia da praia em vez do comum areão normalmente usado ( aquelas pedrinhas pekeninas ) - Quero tb ir buscar rochas e pedras da praia . Antes disso aconselho-te a comprares uns testes de pH/KH/GH e veres como é a tua água. Até pode ser que tenhas a água alcalina. Sendo assim não precisas de areia da praia/pedras para subires o valor do pH. Deves também testar a água do balde para ver se com o tempo esses valores não se alteram. Ou seja, nesta altura vais apenas efectuar pequenos testes... :D O resto, TPA's, ciclagem do aquário, compatibilidade de espécies, etc, tens sempre o fórum para dar uma pesquisada. Quanto ao filtro, acho que fica "apertado"... Se não der para comprares um melhor neste momento (€€) tenta reparar esse... é melhor que nada. Tens é de ter uma manutenção mais cuidada. Citar Cumprimentos, Nuno
Baiones Publicado: Outubro 21, 2004 Autor Publicado: Outubro 21, 2004 Obrigado Nuno! Já agora, porque fica apertado o filtro ? No catalogo da EHEIM dizem que dá até aquários de 150l O meu tem 108l... Existe alguma "regra" que eu desconheça ? Bem, vou-me por a caminho da praia para ver se arranjo uma areiazita... Citar Carpe diem! Para séria basta a vida!
nunomiguel Publicado: Outubro 21, 2004 Publicado: Outubro 21, 2004 Existe alguma "regra" que eu desconheça ? Se calhar... 2211 Canister filter for tank size up to: 150l Filter circulation: 240l/h Não é uma regra mas o filtro deve fazer cerca de 5x o volume do aquário, ou seja, no teu caso, 108ltx5=540l/hora. Esse Eheim só dá 240l/h (segundo a Eheim). Devemos ter em conta que esses valores muitas vezes são medidos com os filtros vazios ou com material novo dentro. Com o passar do tempo o filtro vai começar a perder caudal. As mangueiras ficam sujas bem como o material que colocas lá dentro. Sendo assim, o filtro não funciona sempre a 100% ou mediante as indicações do fabricante. Depende dos peixes que vais colocar. Se colocares peixes que não sujem muito a água esse "remedeia". Se estás a pensar em colocar peixes que sujem muito a água então esse é sem dúvida "apertado". Tu é que tens de ver... Em opção, se aparecer algum filtro externo barato (em 2ª mão ou novo) com um caudal de ~250l/h podes sempre montar os dois no mesmo aqua. Citar Cumprimentos, Nuno
Baiones Publicado: Outubro 21, 2004 Autor Publicado: Outubro 21, 2004 Mais uma vez obrigado nuno!! Estamos sempre a prender!! Vou ter de pensar nisso de futuro então mas para ja não dá... ( €€€ ) Citar Carpe diem! Para séria basta a vida!
Baiones Publicado: Outubro 21, 2004 Autor Publicado: Outubro 21, 2004 Aqui fica a primeira foto do bixo . Ainda não tem nada . A água está com PH d 7,5 . Segundo o teste está boa . Citar Carpe diem! Para séria basta a vida!
AquaDesigner Publicado: Outubro 22, 2004 Publicado: Outubro 22, 2004 Só tenho uma cena a dizer! O PRODUTO N É PARA TIRAR AS BACTÉRIAS MAS SIM PARA ACRESCENTAR MAIS! Para aprender basta ler muito sobre o assunto! Fica bem Citar Keep it Real, perfect nature for our fishes happyness!!! http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p=101196#101196
Baiones Publicado: Outubro 22, 2004 Autor Publicado: Outubro 22, 2004 Uma coisa : Além do filtro da EHEIM, vale a pena por umas pedras difusoras ou já é oxigenação e barulho a mais ? Citar Carpe diem! Para séria basta a vida!
