jotavf Publicado Agosto 18, 2009 Publicado Agosto 18, 2009 Boas, preciso de uma ajuda. Sou iniciado no mundo dos aquários e tenho um problema. Montei o meu aquário no passado sabado no qual segui tudo à risca na montagem, lavar tudo antes de colocar no aquario, e fiz o acondicionamento da agua com vários produtos da SERA. Antes de introduzir os produtos a agua estava limpa agora esta com um tom amarelado. Adicionei para além de outros, o SERA bio nitrivec, que deixou a agua meio branca o que nas instruções dizia que era normal. Mas passado esse tempo a agua deixou de estar branca para ficar amarelada. Como posso resolver o problema? Será com TPA's consigo resolver o assunto? Também já li que podia resolver com purigen da seachem? O que me aconcelham? Citar
lgass Publicado: Agosto 18, 2009 Publicado: Agosto 18, 2009 Boas, preciso de uma ajuda. Sou iniciado no mundo dos aquários e tenho um problema. Montei o meu aquário no passado sabado no qual segui tudo à risca na montagem, lavar tudo antes de colocar no aquario, e fiz o acondicionamento da agua com vários produtos da SERA. Antes de introduzir os produtos a agua estava limpa agora esta com um tom amarelado. Adicionei para além de outros, o SERA bio nitrivec, que deixou a agua meio branca o que nas instruções dizia que era normal. Mas passado esse tempo a agua deixou de estar branca para ficar amarelada. Como posso resolver o problema? Será com TPA's consigo resolver o assunto? Também já li que podia resolver com purigen da seachem? O que me aconcelham? tens turfa no filtro? ou um tronco no aquario? tens substracto? o filtro tem a capacidade certa para o aquario? podem ser causas... a turfa e o tronco podem causar agua amarelada. o substracto juntamente com um filtro ineficiente tmb Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa Vejam aqui o meu aqua!
jotavf Publicado: Agosto 18, 2009 Autor Publicado: Agosto 18, 2009 tens turfa no filtro? ou um tronco no aquario? tens substracto? o filtro tem a capacidade certa para o aquario? podem ser causas... a turfa e o tronco podem causar agua amarelada. o substracto juntamente com um filtro ineficiente tmb Não tenho tronco, nem turfa no filtro. Sim coloquei um substracto com cerca de 2 cm de altura, e por cima 5 cm de areão. O filtro pelo menos indica que é indicado para aquários entre os 40 e 80 L, o meu aquário é de 60L. O que posso fazer? Citar
jpospr Publicado: Agosto 18, 2009 Publicado: Agosto 18, 2009 Basicamento a nós não nos interessa saber o "indicado" (hehehe) queremos saber quantos litroshora faz o teu filtro Que matérias filtrantes tens dentro do filtro? Água com tonalidade de chá geralmente é produzida por trufa ou com a introdução de troncos tal como o jotavf indicou...ou então quando colocaste a água levantaste o areão e ele ainda não teve tempo de acentar e/ou de ser filtrado pelo teu filtro... Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
alfapa Publicado: Agosto 18, 2009 Publicado: Agosto 18, 2009 Aquarios = paciência. Se o amarelo for do substrato, espera que pode passar. Deixa o filtro começar a fazer o serviço dele. Preocupa-te com o ciclo do azoto e depois com a cor da água. Faz o ciclo e depois de estar feito preocupa-te com a cor da água. Com as TPAs do ciclo e as posteriores isso vai ao sítio. PauloA Citar
