bruno_emr Publicado Agosto 12, 2009 Share Publicado Agosto 12, 2009 Boas, Tenho 3 discus, só que um deles é timido e tenhos á relativamente pouco tempo coisa de 1 mês e meio. Só que começei a perceber que o mais timido ontem estava muito parado e sem reacção, pelo que percebo não tem andado a comer. E hoje fui vê-lo e tá todo negro. Podem ajudar-me? o que pode ser o que devo fazer? eu sou novato com discus. Já agora onde posso comprar o flagyl para os desparazitar? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Habanero04 Publicado: Agosto 12, 2009 Share Publicado: Agosto 12, 2009 Isso compra-se na farmácia. Qual o setup do teu aquário? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
bruno_emr Publicado: Agosto 12, 2009 Autor Share Publicado: Agosto 12, 2009 (editado) Isso compra-se na farmácia. Qual o setup do teu aquário? O PH = 6,8 NH3 /NH4 = 0 GH = 100mg/l NO2 = 0 KH = 60mg/l Temp. 28º Aqua de 1,20m É um comunitário por isso não tenho a temperatura mais alta. Devo metê-lo noutro aqua sozinho e aplicar-lhe algum medicamento? Editado Agosto 12, 2009 por bruno_emr Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
pec04004 Publicado: Agosto 12, 2009 Share Publicado: Agosto 12, 2009 O PH = 6,8NH3 /NH4 = 0 GH = 100mg/l NO2 = 0 KH = 60mg/l Temp. 28º Aqua de 1,20m É um comunitário por isso não tenho a temperatura mais alta. Devo metê-lo noutro aqua sozinho e aplicar-lhe algum medicamento? Fotografias podem ajudar. Para além de estar negro que mais notas no discu? Se ele estiver a respirar bem por ambas as guelras, sobe a temperatura para 30ºC. O passo seguinte será descobrir se será parasitas internos ou externos. Mas volto a dizer, com fotos de certeza que te vão puder ajudar melhor. Boa sorte. Jorge O meu aqua aqui!!! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
bruno_emr Publicado: Agosto 12, 2009 Autor Share Publicado: Agosto 12, 2009 Fotografias podem ajudar.Para além de estar negro que mais notas no discu? Se ele estiver a respirar bem por ambas as guelras, sobe a temperatura para 30ºC. O passo seguinte será descobrir se será parasitas internos ou externos. Mas volto a dizer, com fotos de certeza que te vão puder ajudar melhor. Boa sorte. Eu logo coloco aqui as fotos. Eu ontem apanhei-o e pus-o sozinho na maternidade e dei comida mas em vão ele não comeu! acabei por o libertar. A nivel de respiração aparenta estar normal, e mexe bem as barbatanas, não sai é do fundo do aquário e parece ter poucas forças. A nível das mucosas não reparei em nenhuma deformidade. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Habanero04 Publicado: Agosto 12, 2009 Share Publicado: Agosto 12, 2009 Eu logo coloco aqui as fotos. Eu ontem apanhei-o e pus-o sozinho na maternidade e dei comida mas em vão ele não comeu! acabei por o libertar.A nivel de respiração aparenta estar normal, e mexe bem as barbatanas, não sai é do fundo do aquário e parece ter poucas forças. A nível das mucosas não reparei em nenhuma deformidade. Metê-lo na maternidade não é boa ideia, se o disco já não come na maternidade muito menos porque é um ambiente novo e espaço muito reduzido. O que eu te estava a perguntar é as dimensões do aquário, fauna, flora, filtragem, e já agora a alimentação e que mudanças de água costumas fazer (% e frequência). Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Rujorome Publicado: Agosto 12, 2009 Share Publicado: Agosto 12, 2009 Boas, Dentro da maternidade não o podes fazer... O melhor a fazer seria mesmo subir a temperatura para 32º e começar medicação.... E como já disseram aqui, mete fotos, que é mais facil para percebermos. Abraço, Ruben Mendonça Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
