HELP - Astotilapia Doente/Cego - com fotos


PedroM

Recommended Posts

Saudações,

 

este tópico já aqui esteve mas na altura não tinha fotos.

 

Astatotilapia Bourtoni

Este peixe estará cego? porquê a minha questão: porque o peixe parece que vai contra as coisas, não vê o comer à frente... parece que vai pelo tacto... por vezes anda muito à superficie e parece que perde um pouco o equilibrio.

 

Tenho-o à 2 semanas no aqua. No mesmo aqua estão mais 12 moradores, sem problemas.

Ele começou com este problema uns 4 dias depois de o comprar. Até aí comia que nem um desalmado. Agora tenho de o por numa maternidade para ser mais facil ele procurar o comer. Apanha-se à mão... parece-me cego.

 

Notei hoje (cerca de 1 semana de isto começar a acontecer) que parece ter num dos olhos qualquer coisa branca (nas fotos não se vê muito bem mas tem)... o olho parece estar a ficar baço.

 

Ajuda por favor: isto é uma doença? se sim curável? com quê? contagiosa? ou está cego?

 

Obrigado.

 

Pic_2664_1.jpg?9duh

 

Pic_2664_2.jpg?is1t

 

Pic_2664_3.jpg?t675

 

Pic_2664_4.jpg?472p

_______________________________________

"Quem esquece o passado está condenado a repeti-lo" Santayana

o mesmo acontece na aquariofilia, lembrem-se disso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Pedro

O teu peixe está comum edema da cornea . A cornea é a membrana geralmente transparente mais externa do olho . Pode ter ficado assim devido a um traumatismo no transporte ou a uma infecção bacteriana . Não consigo avaliar pela fotografia se o peixe também tem cataratas . Ness caso a lente ( mais interna ) estaria opacificada e o caso seria mais complicado. Eu tentaria isolar o peixe e tratá-lo num aquário hospital com boa qualidade de água ( boa filtragem e pH e dureza adequados )com bactopur direct repetido diariamente na dose de 1 comp por 20 lt de água com uma TPA de 30 % antes de cada tratamento, durante 5 dias .

Se houver cataratas não há nad que possas fazer .

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já obrigado Rui Ferreira de Almeida,

 

aqui pelos meus lados tenho alguma dificuldade em encontrar produtos da marca que produz o Bactopur Direct.

 

O Myxazin poderá também ajudar?

 

Obrigado

_______________________________________

"Quem esquece o passado está condenado a repeti-lo" Santayana

o mesmo acontece na aquariofilia, lembrem-se disso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais