Recommended Posts

Publicado

Há 4 anos que tenho um aquário de água doce. Simples, pobre e sem muitos cuidados. Eu e minha mulher decidimos inverter radicalmente esta situação. E que tal um aquário de água salgada?

Aquário de 200L com sump. Estamos a pensar comprar um escumador TUNZE 220 (12w !), uma bomba de circulação TUNZE 7200 pulsadora (500 - 2400L, 12w !) e uma bomba de retorno HEIM (ainda não sei a referência...), 20 Kg de rocha viva. Já temos um termoestato electrónico para controlar as ventoinhas de PC para refrigeração.

Considero que este material é bom e económico no que diz respeito a consumo a energético, mas acho que me faltará aqui mais uma bomba... embora ache que este material me permite ter os 20% de circulação de água.

Gostaria de saber qual a vossa opinião.

Grato pela vossa atenção

Pedro Ferrer :shock::?:( :D

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Publicado:

Olá Pedro. Antes de mais bem vindo ao fórum.

Quanto ao teu futuro aquário, não me parece que estejas a escolher mal o equipamento, mas partindo do principio que será um aquário de recife, que iluminação vais utilizar? Terás que colocar em principio mais uma bomba de circulação para aumentar a movimentação e também efectuar contra-correntes. Rocha viva tá óptimo para arrancares!

Cumps

Duarte

ps: Não te esqueças da osmose :roll:

Publicado:

Olá

Duarte,

Não achas que a bomba 7200 da tunze e a bomba de retorno da eheim já chegam para este aquário?

Se a saída da bomba de retorno do lado oposto da bomba da tunze acho que já fazia uma boa contra corrente.

Se tiver enganado peço desculpa

Abraço

Pedro Pacheco

www.coralfrags.org

Publicado:

Antes de mais nada, obrigado pela resposta de ambos!

Para "combater" escumador TUNZE 220 (12w !), é-me proposto um H&S 110-F2000 (18w)

Para "combater" a bomba de circulação TUNZE 7200 pulsadora (500 - 2400L, 12w !) , é-me proposto 3 Maxi-Jet 1100 (14w X 3)

Para "combater" a HEIM de retorno (pendo que 1060) é-me proposto uma Ocean Runner 2500 (38w)

Para "combater" os 20Kg de rocha viva é-me proposto 10Kg de rocha viva e 30Kg de rocha artificial (Riff).

Gostaria de ouvir (será + ler... :idea: ) a vossa opinião, pois a compra dos equipamentos está eminente.

Grato pela vossa atenção

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Publicado:

qto ao material em uso axo q tas a ir bem, eh preferivel teres mais bombas de circulacao apesar de menos potentes do q apenas 1 mto potente, sempre crias mais correntes e evitas tb as zonas mortas.

Qto ah rocha viva axo q estas a optar por uma via economica, boa, calma e mto lenta. caso compres 10kg de rocha viva e 30 kg de rocha artificial teras q tb ser mto paciente em relacao a compras de peixes, corais, e invertebrados.

Axo q 10kg num aquario de 200L + Sump eh mto pouco, podias tentar elevar a fasquia, se conseguires uns 20kg axo q ja era bom, apesar de 10kg nao ser tao mau :roll:

Ps: ah ai um utilizador do forum "fizo" q está a vender Rocha viva a um preço mto bom. Antes de ontem fui a alverca buscar 6.5kg de Rocha viva e fiquei mto bem servido ( eh da indonesia )

Abraço, Nuno Rocha

Publicado:

Olá,

Para "combater" escumador TUNZE 220 (12w !), é-me proposto um H&S 110-F2000 (18w)
Acho que a troca pode ser proveitosa - os H&S estão muito bem cotados e como tal não ficarás mal servido.

Para "combater" a bomba de circulação TUNZE 7200 pulsadora (500 - 2400L, 12w !) , é-me proposto 3 Maxi-Jet 1100 (14w X 3)

Concordo que com 3 Maxi-Jet poderás ficar com mais movimentação mas sem um controlador não conseguirás correntes alternadas. A Tunze permite-te teres uma corrente alterna, apenas com uma bomba! O melhor mesmo era pensares em mais do que uma Tunze! :shock: :D

Para "combater" a HEIM de retorno (pendo que 1060) é-me proposto uma Ocean Runner 2500 (38w)
A EHEIM e não HEIM (penso que será a 1260 e não a 1060) é melhor e mais fiável que a OR...

Para "combater" os 20Kg de rocha viva é-me proposto 10Kg de rocha viva e 30Kg de rocha artificial (Riff).

Concordo com o yen - penso que para o teu aquário ficarás mais bem servido com 20 kg de Rocha Viva. Isso vai permitir acelerar o ciclo e depois compras mais!

Abraço,

Diogo

Publicado:

Obrigado Diogo

Concordo com o que disseste, mas a EHeim gasta 65W e a Ocean Runner gasta 38W.

Que factores me podem convencer a adquirir a EHEIM !?

Que sabes acerca da nova bombade retorno TUNZE? Preços?

Grato pela atenção

Pedro Perer