Recommended Posts

Publicado:
Tingimento e tatuagem de peixes é mau, mas aparentemente é coisa do passado. O que está a surgir mais e mais nas lojas agora, são peixes OGM (Organismos Genéticamente Modificados). O mais comum actualmente desta prática ética questionavél, e ecológicamente irresponsavél, é o caso dos Zebras Rosa, Zebras Verdes, e Zebras Amarelos.

Basicamente eles pegam na especie Brachidanio rerio (Danio Zebra), e fazem manipulação genética, e criam um peixe patenteado(ainda alguém me tem que explicar algum dia, como é possivel patentear vida, diga-se de passagem que por enquanto é para mim algo barbárico, ao nivel da escravatura), a que chamam GloFish. E pelos vistos está na moda lá fora.

Já dizia não aos peixes tingidos e aos peixes tatuados, mas agora digo também aos organismos GM. Ah e tal é muito bonito vender e fazer uns milhões com isto, mas animais de laboratório não têm lugar no comercio, que é ainda, e será dominado por principiantes desinformados. Para além disso, estes animais não são vendidos estéreis, logo quer dizer que, qualquer zé toni, que tenha jeito para a coisa pode consporcar o fundo genético da especie mantida em cativeiro, e com muito azar, se bem que a possibilidade é real, contaminar as populações selvagens, através de cruzamento destes animais com o Zebra normal. Algo que, como os amantes da ecologia e biologia concordarão comigo, é algo inaceitavél num século XXI em que o conhecimento é o que devia guiar a acção humana e não o lucro fácil e irresponsavel por parte dos criadores destas aberrações, e secundáriamente os importadores nacionais que os importam.

Uma coisa é a estupidez humana disfarçada de avareza, outra é a loucura humana que leva os ditos cientistas, que mais não são que crianças mimadas e imaturas a brincar com a arma do pai, com tiques megalomanos a brincar com as ferramentas de Deus, ou qualquer que seja a divindade que queiram atribuir as culpas do mundo. Não se brinca com a evolução, não vá ela virar-se e morder-nos as mãos...

Não sou muito de entrar em causas, mas de longe a luta contra a criação e exploração de OGM's é algo que todos devemos estar a atentos, e protestar quando necessário.

EU, sugiro um boicote á compra destes animais aos leitores do forúm.

Em toda a união Europeia é impossivel patentear seres vivos ou vida!

Deves ter visto isso num site americano porque é dos unicos paises onde incrivelmente a vida pode ser alvo de patente, até mesmo a vida humana pode ser patenteada através de genomas, adn, celulas de tratamento de cancro, etc...

Actualmente existem inumeras patentes nos Eua sobre seres vivos, grande parte delas é sobre bactérias utilizadas tanto para o bem como para fazer o mal.

Eu na minha opinião acho que são coisas diferentes e como tal podem ter ambos lugar no mercado, sinceramente não acredito que a tatuagem e tingimento possam acabar.

De resto concordo plenamente contigo excepto na parte do "Deus".

Eu acho que um mero boicote pelos user´s do forum nem cocegas faziam ás lojas, seria insignificante apesar de ser essa conduta que tomo. O protesto, a acção organizada e pensada é a melhor forma de "lutar". Existem organizações que podem ajudar nessa luta, tens a Greenpeace (da qual faço parte), a liga portuguesa de protecção dos animais, etc...

Publicado:

Boas

Pessoal estes comportamentos são de tal forma desumanos que devam ser punidos por lei.... Ainda hoje fui ao bricomarché de Ourém e estavam la umas viúvas brancas e no dorso tinham colorações azuis claras como se fossem nódoas de azul de metileno mas já muito diluído..

Acho isto de uma perfeita crueldade ainda tive capaz de chamar alguém responsável pela secção dos animais, vamos lutar para terminar com isto, acho que aqui no encontro do fórum era um assunto interessante para ser debatido, ainda muita gente não tem conhecimento de tais desumanidades

Abraço

Green Island

10za4ae.jpg

Visite meu site

João Lopes

Publicado:

Acham isto um crime ?????

Os peixes estão vivos e bem de saude.

Crime é vender peixes palhaços e mete-los em aquarios redondos de agua fria.

Acho que lhes faz falta um pouco de imaginação porque aqueles desenhos estão muito pirosos.

Alem disso para quem n sabe os desenhos sao feitos com tinta e não tatuados como alguem aqui já disse.

Aquela tinta vai desaparecendo , leva é tempo.

Os flurescentes ( peixe de vidro ) é q são injectados.

Carlos

Fiquem Bem

Publicado:

Ainda assim eu acho que isto devia ser punido, ninguém faz uma tatuagem a um bebé mal ele acabe de nascer mesmo que desapareça porque isto de saudável não tem nada, mas é só a minha opinião

Abraço

Green Island

10za4ae.jpg

Visite meu site

João Lopes

Publicado: (editado)

Crime não será porque não tem ainda dignidade penal, que eu saiba não está previsto no C.P., pelo menos ontem á noite não estava.

Agora que é uma prática indecente é sem qualquer dúvida nenhuma. O facto de alguem colocar peixes em aquarios de 5 litros não atenua de forma alguma esta prática, é também indecente mas não é argumento nenhum, pura demagogia. Se é para debater que seja com argumentos!

