tiago00 Publicado Agosto 16, 2009 Publicado Agosto 16, 2009 Boas pessoal, Eu estou para montar o meu novo aqua dentro de algum tempo e gostava bastante de ter bettas e discus haverá problema ? li que os bettas atacam os peixes com muitas cores por isso a minha duvida
Filipe_cruz Publicado: Agosto 16, 2009 Publicado: Agosto 16, 2009 Boas pessoal, Eu estou para montar o meu novo aqua dentro de algum tempo e gostava bastante de ter bettas e discus haverá problema ? li que os bettas atacam os peixes com muitas cores por isso a minha duvida Bem os bettas são peixes agressivos para outros machos , embora não me parece que se metam com um disco adulto , são mais agressivos que eles . Não são é peixes que partilhem da mesma zona de origem e salvo erro penso que nem aos mesmos parametros de agua , os bettas são asiaticos e os discos amazonicos ... Sinceramente e não sabendo a tua experiencias estaras preparado para conservar discus ? Além de serem peixes dispendiosos necessitam de grandes aquarios para andarem em cardume de pelo menos seis e muita filtragem alem de serem muito sensiveis ao seu ambiente... Agora essa dos bettas atacarm peixes com muitas cores , penso que só se os confundirem com outros machos o que acho dificil em relação aos discos , só se forem muito pequenos ... Cumprs Filipe Cruz
alfapa Publicado: Agosto 16, 2009 Publicado: Agosto 16, 2009 Betas e discus, sem problemas. Manter betas é do mais fácil que pode haver. Dos discos o que posso dizer é que manter é fácil, faze-los crescer e criar é outra história. Os discos ocupam locais do aqua que os bettas não ocupam. Dos vários betas que tenho nenhum se mostrou a qualquer dos discos que tenho. Quanto aos ataques, isso só acontece com peixes tipo guppies com caudas grandes e que possam ser confundidas com bettas e em aquários pequenos. PauloA
tiago00 Publicado: Agosto 17, 2009 Autor Publicado: Agosto 17, 2009 obrigado pelas vossas respostas ! Ainda bem que me esclareceram porque iria ser um problema tentar manter um nr elevado de discus num aquário não muito grande! que tipo de peixes posso colocar no mesmo aquário que os bettas sem existir qualquer problema ? o aquário que vou montar de 80l
alfapa Publicado: Agosto 17, 2009 Publicado: Agosto 17, 2009 Podes juntar qualquer peixe que queiras. Desde que nem o beta caiba na boca dos outros nem os outros caibam na boca do betta. Tudo o resto com um bocado de vegetação e locais para esconder, fica tudo resolvido. PauloA
tiago00 Publicado: Agosto 17, 2009 Autor Publicado: Agosto 17, 2009 Só para ter uma noção ! existe plantação especifica para cada tipo de habitante ? por exemplo para bettas ... aqui os users que tem plantação nos aquários compram nas lojas de animais certo? mas os preços rondam o quê ?
