Recommended Posts

Publicado (editado)

Olá Pessoal,

Em tempos realizei o projecto de um aquário com 160Lts mas que nunca avançou, falta de tempo e o mal de todos (€€€).

Já ando à algum tempo para realizar um pequeno sistema de salgados. Como vou reformular a pequena fishroom que tenho vou colocar lá o sistema.

Sei que é pequeno, mas para já é o que posso e com dedicação e manuntenção correcta tudo correrá bem.

Vamos ao que interessa então....

Aquário: 60x30x30, com uma pequena coluna seca para colocar o escoamento de águas para a sump.

Sump: 40x25x30, para colocar termóstato, escumador, bomba de retorno (acho que não me esqueci de nada).

Iluminação: 3x24w T5, 2 lâmpadas de 10000k e 1 lâmpada de 20000k.

Substracto: Tou indeciso em termos de cor, mas já sei que vai ser da Nature's Ocean... vou usar só 6 a 7lts.

Rochas: vou começar com um quilo de RV e dois de RM.. pretendo ter cerca de 10 quilos dependendo do meu layout.

Escumador: ab Aqua Medic Miniflotor **

Bomba de retorno: Eheim compact pump 1002 **

Wave makers: 2x Hydor Koralia Nano (1800lts/h no total).

Termóstato: 100w.

Reactor de Kalk: Vou fazer DIY.

Talvez uma ventoínha.

** - não devo comprar ai... foi só para dar link.

Onde tou mais indeciso é na Sump... será que serve a altura???

Corais e Peixes ainda não me interessa.

Que acham do projecto?

Editado por Rodrigo Guimarães

Cumprimentos,

Rodrigo Guimarães

Publicado:

Força nisso!

Parece estar um projecto bem estruturado.

Também ando a espreitar por estes lados e devo avançar com um projecto semelhante.

Acho que o escumador poderá não ser suficiente, para esse volume, um escumador que tem tido muito boas criticas é o V2 TMC que até nem é muito caro. Também têm dado boas indicações para nanoreefs os escumadores hang on, como este, mas são mais úteis no caso de não quereres usar sump.

O termo é forte demais, o que pode ser um problema se avariar, frita tudo o que tens no aquário... mas se for de uma marca consistente não deverás ter problemas. :character0050:

Mantém actualizado!

dmscaping_mini_forum.jpg

Publicado: (editado)

Olá Diogo,

Desde já obrigado pela força.

Quanto ao escumador... a escumação difere de sistema para sistema. Eu no meu sistema não vou ter uma garda orgânica grande, logo não acho que valha a pena um escumador XPTO... é claro se tiver problemas invisto... mas para já... ciclar aquário não vou comprar um já de hang on... e se sim avançar com força, avanço com um aquario maior.. que este será só para manter corais moles, um ou outro SPS e dois palhaços, um lysmata e uns hermitas. A carga orgânica penso que não valerá investir num grande escumador.

Em relação ao termo enganei-me.. eu tou a avançar com outro projecto e sem querer misturei as coisas. Quero usar um de 100w.

Editado por Rodrigo Guimarães

Cumprimentos,

Rodrigo Guimarães

Publicado:

Já sei que lâmpadas que vou comprar. Vou comprar lâmpadas da ATI e elas são: 2x ATI AquaBlue Special e 1x ATI Blue Plus.

A areia não vai ser da NAture's Ocean.. mas provavelmente da TMC... como só vou usar uns 6Kgs, vai sobrar para outros projectos (De água doce).

Cumprimentos,

Rodrigo Guimarães

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!