Eu já ouvi várias versões das tatuagens, umas que alegam que é apenas tinta outras em que se afirma em que existe um processo doloroso. Infelizmente não sei qual será verdade. Mas com o tempo desaparece, tal como a tinta injectada; normalmente desaparece assim que o peixe morre passado umas semanas.

As considerações sobre este tipo de práticas partem dos valores pessoais das pessoas.

-Pessoas que se preocupam com a biodiversidade e com os equilibrios ambientais simplesmente condenam de forma categórica este tipo de práticas, é inaceitável seja qual for a sua forma; Seja qual for a forma de alteração da fauna e flora é repudiada.

-Mas a verdade é que para mais de 90% da população os animais não passam de paisagem, não passam de coisas em que podem ser alvo de apossamento e de destruição. O proprio cod. civil espelha essa realidade. È uma herança da tradição cristâ em que Deus coloca os animais no mundo para que o homem tome conta deles e se sirva deles á sua propria vontade. Os animais não têm personalidade, não têm dignidade, não têm qualquer direito á vida. Estão no mundo para que possam servir as vontades de crueldade da especie humana. O homem é colocado no centro do mundo em que tudo gira á sua volta e apenas existem por ele.

Editado por Ruy M.
Publicado:

Bem numa coisa está tudo de acordo, isto não devia ser praticado por quaisquer que fossem as razões, e sim isso de mânte-los em aquário de 5 litros não serviu de argumento em nada...

Abraço

Green Island

10za4ae.jpg

Visite meu site

João Lopes

Gosto de ver o interesse dos users em condenar este tipo de praticas e o algum interesse em "agir"... è sinal de que as mentalidades se vão começando a abrir para este tipo de questões.

É sempre bom discutir estes assuntos com quem não concorda com o meu ponto de vista, agora o debate tem que ser real, tem que ser com argumentos e factos, não com demagogia. Mas infelizmente este tipo de respostas é natural na nossa sociedade e até entre os mais altos cargos; Faz me lembrar a resposta que um grande instituto publico do estado deu ao tribunal de contas quando confrontado com uma ordem de esclarecimento e fundamentação legal e material da situação de um departamento possuir 6 chefias com altos ordenados para apenas dirigir 2 funcionarios; a resposta foi: não vejo qualquer problema com a situação, o outro instituto publico X tem 9 chefias para 2 funcionários. Isto é real e passou-se em 2008!

A meu ver podemos ter connosco os animais, mas há limites bem delineados que têm que ser cumpridos. Há um minimo de dignidade que os animais merecem nem que seja pelo facto de sermos inteligentes.

Editado por Ruy M.

Vais me perdoar, e não tomes ofensa, sou também bastante pró natureza, e pró ecologia e ciencia Independente, mas da Greenpeace quero é distancia... Assim como da WWF!

Editado por gervas
Publicado:
Bem numa coisa está tudo de acordo, isto não devia ser praticado por quaisquer que fossem as razões, e sim isso de mânte-los em aquário de 5 litros não serviu de argumento em nada...

Abraço

Em n referi aquarios de 5 litros , referi globos de vidro.

Referi que os americanos andaram a por durante muito tempo os ocellaris em aquarios de agua doce fria.

( desculpem mas n sabia que ainda havia gente que n saiba que o peixe palhaço é um peixe de agua salgada )

Antes de manderam bocas lem e vejam o que é um peixe palhaço.

Carlos

Fiquem Bem

Publicado:

Bem eu penso que toda a gente conhece o peixe palhaço já sequer do filme do "Nemo" mas aqui a questão não é se o peixe é de agua salgada ou não, nunca nem qualquer espécie lá deve ser colocada independentemente das suas preferências a nível de habitat claro que no que referiste um peixe palhaço num globo sofre ainda mais que o simples peixe dourado mas ambas as espécies não devem ser colocadas neste tipo de aquário, e não leves isto como boca, só acho que neste caso não serviu de argumento estamos a falar de tatuar um animal que nem sequer pode escolher se quer ou não ser tatuado, estamos aqui neste fórum para proteger o bem estar nos nossos peixes e de todos os peixes, e claro que a questão do globo é uma delas que aliás essa questão até entra em leis do nosso país e só por dizer que neste caso não serve de argumento, na Suíça por exemplo se é atropelado um cão e se o individuo que o atropela foge nem sem assumir as suas responsabilidades pode ter sérios problemas, e neste caso acho que é um país que está muito bem organizado, quase que se defende um animal como um homem.... Devemos ser sensíveis neste tipo de situações....

Abraço e nada de zangas :)

Green Island

10za4ae.jpg

Visite meu site

João Lopes

Publicado:

Vou tirar um licenciatura para ver se sei o que é um peixe palhaço...

Agora a serio, eu até pensava que te tinhas enganado e te estavas a referir a um peixe dourado. É de lamentar a estupidez dessas pessoas...

Um globo de vidro não leva 5 litros? acho que leva. Independentemente disso, um aquario não é aquario se não tiver no minimo dos minimos 30 litros.

Publicado:
Vais me perdoar, e não tomes ofensa, sou também bastante pró natureza, e pró ecologia e ciencia Independente, mas da Greenpeace quero é distancia... Assim como da WWF!

Por mim é na boa! :thumbup3:

Respeito a posição das outras pessoas, eu sou membro da Green mas não sou dos quadros activos uma vez que só existe em Lisboa e é necessário dedicação.

Mas qual é o motivo?