bruno_emr Publicado: Agosto 14, 2009 Autor Share Publicado: Agosto 14, 2009 Faço mudanças de 20% de água por semana. Como filtro utilizo o rena xp3. Quanto à comida tenho dado flocos e comida congelada. Já aumentei a temperatura para os 30º, mas mesmo assim não vejo melhorias, uma vez que é um comunitário não posso aumentar muito mais. Quanto à fauna tenho: -Neons; -Cardinais; -SAE's; -lda pitbull; -peixe Pinguim; -Harlequin Rasboras; -corridoras; Quanto á flora: -musgo de java; -riccia; -feto de java; -Hygrophila Polysperma; Segue a foto do Discu, ele tem estado a perder a cor, anda sempre junto ao areão e além de não conseguir subir, bate em tudo o que é sitio e não consegue virar-se como deve ser. Comprei flagyl ontem mas não sei como aplicar, podem ajudar-me? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Habanero04 Publicado: Agosto 14, 2009 Share Publicado: Agosto 14, 2009 (editado) Nunca usei esse medicamento por isso tem que ser outra pessoa a dizer-te alguma coisa sobre isso. O que eu acho é que devias aumentar o volume de água em cada mudança, experimenta mudar 50%. Faz também uma limpeza ao filtro mas utiliza água do aquário para lavar os materiais filtrantes de modo a não perderes a colónia de bactérias. Esse filtro debita quantos litros/hora? Os outros discus estão bons? Editado Agosto 14, 2009 por Habanero04 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
bruno_emr Publicado: Agosto 14, 2009 Autor Share Publicado: Agosto 14, 2009 Nunca usei esse medicamento por isso tem que ser outra pessoa a dizer-te alguma coisa sobre isso. O que eu acho é que devias aumentar o volume de água em cada mudança, experimenta mudar 50%. Faz também uma limpeza ao filtro mas utiliza água do aquário para lavar os materiais filtrantes de modo a não perderes a colónia de bactérias. Esse filtro debita quantos litros/hora? Os outros discus estão bons? As medidas do aqua são 120Cx60Lx50A cm. O filtro debita cerca de 1300 litros/hora. Os outros dois discos, um deles ainda é pequenino, mas comem bem e andam bem pelo aquário todo. Em cima esqueci-me de dizer que também dou granulado da JBL. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Habanero04 Publicado: Agosto 14, 2009 Share Publicado: Agosto 14, 2009 Não te dou a certeza mas é bem capaz de ter a ver com algum tipo de parasitas. O disco antes comia bem? Para já melhora as condições do aquário com mudanças maiores de água e limpeza do filtro como te disse atrás. Quanto a usares o Flagyl, o que já por aqui li é que há quem o misture na comida, mas se o disco não come... acho que também há quem dissolva um comprimido no aquário, mas é melhor alguém que o costume fazer dar-te uma dica com mais certeza de como fazer e que quantidade de medicamento. Também há quem dê um banho de água com sal mas acho que isto é mais arriscado e se for sal a mais pode não correr bem. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
bruno_emr Publicado: Agosto 14, 2009 Autor Share Publicado: Agosto 14, 2009 Não te dou a certeza mas é bem capaz de ter a ver com algum tipo de parasitas. O disco antes comia bem? Para já melhora as condições do aquário com mudanças maiores de água e limpeza do filtro como te disse atrás. Quanto a usares o Flagyl, o que já por aqui li é que há quem o misture na comida, mas se o disco não come... acho que também há quem dissolva um comprimido no aquário, mas é melhor alguém que o costume fazer dar-te uma dica com mais certeza de como fazer e que quantidade de medicamento. Também há quem dê um banho de água com sal mas acho que isto é mais arriscado e se for sal a mais pode não correr bem. Eu tenho os discus à cerca de um mês, este sempre foi mais complicado de comer, mas ainda o via a comer de vez em quando. Mas agora mesmo deixou de comer. Neste caso vou ter de aplicar o flagyl directamente no aquário, só não sei como. Pois quanto ao sal não me parece uma tarefa fácil! Há alguma forma de o "obrigar" a comer, como dar comida á boca ou algo do género? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