nunomiguel Publicado: Outubro 22, 2004 Publicado: Outubro 22, 2004 pena por umas pedras difusoras ou já é oxigenação e barulho a mais? Acho que não fazias mal em montar... podes vir a precisar num futuro próximo de oxigenar melhor a água. Além disso de verão a agitação causada pelas "bolhas" ajuda na refrigeração do aquário no verão. Quanto ao filtro coloca a entrada da água no aquário mais à superfície para tentar criar alguma agitação. Sendo assim não precisas sempre der ter as pedras difusoras a trabalhar. Acho só que devias ter montado tudo e só depois encher de água... Agora ao colocares a areia vai turvar isso tudo... Que tipo de peixes vais colocar? Acho que essas "ruínas" (decoração) podiam ser retiradas. Aconselho-te a ler as FAQS se ainda não o fizeste (principalmente a parte do ciclo de azoto (ciclagem) e filtragem): http://faq.thekrib.com/pt/ Citar Cumprimentos, Nuno
Baiones Publicado: Outubro 22, 2004 Autor Publicado: Outubro 22, 2004 Boas Nuno! Qt á decoração, quero dar ums aspecto de mar ao ambiente . As ruinas ainda não sei se as deixo ou não . A saída da agua do filtro para a agua, tencionava deixar ligeiramente acima da superficie para criar essa mesma oxigenação . Qt á colocação da areia tens razão, mas na altura mudo os peixes temporariamente para outro sitio . Obrigado pela dica ( o link ) vou já ler!! Uma coisa : este Forum tem site ou é mesmo só forum ? Citar Carpe diem! Para séria basta a vida!
Baiones Publicado: Julho 12, 2007 Autor Publicado: Julho 12, 2007 Bem, passados dois anos heis-me aqui de novo, com o mesmo aquário. Na altura acabei por ter de desistir de o ter, e dei os peixes todos. Agora já tenho casa própria e ainda a procissão vai no adro... Então aqui fica: de notar que os apendices estecticos colocados dentro do aquario são apenas a titulo provisório. Senão os peixes davam em doido sem nada lá dentro!! É para ficar com ambiente o mais natural possivel. Falta também construir uma calha para a lampada de tamanho correcto. E o movel, a condizer com o resto que virá para a sala, que dará o acabamento á estrutra construida em cantoneira metalica. Só o vidro do aquario vai ficar á vista. ( as fotos estão bem ranhosas, foram tiradas com o telemovel, a maq estava sem bat ) O meu favorito : O sebastião: a saida de agua vinda da bomba que também faz oxigenação: Ainda falta muito para ficar como quero, mas os €€ não dão para tudo... Vai ficar a dividir a sala, da parte de jantar, para a sala de estar. Assim sem o móvel fica foleiro, mas ha-de ficar composto!! A ver se no proximo FDS vou buscar mais umas plantinhas, e uns troncos/rochas, para retirar a cangalhada que lá está a mais... Citar Carpe diem! Para séria basta a vida!
gil Publicado: Julho 12, 2007 Publicado: Julho 12, 2007 boas penso que o aquario com movel vai ficar a matar onde esta pois parece teres um bo espaço e depois convidares alguem tar a comer na sala de jantar e ver um belo aquario nada mau.apenas uma sugestao a tua lampada e muito pequena e se queres umas plantas boas e saudaveis penso que mudar isso e uma prioridade.a qunto tempo tem agua??pois ja vejo peixes la dentro so montas-te a pouco havias de ter aguardado um pouco mais.eu nao usaria nada do mar nem areia nem pedras mais sim do rio e melhor mesmo assim ferve tudo em agua antes de colocares la dentro. espero ter ajudado cumprimentos gil vicente Citar
Baiones Publicado: Julho 13, 2007 Autor Publicado: Julho 13, 2007 boas penso que o aquario com movel vai ficar a matar onde esta pois parece teres um bo espaço e depois convidares alguem tar a comer na sala de jantar e ver um belo aquario nada mau.apenas uma sugestao a tua lampada e muito pequena e se queres umas plantas boas e saudaveis penso que mudar isso e uma prioridade.a qunto tempo tem agua??pois ja vejo peixes la dentro so montas-te a pouco havias de ter aguardado um pouco mais.eu nao usaria nada do mar nem areia nem pedras mais sim do rio e melhor mesmo assim ferve tudo em agua antes de colocares la dentro. espero ter ajudado cumprimentos gil vicente Boas Gil. O aquario esteve cerca de 3 semanas apenas com agua e uma bomba interna a fazer circulação / oxigenação . Só depois comecei a colocar lá o areão e posteriormente os peixes. Neste momento já lá estão os peixes vai para duas semanas. Quanto á lampada é apenas provisória, ainda me ando a informar de que potência côr devo colocar. Um abraço!! Citar Carpe diem! Para séria basta a vida!