alfapa Publicado: Agosto 17, 2009 Publicado: Agosto 17, 2009 1. Quanto a tipos de plantas, se quiseres fazer um biotipo, deves escolher as da zona onde o peixe é originário. Fora isso, compras as que gostas. Por exemplo os meus bettas adoram ficar quase na superficie em cima de várias flutuantes. Mas cada caso é um caso. 2.As plantas de aqua custam entre 2/3 euros e 20 euros. Depende da lojas e da qualidade. De que zona és? Se fores de LX posso aconselhar as mais baratas e as melhores (por MP, claro...). PauloA
tiago00 Publicado: Agosto 18, 2009 Autor Publicado: Agosto 18, 2009 Sou do porto E na ultima loja de animais que fui haviam bettas dentro de copos de plásticos
Rúben Ferreira Publicado: Agosto 18, 2009 Publicado: Agosto 18, 2009 Sou do porto E na ultima loja de animais que fui haviam bettas dentro de copos de plásticos Deixa lá isso é um mal comum nas lojas de animais, os bettas como não podem estar juntos exigem por parte dos donos das das lojas um investimento apenas para eles e como nem todos estão dispostos a investir, pois em muitas lojas não deve justificar acabam em copos de plástico até encontrarem novo lar. Infelizmente é muito complicado manter muitos bettas sem ocupar montes de espaço o que leva as pessoas a terem de improvisar. No entanto já existem lojas com sistemas muito bem estruturados que permitem ter bettas separados com água "quente", filtração, e um pouco mais de espaço que apenas um copo de água. Se a minha criação escapar vou precisamente ter um problema de espaço. Mesmo que a maioria sejam fêmeas, estaríamos a falar de mais de 100 fêmeas num comunitário de 160 litros acho que é demasiado, logo algumas terão de ficar em garrafas e cubos vodafone, sem aquecimento e sem filtro. Agora imagina os machos mesmo que tenha apenas 50, iria precisar no mínimo de 50 cubos vodafone ou 50 garrafas cortadas ou 50 frascos. Imagina o espaço ocupado por todo este material. É por isso que vou ter de improvisar e já tenho um plano em mente onde à partida 20 cubos vodafone terão de servir aproximadamente para 80 bettas machos ou fêmeas. Ainda assim vão sobrar bettas pela certa ou pelo menos eu espero que sim, seria sinal que chegavam todos à fase adulta A minha mascote
tiago00 Publicado: Agosto 18, 2009 Autor Publicado: Agosto 18, 2009 eu estou a pensar em ter no aquário pelo menos 3 bettas um macho e 2 fêmeas ! mas gostava de ter guppys eu gosto essencialmente de peixes com cores fortes que sobressaia e fique bonito num aquario
Rúben Ferreira Publicado: Agosto 18, 2009 Publicado: Agosto 18, 2009 eu estou a pensar em ter no aquário pelo menos 3 bettas um macho e 2 fêmeas ! mas gostava de ter guppys eu gosto essencialmente de peixes com cores fortes que sobressaia e fique bonito num aquário E podes ter. Eu neste momento tenho um macho e duas fêmeas no comunitário de 160 litros. O importante é teres bastantes esconderijos. Já tive 3 fêmeas, mas esta ultima ficou doente hidropsia e está à parte a levar tratamento a ver se a safo. (Missão impossível, se alguém tiver um remédio que faça milagres eu agradeço) Quando maior o aquário mais bettas podes colocar lá dentro, mas sempre com bons esconderijos. As fêmeas podes ter muitas, mas atenção pois elas quando ficam muito tempo sozinhas tornam-se bastante territorialistas e atacam-se umas às outras. Com os guppys posso dizer-te de 3 fêmeas e 1 macho sobra-me apenas uma fêmea e 6 crias que estão numa maternidade, pois os meus escalares mataram o resto. Eu penso que foram eles, não vi, mas como eles ameaçam tudo e todos. A minha mascote
alfapa Publicado: Agosto 18, 2009 Publicado: Agosto 18, 2009 Podes ter guppies e bettas, de desde que o aqua tenha plantas (bastantes...) Quanto a escalares materm guppies... não me parece... mais parece doença. PauloA
Rúben Ferreira Publicado: Agosto 18, 2009 Publicado: Agosto 18, 2009 Podes ter guppies e bettas, de desde que o aqua tenha plantas (bastantes...) Quanto a escalares materm guppies... não me parece... mais parece doença. PauloA Pois, mas para isso era preciso encontrar os cadáveres e verificar se havia algum sintoma de doença. O que apenas aconteceu com uma fêmea e sintomas, nada, já as barbatanas tinham desaparecido por completo. No espaço de +- 3H. Quando saí para o trabalho ela estava bem e quando cheguei para almoço estava morta e sem barbatanas. Já lhe haviam mordido as barbatanas antes. Também coloquei a hipótese de ter sido o macho betta, mas ele é muito mais lento que os guppys. :s enfim azar, deixou 6 filhotes para a substituir, já não é nada mau. Podem os cadáveres estar escondidos em algum lado, já que o aquário está com muitas plantas e não consigo verificar todos os locais. Mas duvido. Normalmente sempre que morre algum peixe avisto-o com facilidade e retiro-o. A minha mascote
Recommended Posts