alfapa Publicado: Agosto 14, 2009 Share Publicado: Agosto 14, 2009 Eu apostava em mudanças de água menores (15a 20%) e com mais frequência (tipo dia sim/dia não). Os 50% é capaz de ser um bocado à bruta. Por outro lado mudanças de água para q? Os parametros não me parecem muito fora do que devem ser. Parasitas tbm parece não ser, pois a barriga não está dilatada (e o cocó? tem pedaços transperente?). O problema pode mesmo ser habituação ao meio. Há algum peixe que implique com esse disco? PauloA Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Habanero04 Publicado: Agosto 14, 2009 Share Publicado: Agosto 14, 2009 Vê lá se este link te ajuda: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=33199 Não me parece que dar de comer à boca resolva, isso só vai stressar mais o peixe. Já utilizei o sal há uns anos e na altura consegui recuperar alguns discus. O método é tirar água do aquário para um reservatório à parte, por exemplo 10 litros para um balde. Depois adicionas uma colher de sopa de sal ou uma colher e meia por cada 5 litros e, muito importante, colocar uma bomba de ar a movimentar a água através de uma pedra difusora. Depois metes o disco lá dentro e deixas ficar durante 15/20 minutos, mas convém estares atento para ver se ele está a aguentar o banho. No final do tempo voltas a metê-lo no aquário e deitas a água fora. Depois é esperar uma semana a ver se ele começa a comer. Comigo funcionou, mas é preciso ter algum cuidado porque o peixe pode não aguentar o choque se for sal a mais ou se já estiver muito fraco. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Habanero04 Publicado: Agosto 14, 2009 Share Publicado: Agosto 14, 2009 Eu apostava em mudanças de água menores (15a 20%) e com mais frequência (tipo dia sim/dia não). Os 50% é capaz de ser um bocado à bruta. Por outro lado mudanças de água para q? Os parametros não me parecem muito fora do que devem ser. Parasitas tbm parece não ser, pois a barriga não está dilatada (e o cocó? tem pedaços transperente?). O problema pode mesmo ser habituação ao meio. Há algum peixe que implique com esse disco? PauloA Isso também é uma possibilidade, fazer mudanças de água mais frequentes. Falei em 50% porque dá menos trabalho fazer uma mudança por semana do que 3 ou 4. Eu faço uma mudança semanal de 50% no meu aquário e os peixes estão todos impecs... As mudanças de água são sempre benéficas para renovar o ambiente. Pode estar a escapar-lhe ali qualquer coisa e uma boa renovação de água e limpeza por vezes fazem "milagres" não sendo necessário sequer utilizar medicamentos. Pode ser, mas já tem os discos há 1 mês e os outros estão bem. É bem possível que os outros discus impliquem com ele, pois são apenas 3 e são poucos para distribuir a agressão. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
bruno_emr Publicado: Agosto 14, 2009 Autor Share Publicado: Agosto 14, 2009 Vê lá se este link te ajuda: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=33199 Não me parece que dar de comer à boca resolva, isso só vai stressar mais o peixe. Já utilizei o sal há uns anos e na altura consegui recuperar alguns discus. O método é tirar água do aquário para um reservatório à parte, por exemplo 10 litros para um balde. Depois adicionas uma colher de sopa de sal ou uma colher e meia por cada 5 litros e, muito importante, colocar uma bomba de ar a movimentar a água através de uma pedra difusora. Depois metes o disco lá dentro e deixas ficar durante 15/20 minutos, mas convém estares atento para ver se ele está a aguentar o banho. No final do tempo voltas a metê-lo no aquário e deitas a água fora. Depois é esperar uma semana a ver se ele começa a comer. Comigo funcionou, mas é preciso ter algum cuidado porque o peixe pode não aguentar o choque se for sal a mais ou se já estiver muito fraco. Eu estava já a ler o tópico que indicas-te e de facto ajuda e muito. Para já vou tentar fazer o tratamento com flagyl, como indicado no tópico. Após isso vou ver como reagem. Só tenho algumas dúvidas para desparasitar mensalmente os peixes é preciso fazer o tratemento de 4 a ou 8 dias com flagyl? ou há outro produto? