Tiaago Publicado Agosto 20, 2009 Publicado Agosto 20, 2009 (editado) Boa noite!! Sei que este assunto já foi bastante debatido, já me fartei de ler sobre isso e não dá para chegar a uma conclusão, pelo que apresento o meu caso especifico em que a duvida não se prende unicamente com os escalares... Tenho aquario há uns 3 anos e sempre me afastei dos discus por achar que tinha falta de experiencia e tempo ($$). Não era só do valor dos peixes, mas também do equipamento que necessitam para estarem bem. Agora que me parece ter condições para os colocar, estou com alguma duvidas, sobretudo porque tenho 9 escalares dos quais 5 são grandes ( 2 anos) e 4 pequenos com 4/5 meses, para além de 4 bótias, um Pleco (1º peixe que me venderam), corys e alguns neos. O Setup é: Aqua 140©x50(L)x70(A)cm - cerca de 450L 1 Filtro Jebo 805 (900l/h) - Com ceramicas, esponja e rede da eheim Efix (acho que é assim) - Mas dentro de pouco tempo quero que seja apenas mecanico 1 Filtro Eheim 2080 - com 4 Litros de Efix e 8 Litros de Substract Pro Aquecedor Jagger 300W Iluminação 4*54W T5 - é pouco, mas para as especies de plantas que quero manter serve bem. (Anubias, Valisnérias e pouco mais) Posto isto, queria juntar alguns discus - Pelas contas dos 50L por Discu e 25 por Escalar, poderia colocar 5 Discus. Eventualmente, poderia retirar alguns escalares e passar a 7 Discus e ficar com 5 Escalares. Já pensei tirar todos os escalares, mas não é facil, primeiro encontrar quem os queira e também custa ficar sem eles. Que comentam acerca disto? Dá para fazer? É muito arriscado? Sei que não costumam por plecos junto dos discus, mas não compreendo bem o porque? Tenho também um pouco de receio dos Botias, já que quando comem são muito rápidos e podem incomodar os Discus. Obrigado desde já pelas possiveis ajudas. Ainda está um tanto "despido", mas quero colocar mais umas plantas, umas valisnérias, mais uma anubia nana e outra igual à central que esta no tronco. Já tenho mais troncos em casa e depois de estarem bem pesados (estão em agua) passo-os para este aquario. Editado Agosto 20, 2009 por Tiaago
noddy Publicado: Agosto 21, 2009 Publicado: Agosto 21, 2009 (editado) As opnioes das pessoas em manter discus com escalares varia muito . Na minha opniao voce pode meter discus com escalares , desde que os escalares seijam mais pequenos que os discus . por issu se quer meter nesse aquario discus os escalares grandes obrigatoriamente teram de sair os pequenos podem ficar mas quando fizer a introduçao dos dicus tire os escalares ,mude o loyout do aqua introduza os discus e passado umas horas é que mete os escalares . Porque os escalares gostam de ser os reis do aquario. e se fizer assim vai trocar as voltas aos escalares comigo deu tudo certo MAs como agora tou a montar uma aqua novo e neste aqua so quero discus desfiz-me dos escalares . E muito arriscado ter plenco com discus ainda pra mais desse tamanho porque podem agarrar-se aos discus . cumps Nuno LOpes Editado Agosto 21, 2009 por noddy
Recommended Posts