Vasco Matos Publicado: Julho 13, 2007 Publicado: Julho 13, 2007 Boas! Mais vale fazer as coisas com calma, porque depois podes arrepender-te de não ter feito de outra maneira. Se fosse a ti colocava substrato fértil, as plantas agradecem e depois irás arrepender-te por não ter colocado! banana rock Areia da praia não dá para aquas de água doce, só mesmo para ciclideos africanos. Põe plantas de principio, quantas mais melhor! E a luz tem de ser aumentada ou então coloca plantas como anubia, musgo e feto de java,cabomba,que não precisam de muita luz. Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
Baiones Publicado: Julho 17, 2007 Autor Publicado: Julho 17, 2007 Boas! Mais vale fazer as coisas com calma, porque depois podes arrepender-te de não ter feito de outra maneira. Se fosse a ti colocava substrato fértil, as plantas agradecem e depois irás arrepender-te por não ter colocado! banana rock Areia da praia não dá para aquas de água doce, só mesmo para ciclideos africanos. Põe plantas de principio, quantas mais melhor! E a luz tem de ser aumentada ou então coloca plantas como anubia, musgo e feto de java,cabomba,que não precisam de muita luz. O que é o substrato fértil? O areão que coloquei pensei que servia... Citar Carpe diem! Para séria basta a vida!
Baiones Publicado: Agosto 9, 2007 Autor Publicado: Agosto 9, 2007 (editado) O que é o substrato fértil? O areão que coloquei pensei que servia... Começa a ficar mais a meu gosto, mas ainda algo vazio... Editado Agosto 9, 2007 por Baiones Citar Carpe diem! Para séria basta a vida!
psaudade Publicado: Agosto 9, 2007 Publicado: Agosto 9, 2007 Pelo que já tenho visto e como o aquário está a fazer divisão de áreas, ficava muito bonita ai uma composição tipo ilha. Esse aquário com plantado realçava muito bem a cor dos neons e só terias ainda mais prazer a olhar para ele. Citar Ivo Firmino Um Renascer - Aquário 320 litros WWW.FOTTOGRAFIA.COM
Baiones Publicado: Agosto 9, 2007 Autor Publicado: Agosto 9, 2007 Pelo que já tenho visto e como o aquário está a fazer divisão de áreas, ficava muito bonita ai uma composição tipo ilha. Esse aquário com plantado realçava muito bem a cor dos neons e só terias ainda mais prazer a olhar para ele. A minha intenção final é essa. Mas a minha experiência nesse campo, plantas, é praticamente nula, ainda estou a estudar a melhor que tipo de plantas posso colocar, etc... Ainda ando por aqui a pesquisar a ver se aprendo umas coisitas. Vai com tempo, e conforme d€r . Citar Carpe diem! Para séria basta a vida!
Vasco Matos Publicado: Agosto 9, 2007 Publicado: Agosto 9, 2007 O que é o substrato fértil? O areão que coloquei pensei que servia... O areão serve,mas se de futuro quiseres manter plantas exigentes é necessário um sustrato rico em nutrientes,coisa que o areão de rio não tem. Podes sempre fertilizar com liquidos mas não é a mesma coisa. Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
Recommended Posts