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Habanero04 Publicado: Agosto 14, 2009 Share Publicado: Agosto 14, 2009 Só tenho algumas dúvidas para desparasitar mensalmente os peixes é preciso fazer o tratemento de 4 a ou 8 dias com flagyl? ou há outro produto? Epá! não te metas a fazer tratamentos desnecessários. Eu nunca desparasitei os meus peixes nem lhe administrei nenhum medicamento. O truque está na boa qualidade da água e na alimentação. Não vale a pena fazeres desparasitações ou tratamentos se não houver sintomas. Fica aqui o link do meu aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=131283 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
bruno_emr Publicado: Agosto 14, 2009 Autor Share Publicado: Agosto 14, 2009 Epá! não te metas a fazer tratamentos desnecessários. Eu nunca desparasitei os meus peixes nem lhe administrei nenhum medicamento. O truque está na boa qualidade da água e na alimentação. Não vale a pena fazeres desparasitações ou tratamentos se não houver sintomas. Fica aqui o link do meu aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=131283 Ok, sempre pensei que era necessário por uma questão de prevenção era a ideia que tinha após ler algumas coisas e ouvir opiniões. Por acaso também tenho um escalar laranja como o teu, esse sim come tudo e mais alguma coisa. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Habanero04 Publicado: Agosto 14, 2009 Share Publicado: Agosto 14, 2009 Ok, sempre pensei que era necessário por uma questão de prevenção era a ideia que tinha após ler algumas coisas e ouvir opiniões.Por acaso também tenho um escalar laranja como o teu, esse sim come tudo e mais alguma coisa. Os escalares é sempre a abrir ... Na minha opinião, que vale o que vale, quanto menos quimícos se adicionar à àgua do aquário pior. Acho que não há necessidade disso. Mas também sei que há pessoal que faz as coisas de outra maneira e usa todos os produtos e mais algum, e tem bons resultados na mesma. Há mil e uma maneiras de manter os peixes em boas condições, cada um deve fazer como achar melhor, mas na minha opinião o mais simples é o que resulta. O que costumo fazer é mudar 50% de água todas as semanas, vazo metade do aquário, meto 1 tampa e meia de Seachem Prime (é o único produto que uso, mas conheço quem não use nada), e depois é água directamente da torneira lá para dentro até encher. De resto, os únicos cuidados que tenho são a limpeza de folhas das plantas que os peixes arrancam, poda das plantas que cresceram mais com intervalos +/- a cada 3/4 semanas (quando já começam a tapar a superfície) e limpeza dos filtros de tempos a tempos. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
bruno_emr Publicado: Agosto 23, 2009 Autor Share Publicado: Agosto 23, 2009 Já efectuei o tratamento com Flagyl durante 6 dias dois dos quais já num áquario hospital de 50 litros. Mas sem resultado. O discu continua a andar só no fundo do aquário e não se alimenta, continua magro. Neste momento está sozinho no aqua. Nada quase sempre de lado e tenta estar sempre no mesmo canto. A nível de respiração não aparenta ter dificuldades, lesões também não tem nenhuma visível. Por vezes fica escuro mas depois volta novamente a cor dele. Podem-me ajudar? que outro tipo de tratamento posso efectuar? Deixo de lhe dar comida? aumento-lhe mais a temperatura? Ele já anda assim há muito tempo. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts