Nuno Antunes Publicado Outubro 20, 2004 Publicado Outubro 20, 2004 Boas Já tenho visto algumas vezes o pessoal muito preocupado com os ph's que variam demais, que não descem, etc. Não sou nenhum quimico mas investiguei algumas coisitas sobre o assunto e achei que devia partilhar com todos. Podem existir algumas incorrecções quimicas, mas o interesse é perceber um pouco melhor a relação existente entre ph e kh. O ph mede a concentração de iões H (H+ e H-) na água. É medido numa escala logaritmica que varia entre 0 e 14. O Kh mede a concentração de carbonatos na água (e não só, daí muitos autores lhe chamarem alcalinidade). Do ponto de vista quimico a concentração dos iões podemos considerar que resulta da combinação de dois factores: Por um lado a concentração de CO2 dissolvido na água e por outro lado a concentração de carbonatos (KH) . Assim podemos dizer de forma muito simples que o ph é o resultado de uma conta simples: ph = Carbonatos - Co2 A ressalva vai é claro para esta formula. Não é obviamente assim tão simples nem sequer é uma soma mas serve para o efeito que se pretende. O resultado prático é este: Se aumentamos os carbonatos o ph vai para alcalino. Se aumentamos o CO2 o ph vai para ácido. O problema é que os carbonatos actuam como reserva de alcalinidade. Assim uma água com um KH elevado será muito mais dificil de descer o ph. E porquê? O que acontece é que ao acrescentarmos ácido na água vamos ter um aumento de iões e o resultado é uma baixa temporária no ph. Mas depois os carbonatos vão reagir com os iões "extra" e garantir que o ph volta ao valor original. É por este motivo que se fala do KH como provocando um efeito tampão. Ou seja, enquanto existir uma concentração elevada de KH todos os esforços para baixar o PH serão quase inuteis, pois essa reserva de carbonatos irá sempre garantir que o ph volta ao original, embora se vá consumindo no processo. Só quando a concentração do KH é baixa é que é possivel fazer com que o ph da água vá para a zona ácida por adição de ácido ou usando troncos,turfas. Muitas das vezes recorre-se então à água de osmose que tem KH=0. No fundo o que estamos a fazer é a diluir a concentração original do KH para conseguir mudar valores, um pouco à semelhança do que acontece ao adicionarmos ácido. A injecção de CO2 não interfere no KH, serve é isso sim para baixar o ph para a zona ácida (devido a alterar um dos factores da formula) , mas tem um problema: O CO2 escapa-se por agitação superficial e assim que a concentração de CO2 diminuir o ph vai para os valores normais. Isto explica porque motivo a água de poços sai com ph baixo e acaba por subir depois de colocado no aquário. É que os processos de fermentação que ocorrem nos poços carregam a água de CO2 e como a água está parada o CO2 não se liberta, mas assim que é colocada no aqua o movimento da água chega para libertar o CO2. Para concluir, se a água de reposição não estiver "tratada" o que acontece é que vamos repor o KH com os problemas que daí irão surgir. Espero ter conseguido explicar decentemente porque motivo é tão dificil baixar o ph de águas alcalinas. Se mais alguém quiser acrescentar/corrigir algumas noções, força. É preciso aprender para se ensinar bem Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
João Magalhães Publicado: Outubro 20, 2004 Publicado: Outubro 20, 2004 Boas Darius, Boa iniciativa, acho que dá para se perceber o básico sobre as variações provocadas do ph/kh. cumps Citar João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/
Ricardo Pinto Publicado: Outubro 20, 2004 Publicado: Outubro 20, 2004 Bem.....bom tópico! São tópicos assim que fazem este forum evoluir e tornar-se ainda melhor. Obrigado Darius pelo tempo dispendido e pelo bom resumo! Abraço, Citar
Luís Fortunato Publicado: Dezembro 28, 2005 Publicado: Dezembro 28, 2005 5 *****Muito Bom Não concordo... Mas o Nuno Antunes referiu logo isso. Os fenómenos estão bem explicados, mas há muitas coisas trocadas. Por exemplo: A água auto-dissocia-se em H+ e OH-, e não em H+ e H- (até pode ser um lapso, mas está incorrecto)... :D E nessa mesma frase, está escrito que o pH mede a concentração de iões H (H+ e H-). Pois bem, o pH só mede (de uma forma logarítmica) a concentração de iões H+, e não a de todas as formas do elemento Hidrogénio. Espero ter ajudado. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Nuno Antunes Publicado: Dezembro 29, 2005 Autor Publicado: Dezembro 29, 2005 Os fenómenos estão bem explicados, mas há muitas coisas trocadas. Luís a ideia principal era explicar o fenómeno mesmo. A parte quimica embora ajude bastante, para algum pessoal é muito dificil de perceber. Desde já o obrigado pela tua correcção. Além das questões dos H há mais alguma bacorada? É que convém que a informação passada seja o mais correcta possivel e assim como vou editar o tópico para corrigir as bacoradas, corrijo tudo de uma vez só. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
Luís Fortunato Publicado: Dezembro 29, 2005 Publicado: Dezembro 29, 2005 Olá de novo. Luís a ideia principal era explicar o fenómeno mesmo. Claro...nem eu disse isso. Como deves ter lido, eu referi, que tu mesmo, escreveste que poderiam haver incoerências de foro químico. Nem se pede mais que isso, a ti ou a outra pessoa... Eu apenas alertei que o tópico não é "5 estrelas". Se o fosse, eu não te teria dado na cabeça Quanto às correcções, não há problema nenhum. Eu envio-tas por MP, de modo a não estar a encher o tópico. É que convém que a informação passada seja o mais correcta possivel e assim como vou editar o tópico para corrigir as bacoradas, corrijo tudo de uma vez só. Exactamente Aqui estamos de acordo. Sendo assim, agradeço-te que esperes até que te envie as correcções que eu acho que devem ser feitas. Cumprimentos a todos. Feliz Ano Novo. Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Recommended Posts