jotavf Publicado: Agosto 18, 2009 Autor Publicado: Agosto 18, 2009 Aquarios = paciência. Se o amarelo for do substrato, espera que pode passar. Deixa o filtro começar a fazer o serviço dele. Preocupa-te com o ciclo do azoto e depois com a cor da água. Faz o ciclo e depois de estar feito preocupa-te com a cor da água. Com as TPAs do ciclo e as posteriores isso vai ao sítio. PauloA Ok. Obrigado vou seguir o teu conselho, vou ver como está o ciclo de azoto e depois tratar da cor da agua. Tive a fazer umas pesquisas na net e existe um produto da Sera que ajuda a agua a ficar cristalina. De facto quando comprei o substracto foi-me avisado que agua iria ficar suja, mas que era normal. Obrigado pelas dicas. Depois volto cá para dizer como a situação se desenvolveu. Citar
jotavf Publicado: Agosto 19, 2009 Autor Publicado: Agosto 19, 2009 O meu filtro, nas instruções diz que faz 450l/h max, e matéria filtrante é esponja filtrante. Citar
Impruve Publicado: Agosto 19, 2009 Publicado: Agosto 19, 2009 O meu filtro, nas instruções diz que faz 450l/h max, e matéria filtrante é esponja filtrante. Não tem carvão activado?? Penso que o carvão tambem ajuda a água a ficar mais cristalina! Citar
jpospr Publicado: Agosto 19, 2009 Publicado: Agosto 19, 2009 Não tem carvão activado?? Penso que o carvão tambem ajuda a água a ficar mais cristalina! Não neste caso...noutros casos pode ajudar, mas muito pontualmente Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
nmartinez Publicado: Agosto 19, 2009 Publicado: Agosto 19, 2009 Vou ser um bocado radical Se isso está a fazer o ciclo, faz uma TPA GRANDE! 70%, 80%. As bactérias estão no filtro e no areão e não na água. Não perdes nada com isso. Eu vi o tópico desde o inicio e percebi que já meteste produtos a mais. Não tenho nada contra quem os vende.... mas será que são mesmo precisos????? Não te metas a enfiar com quimicos (que são isso que os frasquinhos têm lá dentro) para dentro do aqua à toa. Se essa água não te parece bem, não tens lá dentro do aqua nada, troca a água.... e depois avalia os resultados. Vê o que o PauloA disse: Aquariofilia=Paciência Isso vai lá. Abraços Citar Nuno MartinezX-100 White Desert Rock'so meu Feedback
jotavf Publicado: Agosto 20, 2009 Autor Publicado: Agosto 20, 2009 boas, não coloquei mts produtos só coloquei o sera aquatan para acondionar a agua e o sera bio nitrivec para iniciar a cultura de bactérias no aquário. Neste momento o aquário esta com PH de 7, 5º dkh e 7º dgh. A temperatura está nos 27ºc a 28ªc. Estes valores estão correctos? obrigado. Citar
jotavf Publicado: Agosto 21, 2009 Autor Publicado: Agosto 21, 2009 Vou ser um bocado radicalSe isso está a fazer o ciclo, faz uma TPA GRANDE! 70%, 80%. As bactérias estão no filtro e no areão e não na água. Não perdes nada com isso. Eu vi o tópico desde o inicio e percebi que já meteste produtos a mais. Não tenho nada contra quem os vende.... mas será que são mesmo precisos????? Não te metas a enfiar com quimicos (que são isso que os frasquinhos têm lá dentro) para dentro do aqua à toa. Se essa água não te parece bem, não tens lá dentro do aqua nada, troca a água.... e depois avalia os resultados. Vê o que o PauloA disse: Aquariofilia=Paciência Isso vai lá. Abraços Obrigado pelas dicas, para fazer a TPA posso fazer com agua de garrafão em que o ph é de 6.8? e que a agua da rede na minha zona tem um pouco o ph alto. Agora que consegui estabilizar o ph nos 7. Citar
jotavf Publicado: Agosto 24, 2009 Autor Publicado: Agosto 24, 2009 Penso que solucionei a questão, troquei o filtro por um que tem carvão activo e esponja filtrante e fiz uma TPA por volta dos 30% e a agua já clara. Obrigado pelas dicas. Citar
Recommended Posts