Pipasx Publicado Agosto 18, 2009 Publicado Agosto 18, 2009 Olá a todos! É a minha primeira participação no Forum, e logo com uma dúvida...! Mas como já deu para perceber que há aqui quem saiba imenso do assunto e tenha muita experiência, além de gostar de ajudar, resolvi deixar a questão: resolvi "reciclar" o meu aquário e fazer um pequeno marinho. É um aquário com cerca de 80 L onde já coloquei a areia (de coral partido), rocha viva (cerca de 9 Kg, um escumador (da SERA, com motor próprio) e um wavemaker da Boyu. Estou à espera da iluminação (calha com 4xT5) e no próximo fim de semana fará 2 semanas que ele está a trabalhar, pelo que deverei arriscar meter os peixes. Entretanto, há 3 ou 4 dias, comecei a notar a água a fica um pouco "amarelada"/"esverdeada" (mas muito pálido); não faço ideia do que pode ser, não encontro nenhuma referência a este tipo de problema. Ainda não fiz nenhuma TPA, pensava fazer uma lá para 5ª Feira, para sábado meter os peixes. O escumador, aparentemente, funciona bem. Daquilo que consigo ver, a corrente gerada pelo wavemaker chega a todo o lado (vêm-se os pequenos filmentos fa rocha viva abanar em todos os lados e no cimo da água nota-se bem o movimento). O aquário não recebe luz directa do sol, nem está perto de nenhuma janela, embora a casa seja muito luminosa por ter muitas janelas... Algúem faz ideia do que pode causar esta côr na água? Fazer uma TPA de 30% pode ser boa ideia? Que vos parece? Obrigado e parabéns a todos os que aqui "trabalham" em nome de uma comunidade que tem este interesse comum tão fascinante! Pedro
Fernando Freire Publicado: Agosto 18, 2009 Publicado: Agosto 18, 2009 Olá viva, Antes de mais gostaria de te dizer que água salgada não é água doce. 2 semanas não é suficiente para ciclar o sistema. Tem calma e espera um mês e meio (+/-). Esse problema que agora tens, provavelmente é matéria orgânica em decomposição ou algo "fruto" do água ainda estar a ciclar. Mais uma vez, a solução do teu problema é.... Paciência Não tenhas pressas, faz mudas de água frequentes e daqui a uns tempos mede os parâmetros do aquário Cumprimentos, Fernando Freire "It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"
Recommended Posts